ÁGUAS DE LINDÓIA 2015

ÁGUAS DE LINDÓIA DE 04 À 07 DE JUNHO DE 2015

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GRANDES CLUBES, SUCESSO GARANTIDO, PARTICIPEM!!!

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05 2015

4100 AUDIOVISUAL

Encontro Nacional De Opalas – Edição 2015

Nesse mês escolhemos um evento muito bacana que tivemos a oportunidade de cobrir… O Encontro Nacional de Opalas na cidade de Jundiai – SP.

Muito família esses opaleiros… Só nos resta esperar pela edição 2015!

Abraços a todos!

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05 2015

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN PASSAT POINTER

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Parabéns ao proprietário pelo belo Passat.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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05 2015

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

Nome: Erivelto Perin Salles

Idade: 40 anos

Naturalidade: Passo Fundo – RS

Onde Reside: Passo Fundo – RS

Profissão: Instrutor de Trânsito

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1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Ferrari 208 / 308 – GTS / GTB

2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Ford Maverick / Corcel I / Escort e Dodges

3- BGM – Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

Ford Maverick GT / Dodge Charger / Ford Escort XR3 (infância)VW Gol GT/GTS/GTI / Passat Pointer / Voyage GLS e Fiat Uno Turbo (adolescência)

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

12 anos, Corcel I Super Luxo, branco, do meu pai, mais tarde, VW Voyage LS 4 portas

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

VW Fusca 1300 L, 1976, Branco, instalei catraca Puma, vidros inteiriços (sem ventarola), sem frisos, pisca no pára-choque e rodas BBS aro 14, fiz muitas viagens com ele . . . era péssimo de freio !!!! ou será que era eu que corria demais ??? KKKKKKK, acho que um pouco de cada . . .

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Durante um veraneio em Balneário Camboriú – SC, início dos ano de 2002, fiz um grande amigo chamado Joedner, tomamos umas canhas, muito papo sobre automóveis e de madrugada, ainda no primeiro dia que lhe conheci, me disse, vai andar no meu SM 4.1, e eu disse, não, não posso, um carro destes não se empresta !!! Olhou pra mim com uma cara mais fechada e disse, pega a nave e só volta depois de umas fritadas nesses pneus  !!!! Lá fui eu, já que não precisava ouvir mais nada naquele instante, tinha um motor afinado e o câmbio era perfeito, com engates rápidos e precisos !!!!! Das 10 SM’s que já dirigi, talvez a mais emocionante, difícil foi andar em linha reta e também devolvê-la ao proprietário. Grandes estórias, grandes amigos, coisas que somente os carros antigos podem nos proporcionar . . .

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

Estou usando diariamente um VW Brasília LS 1982, acho um carro maravilhoso, de baixo consumo, fácil e barata manutenção e me sinto muito seguro, pois carrego junto carburador, bobina, correia, velas, fusíveis e cabos, ainda não preciso que preocupar com seguro. Tudo que precisamos nesses tempos é economizar . . . Uso também meu Puma GTE e quando em vez, Ford Escort XR3e SM 4.1, dentre outros semi-novos . . .

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

Já foi mais forte e mais organizado. Hoje existem tantos eventos que não conseguimos nem sequer saber quais e aonde acontecem. Muitos problemas decorrem das panelas e concorrência de egos exaltados, já vi muitas pessoas magoadas em todas as esferas nos eventos pelo Brasil afora, vejo os Estados de SC, MG e SP entre os mais organizados, mas temos belos eventos em todos os lugares. Já tive participação intensa em Clubes e Eventos, mas hoje prefiro ficar de fora, pois já coloquei muita saúde e dinheiro fora, apenas participo, vezes levo os meus veículos, vezes não, mas vou prestigiar esses eventos sempre que possível . . .

9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Só do meu, Clube Santa Matilde SM 4.1 – Passo Fundo – RS, desativado em meados dos anos 2000 . . . infelizmente
www.geocities.ws/sm41br/

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Faça o que você gosta, seja feliz, não se preocupe se o seu carro é o melhor ou o pior, apenas sinta-se realizado. Caso contrário, se veículo antigo for pra te dar dor de cabeça, então arruma uma enxada e vá carpi um lote . . .

Importante, muito importante é deixarmos nossas sementinhas . . .

Pratiquem a Direção Defensiva, Preservem a Vida !!!!! Abraços . . .

ABAIXO FOTOS DOS CARROS DO ERIVELTO

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05 2015

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

ATRAVESSANDO A CRISE COM CARRO ANTIGO E ESTRATÉGIA

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Este ano, especificamente, temos promessas definitivas de sérios apertos econômicos, onde as famílias e empresas necessitam abrir os olhos. Sabemos que o País atravessa uma crise financeira e política, onde o cidadão começa a acordar e pior, começa a se debater, numa demonstração de inquietação e não aceitação da corrupção, dos desmandos, enfim, das faltas graves cometidas por uma minoria, porém uma minoria avassaladora e influente.

Neste momento, peço permissão aos leitores e amigos para transbordar um pouco do que considero um pequeno conselho, mas importante de ser dito, sendo: pensem muito bem antes de deixarem que nossas crianças, ou melhor, nossas mentes, nossas vontades, ultrapassem a realidade em que vivemos. Conheço muitas pessoas que continuam dando vazão às suas vontades, vaidades para alguns, em detrimento aos fatos reais.  Muitos necessitam apresentar ilusões na expectativa de colherem abraços e apertos de mãos. Precisamos refletir sobre o momento do País, mas principalmente, sobre nossos momentos, profissionais e familiares. Lógico que cada momento é pessoal, pois existem os abonados, onde nada que aconteça ameaçará sua realidade. Mas não é para estes que escrevo, embora acredite que muitos estão inseridos neste contexto de pensamento e atitude.

Comecei falando sobre a atual situação do País com a intenção de alertar os expositores e organizadores. A maioria dos eventos tem a participação e colaboração da política local, geralmente o poder executivo ajuda e acaba por fazer política com o fato. Este ano, muitas prefeituras estão com suas “torneiras” fechadas, pois além da crise, há o medo de denúncias de passos errados, bloqueando, desta forma, o auxílio do setor público. Então, é extremamente necessário que os organizadores pensem bastante antes de elaborarem seus projetos de eventos. Aos expositores, recomendo cautela na hora de escolherem seus eventos, pois muitos não abriram os olhos para o custo altíssimo de participar de alguns. Devemos levar em consideração não somente os custos, mas sim o custo/benefício. Programação orçamentária é fundamental. Os organizadores precisam elencar no estudo da sua programação todos os custos pertinentes a cada etapa e item, pois correm o grande risco de erros e prejuízos. Alertados sobre a situação, devem procurar o equilíbrio e, desta forma, o acontecimento do evento, dentro dos parâmetros viáveis para as partes.

Conheço alguns eventos que não estão dentro destas perspectivas e que, fatalmente, tenderam ao erro, consequentemente, ao fracasso. Fracassar significa abrir espaço para outros eventos e naturalmente para o esquecimento e desprestígio.

Falamos, desde sempre, que o antigomobilismo não deve estar a serviço apenas das pessoas abonadas financeiramente, mas que deve premiar as pessoas com boa conduta, com bons carros, pessoas que prezam pela qualidade, enfim. Devemos entender que neste momento a realidade do País é outra. Conheço organizadores de eventos maravilhosos, reconhecidos na região Sudeste, que neste ano, não farão seus eventos da mesma maneira que fizeram os anteriores, justamente pensando no momento atual. Para que colocar o nobre colaborador, parceiro, neste caso o expositor, em situação difícil? Vamos pensar gente!

Estamos na hora de pensamento administrativo e estratégico. Melhor um almoço bem feito do que um evento “micado” e esquecido. Evento de carro antigo não deve concorrer com pagamento, justo ou não, da conta de luz, do aluguel, do aumento tributário na empresa, dos salários, da educação dos filhos, enfim, primeiro o que alimenta depois o que enfeita. Carro antigo é hobby, prazer hoje e sempre, não somente hoje. Pensar em sustentabilidade do antigomobilismo é acima de tudo perpetuar o homem e sua família, através da saúde física e financeira.

Tenho pensado muito sobre este assunto, pois vejo algumas disparidades embutidas no antigomobilismo. Vejo preços exorbitantes sendo oferecidos em carros antigos, sem entrar no mérito da justiça, mas entrando sim, na atual realidade financeira e econômica que passamos e enfrentaremos, segundo opinião de estudiosos e especialistas. Para que deixar de lado alguns conselhos se não somos tão autossuficientes, nem mesmo como País?

Digo sempre aos meus amigos, principalmente os mais novos: vamos juntos colocar os carros antigos e nossas paixões nas estradas, mas nunca podemos nos esquecer dos nossos compromissos, das nossas famílias, das nossas responsabilidades. A maioria dos políticos nos abandona, mas não somos iguais. Se fôssemos, não estaríamos aqui.

Desculpem as palavras, mas para isto estamos escrevendo neste espaço. Sempre disse que escrevo com o que o coração pede. Acho que qualquer espaço íntegro da mídia deve ter o compromisso com a verdade, com a realidade, mas principalmente deve ajudar no conhecimento e esclarecimento, assim, através da troca de pensamentos, possamos aprender e melhorar nossas condições atuais e, talvez, mudar um pouco o nosso País.

Estamos no momento da insatisfação, do protesto consciente, da demonstração de sabedoria, de controle, pois mais uma vez pagaremos a conta. Vamos pensar e agir. Pensar no que fazer e agir de forma consciente.

Se estiver errado, vejam quantos eventos fracassaram e quantos acontecerão neste ano. Veremos então no próximo ano. Hoje estou falando sobre aspectos políticos e econômicos, mas ao longo do tempo tenho alertado sobre outros importantes temas.

O ano de 2015 será de feijão com arroz. Hora de colocarmos nossa criatividade no jogo. Ano de plantarmos e buscarmos nossos alimentos mais essenciais. Que Deus continue nos abençoando, para continuarmos pensando e agindo.

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Não podemos ficar com cara de perdidos. Não podemos deixar apodrecer, acabar. Não podemos chorar. Devemos nos reunir, pensarmos juntos. Precisamos da vitória, pois o antigomobilista é um vencedor. O carro antigo é a nossa festa! As imagens dizem tudo.

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SAUDAÇÕES A TODOS! PARABÉNS MAMÃES!

HENRIQUE MORAES

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05 2015

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA

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FOTO DA SEMANA

GURGEL X 12 L

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Parabéns ao proprietário pelo belo Gurgel.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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PERDIDOS NO TEMPO

MONZA HATCH

Monza Hatch

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EQUIPAMENTOS DE ÉPOCA

TOCA FITAS TKR, AMPLIFICADOR TOJO E TWEETER SELENIUM, QUEM NÃO TEVE!

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PLACA AMARELA

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MEMORIAL AYRTON SENNA

SENNA SEMPRE SENNA

Notável história de Senna, mapeando suas realizações físicas e espirituais nas pistas e fora, sua busca por perfeição e o status de mito que ele, desde então, alcançado, é o tema de SENNA, um documentário que abrange anos da lenda do automobilismo como piloto de F1, a partir de sua temporada de abertura em 1984 até sua morte prematura de uma década mais tarde. Muito mais do que um filme para fãs da F1, SENNA se desenrola uma história notável de uma forma notável, evitando muitas técnicas documentais padrão em favor de uma abordagem mais cinematográfica, que faz uso total de filmagens surpreendente, muito do que é elaborado a partir dos arquivos da F1 e inédita .

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05 2015

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN FUSCA

Parabéns ao proprietário pelo belo Fusca.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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PT CRUISER MANIA

PT CRUISER

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ENCONTROS DE VEICULOS ANTIGOS

ENCONTRO MINAS SHOPPING MÊS DE MARÇO DE 2015

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04 2015

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

Nome: André  M. Takeda

Idade: 40 Anos

Naturalidade: Mogi Das Cruzes – SP

Onde Reside: Mogi Das Cruzes – SP

Profissão: Comerciante

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1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Sempre gostei dos VWs Clássicos (Fusca, Karmann Ghia e Kombi) e de todos os modelos da Porsche.

2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Meu avô e meu pai sempre tiveram carros antigos e sempre os acompanhei nas exposições e nos encontros, isso desde meus 08 anos de idade, onde aprendi a gostar.

3- BGM – Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

Um Karmann Ghia 1970 que temos até hoje, esse carro meu pai (Sérgio Takeda) o ganhou do meu avô (Kiichi Takeda) quando tinha 15 anos de idade e quando completei a mesma idade meu pai me presenteou com o memso carro, e pediu para que eu mantivesse a tradição e repassasse ao meu filho quando este completasse a mesma idade, mas acabei quebrando esse tradição, esse Karmann Ghia eu não dou, não empresto e não vendo !!! rsrsrsrs….

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Eu aprendi a dirigir aos 13 anos de idade e foi num Brasília 1980 e era de um tio e depois de uns 10 anos eu consegui comprar esse carro, que continua na família até hoje, porém com um outro tio.

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha?

Fale um pouco dele. Meu primeiro carro foi um Kamann Ghia 1970 vermelho, o ganhei do meu pai com 15 anos de idade. Foi um carro que fez muito sucesso na minha cidade, pois era bem inteiro e eu vivia equipando ele com acessórios bem exclusivos, tinha suspensão catraca, rodas esportivas de alumínio aro 15”, volante esportivo, retrovisor BMW, som bem legal e motor 1.600 cc. preparado, que mais tarde resolvi turbina lo, o que era novidade pois em 1992 praticamente não se via motores a ar com turbo.

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Eu tenho desde 1992 um Fusca 1954 e posso dizer que foi com esse carro que iniciei minha paixão pelos VWs clássicos e minhas centenas de participações em encontros de antigos pelo Brasil e foi numa viagem a um encontro em Nova Odessa/S.P., juntamente com um grupo de amigos, que fundiu o motor de um Fusca de um integrante do grupo, como nosso saudoso amigo Ronaldo Magrão, tinha uma carretinha com traseira de Fusca e carregava um motor de reserva, não pensamos duas vezes, resolvemos trocar os motores ali mesmo, na beira da estrada. Essa história ficou marcada, pela união do grupo e espirito de amizade, que mantenho até hoje.

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

Atualmente tenho um VW Polo, acho um carro muito bom, que me facilita demais na correria do dia a dia, ele é bem prático, anda bem, é econômico e tem manutenção barata. Minha preferencia sempre foi pelo carros VWs para uso normal, tive uma Saveiro e um New Beetle que vendi recentemente.

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

O antigomolismo no Brasil vem sempre numa crescente, favorecido com as informações da internet, muitas pessoas passaram a se interessar mais e conhecer mais sobre o automóveis antigos, claro que isso tem o lado negativo, onde apareceram muitos aventureiros e oportunistas se passando por colecionadores, mas é a minoria. Tenho visto sempre veículos de qualidade recém restaurados, assim como novas oficinas especializadas, veículos antigos recém importados prontos e para serem restaurados, veículos nacionais que se tornaram colecionáveis e se super valorizaram, revistas impressas e digitais se fortalecendo no mercado, assim como lojas e mais lojas especializadas se abrindo e as tradicionais se mantendo nesse já concorrido mercado, isso sem se falar nos eventos que crescem a cada ano, com qualidade e organização, claro que temos muito a aprender com os europeus e norte americanos, mas na minha humilde opinião, por aqui o antigomolismo se fortaleceu muito nos últimos 10 anos.
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9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Sim, sou diretor presidente do Fusca Clube de Mogi das Cruzes,  fundei junto com amigos em novembro de 1994, portanto, completamos neste mês 20 anos de fundação. Temos no currículo, centenas de eventos, como passeios, exposições, participações em eventos beneficentes e no próximo dia 14 de dezembro, realizaremos nosso 21º Encontro Anual, que é considerado por muitos especialistas em veículos da marca VW, como um dos melhores que temos no país, e isso é motivo de muito orgulho, pois nosso trabalho sempre foi promover eventos, levando informações e um pouco da cultura em preservar um veículo antigo, muito embora por muitos anos tivemos várias dificuldades em ter um veículo VW clássico ser reconhecido como item de coleção. Sofremos muitas discriminações com relação aos Fuscas da década de 70, 80 e 90, o Brasília, o Puma e a Variant, ninguém se interessava, diziam que não tinham valor algum, que se achava “jogado” nas ruas, quantas e quantas vezes eu ouvi isso, e na maioria das vezes por especialistas em automóveis antigos. E o que diziam das Kombis ? Que era carro de feirante e de carga, nada mais! Quem apostaria que a Kombi iria ter a procura que tem hoje e se valorizaria tanto no mundo todo? Assim como o Fusca, Brasília, Variant,TL e as Pumas e Karmann Ghias que também inflacionaram e sumiram das ruas! Mas fico muito feliz com tudo isso, pois é uma prova que não estávamos errados, num sonho que se iniciou em 1994, e que ainda hoje fazemos com gosto, sem interesse financeiro, pelo simples gosto pelo veículo antigo de coleção !

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Quero agradecer o amigo Nárdel pela oportunidade e parabeniza-lo por este projeto que faz tanto sucesso e dizer aos leitores que continuem amando o automóvel antigo, pois isso é o que faz esse nosso hobby se fortalecer cada vez mais, independente do estilo e marca do veículo antigo que você goste, seje nacional ou importado, original ou modificado, om importante é pesquisar antes, tomar referências e fazer a coisa certa! Um forte abraço a todos e sucesso !!!

ABAIXO FOTOS DOS CARROS DO ANDRÉ

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FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN SANTANA GLS

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Parabéns ao proprietário pelo belo Santana.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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FOTO DA SEMANA

FIAT 147 L

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Parabéns ao proprietário pelo belo Fiat 147.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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04 2015

ESPAÇO 4100 AUDIOVISUAL

Laços de Família – Ford F-100 V8 1964 (Rat Hod)

Hoje estamos inaugurando um novo espaço aqui no Blog Garagem do Mardel!

Sabemos que a grande maioria dos que curtem os antigos possuem uma ligação familiar, lembranças, pensamentos que nos remetem a um tempo que não volta mais! É exatamente aí a explicação para tanto saudosismo!

Produzimos um vídeo documental com o amigo Claudemiro Elzébio Dourado e sua Ford F-100 V8 1964 Rat Hod!

Tanto a pickp quanto Claudemiro (o Mirim) são muito conhecidos no meio antigomobilista! Atencioso e muito saudosista Mirim tenta explicar qual a sensação de estar atrás do volante de sua Rat! Confiram!

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04 2015

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

DESCARBONIZAR”, FUNCIONAR O ESTILETE, ABRIR O SEGUNDO ESTÁGIO, PASSAR A 5ª MARCHA, ENFIM AQUECER OS MOTORES.

Tivemos um Domingo muito especial, principalmente por estarmos nos assentos, sempre aconchegantes, dos nossos carros antigos. Resolvemos prestigiar um pequeno encontro na cidade de Petrópolis.  Ás 7h00min. estávamos no local determinado para encontro e partida, o posto do também antigomobilista, Renildo.

Colocamos em fila oito carros antigos, sendo que alguns levavam amigos como carona. Partimos com os devidos carros abastecidos e certos de um grande passeio. Posso afirmar que nossa cidade é privilegiada pela natureza exuberante e, neste dia, especificamente, tínhamos uma manhã maravilhosa. A estrada que liga Teresópolis a Petrópolis é uma serra linda, passando por Itaipava, outro local paradisíaco. As fotos revelam o que afirmo.

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O que acho muito interessante nestes passeios é a diversidade de personalidades envolvidas. Contamos com o Toninho, mestre das restaurações, Vinicius e Rafael, doutores dos nossos melhores amigos (os cães), Leonardo Albuquerque, homem das agulhas anestésicas, Thiago, contador de história e empresário, Sérgio, administrador, Sidnei, cirurgião Buco-Maxilo-Facial (acho que é isso), Magrinho, mecânico, Léo, não sei ao certo seu trabalho, Mineiro, tio do Thiago, Renato, estudante de engenharia, senhor Waldir, dispensa apresentação e eu.

O passeio começa com uma carreata pela cidade, depois começamos a subir a serra, uma paisagem de cinema. Neste momento, a Brasília do Rafael começa a empurrar todos os demais carros, pois além da força do carro, o camarada tem o “pé pesado”. Fizemos uma parada para as fotos e brincadeiras,seguindo viagem. Chegamos a Itaipava com fome, ou seja, pausa para o café. Saímos e entramos na BR-040, rodovia sensacional. Acredito que andamos cerca de 15km nesta pista. Aí sim, “abrimos o segundo estágio e descarbonizamos”. O Thiago estava com o Opala 6cc e o ronco estava bonito! Eis que o Rafael por diversas vezes nos esperou, parado na pista. Ficou aproximadamente meia hora nos esperando. Depois resolveu nos telefonar, pois estava muito à frente e gostaria de saber o que havia acontecido. Neste momento, o Rafael descobriu que estava atrás de nós e nos aguardando. Brincadeira, andamos em grupo e sempre juntos. Às vezes alguém se desgarra um pouquinho, mas logo o comboio é refeito. Antigomobilismo é sinônimo de respeito, companheirismo e amizade, sempre.

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Chegamos ao evento, extremamente simpático, embora simples.  Carros, amigos e conversa fiada. Uma reunião, pretexto para sairmos com os carros e brincarmos um pouco.

Os leitores certamente estão sentido falta das esposas e namoradas, mas este passeio é muito rápido e resolvemos que voltaríamos para o almoço em família. Alguns, solteiros e descompromissados com a hora, resolveram ficar em Petrópolis, visitando uma velha e conhecida churrascaria.

Resolvemos voltar, desta vez, deixando quatro carros para traz. Uma volta tranquila, porém, mais sisuda, pois as esposas estavam no nosso encalce. Parei no mirante, bem no meio da serra, pois estava verdadeiramente à frente dos demais, ou seja, o “passatinho” estava aquecido e com o segundo estágio aberto, redondinho, “na ponta dos cascos”. Quando chegaram estava saboreando um chá gelado, ou melhor, terminando. Para fazer uma brincadeira derradeira, quase me afogo como o tal chá.

Esta história é uma simples forma de mostrar aos nobres colecionadores e amantes dos carros antigos qual a maneira de manter as relíquias em bom funcionamento. Carro é igual a mente: parado estraga. Se não fossem feitos para andar, seriam “autoimóveis”, conforme alguém já disse.

Obrigado meu Deus pelo Domingo, pelos meus amigos antigomobilistas e pai companheiro. O mundo é da cor que queremos e, muitas das vezes, da maneira como fazemos as coisas acontecerem. As coisas ficam cinzentas, o fim do túnel escurece e some, mas muitas cavernas nos surpreendem no seu ponto final. Os lagos mais lindos do mundo estão nas entranhas das cavernas.

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Valeu turma! Muito obrigado.

SAUDAÇÕES A TODOS

HENRIQUE MORAES

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FOTO DA SEMANA

CHEVROLET CARAVAN SS

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Parabéns ao proprietário pela bela Caravan.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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04 2015

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA

1967 WINDOW MICROBUS

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VÍDEOS DE COMERCIAIS ANTIGOS

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COLUNA DO CHRISTIAN MONTEIRO

Olá, amigos antigomobilistas!

O momento do nosso retorno ao mundo conceitual Motorsport & Classics Collection chegou!

A diversão desse mês é um Concept Sport made in Germany que registra a sua existência como o único carro com motor central-traseiro à combustão posteriormente produzido em série pela marca até hoje! Confiram!

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BMW  M1

São três letras. BMW. Bayerische Motoren Werke, em alemão, ou Bavarian Motor Works, como é conhecida mundialmente. Foi ela quem produziu a pérola que usa como nome a sua letra central M, que designa todos os projetos considerados substanciais para a engenharia esportiva da marca. E nós vamos agora medir intensidade e brilho dessa pérola!

Como o alemão é um povo tão sério quanto técnico no que faz, buscaram parceria em meados de 1975 com a italiana Lamborghini, que veio para dar ao BMW M1 alma sofisticada nas pistas almejando a homologação no Grupo 4 de Turismo. Seria, então, projetado pelos alemães da casa da Bavária, e produzido e finalizado com os devidos ajustes pelos italianos de Sant’Agata de Bolognese.

Seria. Faltou fôlego financeiro e a italiana Automobili Lamborghini S.p.A. assistiu de camarote a BMW desenvolver sozinha o projeto apresentado no Salão de Paris de 1978 ao mundo, nascido de um conceito mostrado seis anos antes, o seu BMW Turbo projetado em 1972 por Paul Bracq. Restou de italiano no magnífico BMW M1 então o design de linhas como sempre exuberantes de Giorgetto Giugiaro, o mago dos traços sóbrios e envolventes. Surgia assim, desta soma, mais um mito para fazer história e mostrar ao mundo que alemão só começa o que ele é capaz de concluir. Claro, concluir para brilhar!

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Colecionável Top Premium…

Vindo da Alemanha ao mundo Projeto BMW E26 M1 com a finalidade de ser homologado pela marca bávara no Grupo 5 do campeonato de Endurance WSC da FIA, tomou caminhos diferentes no meio da sua trajetória, quando esta entidade mudou seus critérios de homologação em 1977, forçando a produção de no mínimo 400 unidades no período compreendido de 02 anos completos, e ainda assim para o Grupo 4 – competições de turismo e rali, para só depois então pensar em competir em um famoso e sonhado Grupo 5 da época. O que a BMW fez é no mínimo inusitado e digno de honras automobilísticas que lhe colocam onde hoje está. Criou o seu próprio campeonato monomarca e colocou os bólidos já prontos no melhor laboratório do mundo! As pistas. Nascia o BMW M1 Procar Championship! Com descarga de peso, e com suspensão e motores 3.5 retrabalhados, ainda sem turbos, presenteavam os pilotos que tiveram a honra de disputar tais provas com 470cv – mais tarde esses mesmos motores chegariam sobrealimentados a quase 900cv no Grupo 5! Nada mal para um começo de vida, não?! Nasceu, cresceu e chegou ao número produzido para finalmente ir parar no Grupo 4, em 1980. A Procar foi só um caminho de entrada para quem não queria sentar e esperar essa homologação chegar.

Para as ruas, os nossos astros de uma letra e um número vieram com 277cv e, para um ser humano sem a carteira de piloto profissional, um sonho colecionável por pura essência! Alemã… claro!

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Com produção desde o primeiro instante estimada nos carros exigidos – confeccionados 456 seres dessa espécie, incluindo os 20 da Procar e outros mais que foram desafiar as pistas! – o M1 é considerado por muitos puristas da marca o mais belo BMW da história! Obviamente, um dos mais desejados também por qualquer elemento quando o ser em questão somos nós, absolutos enthusiasten autos!

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Acertavam os que diziam que o BMW M1 pagava eloquente tributo ao BMW Turbo 1972, e que na sua concepção estavam elementos comprovadamente bem à frente do seu tempo. Se houver dúvidas, contabilize uma carroceria de plástico reforçado com fibra-de-vidro do M1 aos seus pneus de medidas 225/50 calçando rodas de 8 polegadas e aros 16. E, para ter estilo consagrado, não poderiam ser esquecidos os faróis. Escamoteáveis, ora!

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Em seu íntimo habitáculo, uma combinação característica da marca, como precisos instrumentos enamorando itens de conforto – ar condicionado, acionamento elétrico dos vidros e carpete de fios espessos. Esse monstro dócil conquistava também pela dirigibilidade suave e rápida, não exigindo habilidades excepcionais ao condutor celestialmente premiado.

O BMW M1 de 1978 é reconhecido ainda nos nossos tempos de Motorsport Life Style – essa famosa letra M que toma em performance o corpo por completo em uma só acelerada! – como um esportivo extremamente tecnológico e desenvolvido da sua época – baixo, amplo e poderoso. Além disso, um produto de excepcional dimensão para o transporte ao amanhã da qualidade da imagem da marca.

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Essa parte excepcional da hoje rica tradição BMW Design é celebrada à época com o estúdio italiano ItalDesign de Giugiaro e combinada com tópicos do futuro em design, apresentando similares proporções planas e aerodinamicamente vantajosas do modelo Turbo que deu a sua inspiração. Linhas precisas definem o clássico, aumentando em velocidade conforme se aproximam da extremidade traseira. Na parte do motor, palco do ballet dos pistões do bólido, o resultado é uma impressão de um up especialmente escultural. Originalmente programado para ser um protótipo de estudo de design e ao mesmo tempo um Gran Series a ser lembrado nas pistas, sua influência seguiu e foi exercitada futuramente no fantástico BMW 850i V12, e continua a ser fortemente lembrada como base para novos projetos até os dias de hoje, 37 anos depois!

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O coração – ou motor, esse colosso fruto de um poderoso estudo estrutural, foi chamado de M88, um quatro válvulas por cilindro BMW six-in-line de 3,5 generosos litros com duplo comando no cabeçote, virabrequim em alumínio forjado, injeção mecânica de combustível sistema Kugelfischer e corpos de borboletas individuais. Uma arte que, sem aquela indução forçada chamada de turbocompressor, rendeu sem esforço a 6.500 rotações por minuto os seus quase 280cv para empurrar os 1.440 Kg do M1, com os seus justos atributos de 33,4 m.kgf de torque e tempo de 5,4 segundos para atingir 100 Km/h. Parece pouco, mas a título de comparação, um certo Lamborghini Countach brotado naquele mesmo ano plantava no solo da Itália seus 375cv, mas usando para isso… só o dobro dos cilindros.

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Aos arremates, missão dada ao fabricante alemão de veículos especiais Karosserie Baur, fundada em 1910 e situada em Stuttgart. Parceiro histórico da BMW, foi quem ficou encarregado da montagem final dos BMW M1. Lanternas traseiras? Vieram herdadas do já consagrado Série 6, mas como todo bom esportivo, sem filetes cromados adornando. Resultado positivo atingido, e o M1 logo assumiu a fama de um dos carros-esporte de maior qualidade já fabricados!

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Perto de um Sonho. Em Munique…

München. Ou Munich… ou Munique. Não importa. Pisar em solo bávaro e sentir o cheiro das três letras magistralmente orquestradas por aqueles quatro pistões simbolizados em obra da engenharia moderna é mesmo fascinante. Um edifício com quatro marcantes torres cilíndricas que representam “prosperidade, autonomia e perfeição técnica com um toque de utopia”. Trata-se da sede mundial da Bayerische Motoren Werke, a Fábrica de Motores da Baviera. É assim o prédio administrativo junto à fábrica, essa expoente do orgulho pós-guerra daquele país (é a companhia européia de maior prestígio no mundo empresarial, segundo a revista “Fortune”), e que certamente fazem seus fundadores Karl Rapp e Gustav Otto bem como o primeiro diretor Franz Josef Popp darem bons sorrisos de onde estão.

Anexo às torres quádruplas, o museu em forma de taça. Isso sem mencionar o novo BMW Welt, espaço moderníssimo, ligado à sede corporativa e ao museu por uma passarela suspensa – uma busca pelo bem-estar dos clientes da marca com uma exuberância arquitetônica de tirar o fôlego movido à combustível de muitas octanas!

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Vínhamos de carro – um belo espécime alemão, claro! – de Stuttgart, e já existia o sentimento de êxtase de guiar em uma autobahn. Raiar o sol sentido unidade fabril e museu BMW era o complemento energético que nunca seria receita antecipada, quase um delírio entusiasta germânico instantâneo! Mas sobrevivemos e muita coisa nesse novo mundo nos surpreenderia depois de passar por essa porta…

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Chegou a hora de descobrir se, além de outros desejados como o Turbo de 1972, o Deutsch Traum BMW M1 (ou sonho alemão, se preferir) em seu estado natural estava pronto para nos receber, pois, como os seus pares, o museu gira o acervo de tempos em tempos. Lá estava o Clássico com a inicial maiúscula, à espera dos admiradores!

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Um belo exemplar de 1978 na Sala Motorsport, a mais nobre do museu. Carpete requintado, reservas especiais Motorsport nos tonéis, e na parede a inscrição ao fundo que daria o melhor dos sentidos à sua existência: BMW M Power! Um tom cítrico avermelhado muito semelhante ao do lendário Turbo 1972 que já tinho sido explorado detalhadamente em outro ambiente cobria a carroceria do mito que fomos conhecer. Repousava ali sobre o tapete escuro – o que lhe conferia ainda mais status! – e ao lado da frase “BMW M Modelle. M: der stärkste Buchstabe der Welt.” Ou, em tupi brasilis “Modelos BMW M. M: a mais poderosa letra no mundo.” Saborear aquela persiana que cobria a tampa traseira com uma logo das famosas hélices BMW em cada extremidade nos dava a certeza que estávamos de fato diante do exclusivo BMW M1.

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Mas eram dois, e não só um, os raros exemplares que nos brindaram com a presença no museu, e o M1 Procar na sala de baixo voltou a tirar o ar dos pulmões já convalescidos pela história voraz do absoluto duplo rim versão M. Simplesmente, M. De Motorsport. Poderosa letra!

Tempo dedicado a cada um? Deixo a sua mente tentar imaginar…

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Curiosidades…

Sobre o BMW M1, a conceituada Car & Driver disse em Dezembro de 1981: “Cada motorista merece uma volta ao volante do que é provavelmente o melhor carro rápido já construído!”

Piquet Campeão! Renomados Pilotos de Fórmula 1 se sentiram imediatamente atraídos pela categoria BMW M1 Procar, como Nelson Piquet, Niki Lauda e Riccardo Patrese. E foi exatamente com o nosso Nelson Piquet que o M1 da sua equipe ganhou o campeonato BMW Procar em 1980. Em 1979 ele venceu 2 corridas, uma em Donington e outra em Dijon, mas Lauda foi mais rápido. Já em 80 foi o campeão vencendo 3 provas do campeonato – Imola, Zandoort e Österreichring, e superando nomes como Alan Jones, Didier Pironi, Clay Regazzoni e o próprio Niki, campeão do ano anterior. Belíssimas disputas fizeram com que o BMW M1 Procar Championship se tornasse uma atração à parte antes das corridas da Fórmula 1.

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Luz cara no túnel! Após essa consolidação e fim de existência produtiva precoce, em 1982 o Sr. Peter Gartemann, proprietário da concessionária alemã BMW AHG, sentiu no peito uma inspiração quase sobrenatural diante dos clientes que sonhavam com um M1 Procar, e decidiu produzir 10 carros – Isso! Os mais raros M1! Apenas 10 carros! – em um projeto denominado BMW AHG M1 Studie, baseado no olhar voltado aos M1 Procar, mas desta vez para as ruas. Consiste em um upgrade do modelo BMW M1 com modificações que se iniciavam na estética alterada de para-lamas alargados e instalação de asa traseira substancialmente agressiva, e seguiam pelas novas rodas – ganhando as BBS mais largas, suspensão e motor, este último retrabalhado para produzir interessantes 350 cv, gerando um aumento de 73 cv em relação à potência original. Recebia também embreagem esportiva e um escape de novas dimensões. A concessionária contratou ainda a famosa oficina de pintura de Hermann Altmiks para pintar cada M1 em um esquema de cores único para cada cliente. Não se sabe precisar quanto custava a conversão, mas era algo quase proibitivo. Por isso era para poucos. Considerando que todos os acessórios eram certificados pelo TÜV (uma espécie de Inmetro automotivo alemão), a AHG deve ter investido um bom montante no desenvolvimento dos componentes e nos exaustivos testes de certificação. É certo que o spoiler traseiro foi o mais caro deles, que teve que ser confeccionado com um material extremamente macio para ser aprovado pela legislação alemã. Por tudo isso é que se acredita que só 10 exemplares e não mais foram modificados pela concessionária-preparadora. Assim, devido à baixa produção e ordenação personalizada, cada carro AHG é único!

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“Quer vender?” Um dos BMW M1 AHG mais raros e, porque não, um dos mais famosos já feitos pertenceu a Paul Walker, ator da série Fast & Furious falecido no final de 2013. Item de coleção da preparadora Always Evolving, de Paul Walker e Roger Rodas, foi à leilão recentemente pela RM Auctions no Concours D’Elegance Pebble Beach, mais precisamente no dia 16 de agosto de 2014, e atingiu cifras não divulgadas. Certamente superam o anunciado inicialmente, estimado entre US$ 600.000 e US$ 800.000. Na coleção de algum feliz novo proprietário.

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Em Abril de 2008 a BMW apresentou no Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, um tradicional concurso de clássicos e antigos mundialmente renomado que acontece desde 1929 às margens do Lago de Como, na Itália, um protótipo denominado BMW M1 Hommage, a fim de homenagear o modelo BMW M1 de outrora e comemorar os seus 30 anos de nascimento e existência suprema. Esse carro é o mesmo que hoje posa para a foto ao lado do original da Procar Series, no Museu BMW.

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BMW March M1 – O que é isso? O BMW March M1 é um BMW M1 modificado que disputou o Campeonato Mundial de Construtores e o IMSA Championship entre os anos de 1979 e 1980. Na época muita gente se surpreendeu quando a BMW contratou a empresa inglesa March Engineering para cuidar da transformação estética do M1 do Grupo 5. Um novo chassi de alumínio foi criado, e a semelhança com o modelo de rua era apenas em alguns traços externos da carroceria. A ideia inicial era botar um motor mais forte, com 800hp, só que ainda estava em desenvolvimento e não foi possível aguardar, então seria utilizado o 3.5L de 480hp mesmo. Apenas dois foram construídos. Um ficou para a March correr pela BMW, e o outro foi adquirido por Jim Busby que já competia no IMSA nos EUA e se interessou em levar o carro pra lá. Infelizmente para se adequar a nova regra da FIA, o carro precisou sofrer alterações no motor, o que o deixou em total desvantagem frente aos adversários, inclusive nas duas disputas das 24 Horas de Le Mans. Uma pena, esse visual “Silhouette” caiu bem no M1, merecia melhor sorte. Foram dois exemplares, mas três modelos ao todo. O MKI da March, o MKII de Busby, que depois recebeu um motor Chevrolet V8 5.0L, e o MKIII, que na verdade era o MKI recuperado após um acidente. Agora… Quer conhecer uma história atual e ainda mais incrível? Mach Dürscheidt, um simples cidadão comum de aproximadamente 30 anos e que sonhava ter um M1, tentando realizar o desejo foi em busca em 2012 no eBay de uma miniatura em escala 1:18… e quase teve um infarto ao se deparar com os restos mortais do # 82 Mach M1 Le Mans à venda por inexpressivos €2.000,00!!! Claro que por esse preço já não havia carro, mas sim fragmentos deploráveis de um escondido em uma garagem desconhecida. Não hesitou, pagou na hora o que sobrou e levou para casa! Está sendo necessário reconstruir tudo – teve a carroceria e estrutura inúmeras vezes modificadas, mas hoje ele está restaurando o seu sonho, peça mais que exclusiva!!! Já dizia o ditado… O lixo de um homem é o tesouro de outro! Nós antigomobilistas sabemos bem disso!

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O M1 foi utilizado como base para que a Brinquedos Estrela, uma empresa brasileira fabricante de brinquedos, fizesse uma versão memorável de rádio-controle no início anos 80 chamada de Pégasus. Desejado por 10 a cada 10 crianças, a loucura dos pupilos tinha versões Gold Series (Dourado) e Silver Series (Prata), e trazia para a época requintes sem precedentes, como luzes de direção que piscavam de acordo com o esterçamento das rodas.

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Uma versão modificada do motor M88 do M1 – nominado M88/3 – é quem foi parar debaixo do capô do primeiro BMW M5 E28, tamanha a sua nobreza!

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Masakuni Hosobuchi. De nome é bem provável que você não conheça esse senhor antigomobilista, mas ele é o Presidente do BMW Club do Japão. Como dá para imaginar, ele é um fã fervoroso da marca alemã e, como recompensa, além de simplesmente ter todos os modelos M já produzidos pela montadora até hoje, Masakuni ganhou da própria BMW alemã no segundo semestre de 2014 um M1 Procar Nüburgring Edition completamente restaurado pela marca e entregue a ele dentro do espaço BMW Welt em Munique. Um carro guiado nas pistas pela dupla Hans Stuck e o campeão Nelson Piquet. Certamente teve o status de presidente severamente fortalecido depois desse episódio!

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E você? Já mediu a sua sorte verificando a sua garagem hoje?

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Grande abraço, e até o próximo mês!

Christian Monteiro
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Gostou? Espero o seu comentário positivo no campo abaixo!
Trânsito livre com o autor  –  christianmonteiro@yahoo.com.br
Christian Monteiro – facebook.com/christian.monteiro.73594

Sobre o autor – Christian Monteiro tem 41 anos e é bacharel em Direito e Pós em Marketing pela FGV, membro do grupo de amigos Motorsport & Collection, e um antigomobilista nato e desde sempre envolvido profissionalmente com o mundo dos automóveis. Seu hobby, lazer e leituras? Automóveis, claro! Foi Gestor Citroën e Peugeot e também do próprio negócio de automóveis importados. Quando viaja, busca associar os dois, visitando e fotografando concessionárias, encontros e museus de automóveis por onde passa. Um confesso apaixonado pelos carros, pela família, pela vida! Tenta repassar um pouco do pouco que conhece para se divertir e outras razões especiais, como por exemplo, para que as próximas gerações se apaixonem também pelos automóveis e que isso ajude com que não se percam nos assuntos menos producentes. Também para exercitar o muito que ainda tem a aprender nesse fantástico mundo autoentusiasta! E, por último, junte a tudo isso… Para fazer amigos! Tim-Tim!

Leia mais da  Coluna do Christian Monteiro  aqui no  Blog Garagem do Márdel.

Nas colunas anteriores falamos do tecnológico Porsche 959…

http://garagemdomardel.com.br/bloggaragemdomardel/?p=8972

Do mito Ferrari F40…

http://garagemdomardel.com.br/bloggaragemdomardel/?p=8737

E do clássico Mercedes-Benz 500K/540K Special Roadster.

http://garagemdomardel.com.br/bloggaragemdomardel/?p=8471

Se não leu, busque no blog! Carros fantásticos em matérias que certamente você vai gostar!

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FOTO DA SEMANA

CHEVROLET OPALA SS

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Parabéns ao proprietário pelo belo Opala.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

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Acontecerá dias 01 e 02 de maio de 2015, na cidade de São Brás de Suaçui – MG, o Encontro VW Brüder Treffer 2015.

PARTICIPEM!!!

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PLACA AMARELA

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ÁGUAS DE LINDÓIA 2015

ÁGUAS DE LINDÓIA 2015

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O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

Nome: Gabriel Mamede Carvalho

Idade: 16 anos

Naturalidade: Goiânia-GO

Onde Reside: Goiânia-GO

Profissão: Estudante

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1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Com certeza o Chevrolet Opala.

2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

A relação com o carro sempre foi algo mais que homem-máquina. Quando criança, a relação era de amizade, lembro-me das inúmeras tarefas de casa que fiz dentro dele, dos cochilos que tirava a tarde e a sensação de proteção que ele me oferecia. Quando meu pai o dirigia eu ficava observando o modo como ele acelerava, as trocas de marcha, a pegada no volante e simplesmente imaginava quando e como seria a minha vez…

3- BGM – Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

Todas as respostas se resumem no Opala. A minha relação com a marca já se tornou estilo de vida. Dos 16 anos de vida,14 foram com algum opala, sendo os 12 últimos com o mesmo que está conosco atualmente e que nunca sairá da família: um Opala De Luxo 1978 250-S,apelidado carinhosamente de caveirinha.

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Se apenas a vontade contasse, com 7 anos eu já estaria dirigindo para todos os lados. Como a vontade não é tudo, acabei esperando até os 12 anos quando aprendi a dirigir de fato, no mesmo dia, em um Diplomata e uma Caravan de alguns integrantes do Clube do Opala. Foi um dia inesquecível, já que eu coloquei em prática todos os anos de observação constante e incansável de como dirigir um carro manual. Daí em diante, quase todo fim de semana eu pedia as chaves de algum carro pra conter a ânsia de dirigir.

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

A sensação de já ter um carro com 16 anos é inexplicável. Como não tenho habilitação, quem o dirige é minha mãe (por enquanto).O carro em questão é um Chevrolet Opala De Luxo 1978, bege areia, 6 cilindros, 250-S, apelidado de caveirinha devido à manopla do câmbio ser um crânio. Esse carro foi adquirido em novembro de 2003 quando eu tinha apenas 5 anos de idade. O Caveirinha era de um amigo do meu pai, mecânico de Brasília. Compramos ele por pressão que eu fiz no meu pai, eu achei que aquele carro tinha algo especial…Hoje eu tenho certeza! O Caveirinha representa muito mais que um carro pra mim! Atualmente ele está com uma leve preparação, capaz de entortar pescoços e cardans. A receita, por sua vez, é segredo de estado!

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Há uma lista de momentos inesquecíveis que passei a bordo do Caveirinha. O mais marcante de todos, foi a última vez que pude ter a honra de ver meu pai o dirigindo. Foi a última vez que pude observar a forma única com que ele dirigia esse carro. Meu pai acabou falecendo em agosto de 2010,em decorrência de um câncer. A partir daquele momento os laços que me uniam ao Opala se tornaram cada vez mais fortes, e hoje a cada troca de marcha, a cada aceleração, eu lembro do meu pai o pilotando…

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

O que tenho a dizer, é que os carros de hoje me fazem ter saudade de uma época que eu não vivi!

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

É interessante analisar a forma como cada um enxerga o Antigomobilismo. Sou de uma geração que não viveu a época em que se ia à uma concessionária e comprava-se um Opala ou um Maverick. A minha visão, portanto, é diferente da visão de alguém com uma idade maior que a minha. De certa forma, acredito que o movimento se fortalece pois está sendo tratado de forma mais séria do que a de algum tempo atrás.

9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Sou associado ao Opalagyn-Clube do Opala de Goiânia. É um clube tradicional, respeitado e conhecido no Brasil inteiro. Fui criado dentro dele, e sou suspeito para falar: se trata de uma família que amo profundamente! Pra quem curte Opala, e gosta de conversar sobre o assunto, não existe lugar melhor!

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

A nova geração de antigomobilistas já está aí! Sou apenas uma prova de que o movimento se renova e está se fortalecendo cada vez mais!Um grande abraço aos amigos que compartilham dessa mesma paixão!

ABAIXO FOTOS DO CARRO DO GABRIEL

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FOTO DA SEMANA

CHEVROLET KADETT GSI

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Parabéns ao proprietário pelo belo Kadett.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

RESTAURAÇÃO, UMA TRAJETÓRIA PARA POUCOS!

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Haja coração!

Sim, haja coração para tamanha emoção. Haja coração para tantos percalços e desafios. Restaurar veículos antigos, um produto satisfatório, trafegando por caminhos espinhosos. Lógico que não podemos generalizar, pois existem muitos caminhos da excelência, mas em sua maioria… Poucos, muito poucos, possuem estrutura apropriada para tal serviço.

Restaurar, ato de recuperar, revigorar, trazer algo perdido. A grande maioria dos amigos que tenho e fizeram restauração em algum carro antigo, queixa-se dos mesmos problemas: componentes caros,demora na entrega, dificuldade de encontrar peças, mas principalmente, reclama da carência absurda de profissionais especializados que, realmente, queiram fazer o serviço. Primeiro, um grande profissional, caprichoso e conhecedor para desmontar cuidadosamente o carro, retirando cada peça, sem perder nenhuma, mesmo com risco acentuado, da maior a menor. Segundo, um lanterneiro capaz, organizado e afim. Terceiro, um grande pintor, rigoroso e estudioso. No meio destes, um grande profissional, amante da arte, que conheça e tenha paciência em procurar peças ou delegar a terceiros a restauração das mesmas. Por último um grande montador, geralmente o mesmo profissional do desmonte. Neste intervalo entre profissionais temos o capoteiro, o cromador, o eletricista, o mecânico de carros antigos, aquele que ainda lida com carburadores, por exemplo. Enfim, uma gama de profissionais dedicados.

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Nas cidades pequenas, os bons profissionais do mercado que trabalham com lanternagem e pintura,não conseguem trabalhar apenas com carros antigos, pois a demanda é baixa. Preferem fazer carros usados com pequenos reparos, que justificavelmente trazem mais lucro. As oficinas brigam diariamente por espaço e, neste caso específico, os carros antigos, em serviços de restauração acabam ocupando espaço por tempo muito maior, o que traz sérios problemas. Por isto, cada vez mais, fica escasso o profissional ou oficina que faça restauração de carros antigos. As restaurações ficam por conta das oficinas especializadas, nestes casos, então, se o colecionador não possui-las em sua cidade, certamente terá de enviar o seu automóvel para fora.

Quem já fez restauração sabe o quão penoso é fazer tal operação. A maioria diz que fez pela primeira vez e não fará mais. Ou seja, caso queiram carros impecáveis, preferem os já prontos, mesmo que com preços maiores, pois o custo/benefício é muito melhor. Lógico que existem os colecionadores que gostam das restaurações, pois além de tempo, capital e paciência, dispõem de profissionais certos para tal.

Estes e mais alguns fatores contribuem muito para o aumento, denominado estratosférico, dos preços dos carros. A valorização dos carros antigos aconteceu pelo crescimento do hobby no Brasil, mas principalmente pela valorização do trabalho de restauração. Tudo, além de escasso, se tornou caro. Hoje, os carros novos possuem peças descartáveis, ou seja, bateu coloca outra e pinta. Então, o profissional lanterneiro está perdendo campo e desaparecendo do mercado. O Brasil não se preparou para cultivar sua históriaantigomobilista.

Talvez seja mais fácil conseguir peças para carros antigos importados do que para os nacionais. Algumas montadoras não conseguiram, nem sequer, manter em seus arquivos os catálogos de peças, com seus respectivos códigos e aplicações. Restaurar dentro da originalidade torna-se, então, uma tremenda pesquisa, capaz de fazer do restaurador um az dos estudos e, consequentemente, do conhecimento.

Sendo assim, parabenizo os amigos que possuem além da ferrugem, o espírito da restauração fluindo em suas veias. O que seria do antigomobilismo sem os restauradores e seus profissionais?

Quer carro antigo barato? Tente tomar para si as nuances da restauração. Por fim, verás que tempo, trabalho e conhecimento custam dinheiro. Ou seja, carro antigo BBB (bom, bonito e barato), aguarde “sentado” a chegada de Papai Noel. Então, no final… Alegria, muita alegria!

Lembre-se: alegria não tem preço. Vamos restaurar!

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SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

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03 2015

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA

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NOTÍCIAS ANTIGOMOBILISTAS

O Puma Clube de Campinas, convida a todos para solenidade de sua filiação junto a Federação Brasileira de Veículos Antigos, o evento acontecerá dia 14 de março de 2015.

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Aproveito para parabénizar este clube, o qual cada dia mais, se destaca pela organização e qualidade de seu acervo!

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FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN SAVEIRO

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Parabéns ao proprietário pela bela Saveiro.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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HOMENAGEM

DIA DA MULHER

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Desejo a todas as mulheres antigomobilistas, paz, alegria, muitas realizações, harmonia e saúde sempre!

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SÓ PICK-UP

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MEMORIAL AYRTON SENNA

SENNA SEMPRE SENNA

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FOTO DA SEMANA

CHEVROLET OPALA DIPLOMATA ANO 1986

Opala Diplo Cupe 86 005

Parabéns ao proprietário pelo belo Opala.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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INTERCLUBES

INTERCLUBES ACONTECEU EM GOIÂNIA DIA 22 FEVEREIRO DE 2015

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EQUIPAMENTOS DE ÉPOCA

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PLACA AMARELA

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FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN SAVEIRO CL ANO 1991

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Parabéns ao proprietário pela bela Saveiro.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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02 2015

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO


Nome: Vinicius Batista Mamede

Idade: 32 anos

Naturalidade: Goiânia

Onde Reside: Setor Bueno

Profissão: Engenheiro Eletricista

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1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Meu carro antigo preferido é o fusca.

2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Desde pequeno sempre tive fascinação por carros. A maioria dos brinquedos que ganhávamos eram LEGOS, brinquedos que nos permitiam inventar e construir os mais diversos carros. Alguns que criei quando tinha 12 anos, ainda estão montados até hoje.

3- BGM – Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

O carro que mais marcou minha infância por incrível que pareça foi a Kombi. Minha pai era proprietário de um fábrica de doces, e toda a frota de carros da empresa era composta de kombis. Passei minha infância viajando com ele, fazendo entregas com a kombi. O fusca entrou em algum desses momentos, mas em breves passagens das quais eu pouco pude participar. Mas a kombi é o veículo que realmente participou da  minha infância e juventude.

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

A primeira vez que dirigi um carro eu tinha apenas 12 anos, mais uma vez na direção da kombi. Durante as viagens para a fazenda da minha avó, meu pai aproveitava o curto trecho de terra e nos colocava na direção, nos ensinando os primeiros passos de direção em um carro.

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Meu primeiro carro foi o fusca, época em que comecei minha vida profissional.
Com 21 anos, já na faculdade, trabalhando como professor particular a necessidade de um carro já estava se tornando inevitável. Com pouco dinheiro e com várias reclamações da minha mãe por eu utilizar o carro dela a opção mais barata e econômica da época, era o velho e conhecido fusca. Com essa decisão o desafio era encontrar um carro bem conservado e econômico. Pelas experiências do meu pai, o modelo com motores 1300 seriam os melhores para o dia a dia. Assim fomos nós, minha mãe se dispôs a pesquisar ofertas nos classificados dos jornais e a dar uma pequena ajuda na compra do carro. Depois de algumas visitas e pesquisas, lá estava o 1300 ano 81/82 branco modelo standard, muito original e com algumas falhas, mas nada que um dono não o deixasse pronto para a luta. Assim foi o começo de uma grande relação que continuam dando frutos até hoje. Por muitos momentos motivo de arrependimento da minha mãe, que não aceitava os vários fuscas que fui colecionando ao longo dos anos.

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Um dos momentos marcantes da minha vida foi a bordo do fusca. Encontro de autos antigos na cidade de Águas de Lindóia, programa certo para os aficionados por carro antigos, diversão certa. Mas nada melhor que fazer essa viagem em um carro antigo. Assim, peguei meu fusca 68, já surrado do tempo, e pé na estrada. Juntamente com meu compadre Ailton Bezerra, fizemos os 2040 km de ida e volta, viagem que ficou marcada por alguns percalços mas que foi a primeira a bordo do grande guerreiro Volkswagen.

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

Tenho um New Bettle; infelizmente não tive a oportunidade de ter nascido na época de produção dos fuscas, mas pude presenciar o nascimento do precursor do velho besouro. O New Bettle, um carro de mecânica moderna, é confortável e remete em alguns detalhes ao velho fusca; faz bonito no dia a dia!!

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

O antigomobilismo no Brasil é um movimento jovem. Os modelos de produção nacional se tornaram modelos antigos a pouco mais de duas décadas período muito curto em se tratando de veículos antigos. Mas ao mesmo tempo é um movimento forte, que conta com grandes colecionadores e entusiastas dedicados; ao contrário da especulação do mercado, fazem de tudo independentemente de valores, para preservar e contribuir com o futuro da cultura antigomobilista.

9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Há exatos 8 anos, fundávamos o Volksclube de Goiás, clube destinado em reunir os aficionados pelo velho besouro. Foi uma forma de reunir nossas experiências e de outros proprietários para manter viva a bela história do grande Volkswagen.

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Há 11 anos passei a fazer parte deste grande movimento que reúne vários apaixonados por carro antigo no mundo todo. Aprendi que o antigomobilismo é uma oportunidade de fazermos parte de uma história da qual muitas vezes não vivemos, mas ao segurarmos o volante do nosso antigo, retornamos ao passado em busca do charme e da harmonia que a vida do presente não nos proporciona. E neste caminho encontramos vários aficionados unidos pelo mesmo prazer, dividindo e partilhando um pouco dessa paixão, nos tornando mais normais e menos obsessivos.

ABAIXO FOTOS DOS CARROS DO VINICIUS

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ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

ESPECULAÇÃO, VONTADE E LEGALIDADE

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Falamos há pouco tempo, textos anteriores, sobre as modificações das placas de identificação dos automóveis, que deverão sofrer significativas alterações, inclusive afetando as famosas placas pretas, direcionadas e concebidas para os carros de coleção.

Superficialmente, mas relatando alguns acontecimentos, sugeri que fizéssemos uma reflexão sobre o assunto, pois além de ser uma grande conquista para os antigomobilistas, a placa preta tem verdadeiramente um significado importante.

Vivemos uma efervescência com o assunto relacionado aos novos extintores, que deverão estar presentes nos carros, dentro dos novos padrões (chamados do tipo ABC), em alguns dias. Recentemente, temos visto em sites e blogs especializados em carros antigos, uma chamada de atenção para esta resolução, principalmente dizendo que: “carros de coleção não necessitam carregarextintor de incêndio”. Realmente, consta na resolução157, de 22 de abril de 2004, art. 1°, parágrafo único.

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O referido parágrafo fala em bom português sobre veículos de coleção. Opa! Beleza, pensamos! Temos alguns carros que guardamos há anos, então somos colecionadores e nossos carros, verdadeiros peças de coleção. Sendo assim, concluímos que estas peças não necessitam dos extintores como itens obrigatórios. Alguns interpretam desta maneira e respaldados por alguns desavisados ou usuários de informações superficiais acabam disseminando suas opiniões e afirmando: Não carreguem extintores em seus carros de coleção.

Aí começa a grande verdade! Veículo de coleção não é apenas aquele descrito acima. É acima de tudo o veículo que“apresentar certificado de originalidade reconhecido pelo DENATRAN”. Transcrição do inciso IV do art. 1°, da resolução 56, de 21 de maio de 1998. Complementando, o § 1º deste mesmo artigo, aqui resumido,diz que o  Certificado de Originalidade que trata o inciso IV será expedido por entidade credenciada e reconhecida pelo DENATRAN. Devemos nos atentar de que entidades credenciadas e reconhecidas são os clubes federados ou não, mas aptas à emissão das placas pretas, pois a certificação de originalidade é o que norteia o processo.

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Não adianta acharmos que os fiscais vistoriadores dos inúmeros postos do DETRAN deverão e serão complacentes com nossas argumentações, pois existe uma legislação, conhecida ou não.

Podemos concordar ou discordar da necessidade de carregarmos os extintores, dos preços, da manipulação, da falta do produto no mercado, enfim discordar até mesmo das leis, porém, é bastante leviano ecoarmos nossas vozes sem considerarmos que existem as leis e devemos, além de interpretá-las, segui-las e, consequentemente, avisarmos os que não as conhecem.

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Um conselho: Se o seu carro tem a placa preta, maravilha! Ande com a lei dentro do porta-luvas e use-a a seu favor. Caso o seu carro seja lindo, guardado debaixo de capas, uma relíquia da sua coleção, mas não tenha o Certificado de Originalidade, compre o extintor e carregue, pois as penalidades poderão ser aplicadas.

Vale ressaltar que determinados cintos de segurança, luz de marcha rée outros itens importantes, previstos nas legislações de licenciamento para o tráfego de veículos no País, também devem ser considerados. Existe legislaçãovigente que trata destes assuntos e cita o aceite de legalidade das leis vigentes à época.  Sabemos que muitos carros antigos não possuem estes itens originalmente de fábrica, o que traz os mesmos transtornos na hora da inspeção veicular.

Fique de olho! Carro com licenciamento em dia e pé na estrada com as relíquias e família. É tudo de bom!

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

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02 2015

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA

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FOTO DA SEMANA

FIAT GL  ANO 1978

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Parabéns ao proprietário pelo belo Fiat.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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PARABÉNS MÁRDEL!!!!

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PERDIDOS NO TEMPO

MERCEDES BENZ

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MEMORIAL AYRTON SENNA

SENNA SEMPRE SENNA

Documentario do National Geographic com a “versão oficial” de como aconteceu o acidente fatal.

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02 2015

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET CARAVAN DIPLOMATA ANO 1986

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Parabéns ao proprietário pela bela Caravan.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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PT CRUISER MANIA

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PT Cruiser

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