ESCORT XR3

CAMPANHA DE LANÇAMENTO DO ESCORT XR3

 

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OPALA ETERNA PAIXÃO

16 DE ABRIL DE 2014, 22 ANOS DO ENCERRAMENTO DA LINHA OPALA

 

O Chevrolet Opala foi um automóvel que marcou época, sendo o primeiro carro de passeio fabricado pela GM do Brasil.

Com início de produção em 1968 e término em 1992, foi apresentado ao público em 23 de novembro de 1968 no VI Salão do Automóvel de São Paulo, tendo suas vendas começado no ano seguinte. Nesses 24 anos de vida o Opala conseguiu ser por vários anos o carro preferido dos brasileiros, em consequência o mesmo passou por várias mudanças estéticas e  mecânicas.

Conseguiu consagrar suas duas motorizações, sendo uma 4 cilindros e outra 6 cilindros, todas disponíveis em suas várias versões do popular, passando pela luxuosa e chegando a esportiva.

Houve três grandes lançamentos de sucesso que passavam a compor a linha Opala, destacando em 1971 o lançamento da versão SS que ficou em produção até 1980, em seguida tivemos o lançamento da Caravan no ano de 1975 ficando em produção até 1992 e no ano de 1980 surgia a mais consagrada versão, onde o luxo imperava em relação aos outros carros nacionais, versão esta denominada de Diplomata.

Em se falando de competições esportivas o Opala conseguiu ser o maior sucesso de sua categoria, onde obteve vários títulos nacionais , conseguindo também realizar uma categoria própria de muito glamur no Brasil a saudosa Opala Stock Car.

A produção da linha Opala foi encerrada em 16 de abril de 1992, após ser produzidos mais de 1 milhão de unidades. Para comemorar este grande sucesso a GM do Brasil lançou uma série de 100 unidades denominada Diplomata Collectors. 

 

 

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04 2014

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

 

Nome: Glauco de Souza Matos

Idade: 41 anos

Naturalidade: Goiânia

Onde Reside: Goiânia

Profissão: Empresário

 

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1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Fusca, sempre. Mas gosto dos Volkswagens em geral.

2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Todos os carros do meu Pai que me lembro, foram Volkswagens. O primeiro carro dele que me lembro e me marcou muito foi um Volkswagen TL 1600 Ocre Marajó. Era linda, muito nova, brilhava muito e naquela época, as cores dos carros já me fascinavam. Meu pai colocava ela na rampa lá de casa para eu lavar aos domingos. Eu fazia aquilo com muito prazer. Depois que a família cresceu ele trocou por uma Variant Marron igualmente linda e depois por um Fusca Verde, no qual eu aprendi a dirigir com 13 anos de idade.

3- BGM – Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

Quando eu tinha 13 anos (nos idos de 1986) e estava aprendendo a dirigir o Fusca do meu Pai (ele só deixava eu tirar da garagem, lavar e colocar de volta), eu estava me apaixonando por carros de verdade. Foi uma época em que o Autódromo de Goiânia tinha muitas corridas e eu ficava louco pra ir, mas ele viajava muito a trabalho, então não podia me levar. Eu tinha um vizinho chamado Ailton que tinha um Fusca Azul (cor tipo anil, não sei o nome) que era a coisa mais linda, com rodas de Brasília, rebaixado e com um som ótimo. Ele me chamava no sábado e falava: – Se você lavar o Fusca hoje, te levo para o Autódromo no domingo. Então eu não media esforços, deixava tudo limpinho e no domingo, lá estava eu naquele lugar encantado. Lavei o carro dele várias e várias vezes, por anos (risos). Naquele momento, decidi que queria ter um Fusca igual ao dele quando fizesse 18 anos e que gostaria de trabalhar com corridas. Eu adorava aquilo. Quando completei 17 anos, tinha meu Fusca e aos 19 anos trabalhava com os irmãos Ananias e Laércio Justino. Eu trabalhava no Leites Manacá que era a empresa da família, na área de Informática, mas eu trabalhava também na equipe de Stock Car deles, sem ganhar nada a mais, apenas por prazer. Só de estar ali naquele meio era fantástico para mim. Conheci vários autódromos no Brasil, participei de uma época de ouro do automobilismo brasileiro, conheci os melhores pilotos da época e acabei realizando meu sonho.

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Aprendi a dirigir com 13 anos de idade, no Fusca verde que meu Pai tinha.

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Aos 17 anos de idade, eu tinha uma Mobilete XR 50 da Caloi e estava namorando e vivia na rua. Minha Mãe estava muito preocupada comigo, com relação a acidentes e então resolveu me dar um carro. Era um Fusca 1972, remodelado para 1980, Fafá, branco, lindo. Quando vi aquilo, logo lembrei do Ailton, meu vizinho, e da minha decisão de ter um Fusca igual ao dele. Mais do que rápido, eu coloquei nele as rodas de Brasília, rebaixei, Toca-Fitas Roadstar Dourado e um amplificador Tojo, com gaveta removível. Era uma loucura. Só de lembrar, me arrepio. A gente chegava no barzinho e colocava aquele troço daquele tamanho no meio da mesa. Parecíamos que éramos importantes. (risos). Hoje soa ridículo, e era realmente ridículo, mas na época, era o que fazíamos. Era legal no fim das contas.

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

A única coisa que realmente marcou minha vida a bordo de um carro, é que eu ganhei esse Fusca por preocupação da minha Mãe porque comecei a namorar com minha, hoje atual esposa Rosana, e que passamos momentos maravilhosos nele. Tive meu auge financeiro e ela estava comigo. Casamos, tive carros melhores, e depois de alguns erros, voltamos à estaca zero. Passamos juntos por dificuldades, e ela sempre ali do meu lado me apoiando. Estamos há 25 anos juntos. Quando comecei a melhorar, eu tinha um Renault Clio para trabalhar e comprei um Fusca Itamar Vermelho 1995, para ela levar nosso filho na escola. Ela ficou por 2 anos com ele e depois de ajustarmos tudo, dei um carro melhor pra ela e resolvi ficar com o Fusca para mim e começar a atuar mais no meu hobby e projetar minha Garagem que ficou pronta no início de 2014 e guarda ferramentas, quadros, minha coleção de miniaturas de carros, um Fusca Bege Placa Preta 1979 e uma Kombi branca 2013/2014 que comprei em sociedade com o amigo Frederico Camargo (também colecionador). Já que estava saindo de linha, resolvemos comprar para guardar e utilizar para curtir com a família.

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

Ah, tenho um Cerato 2011 que é para a família, fica com minha esposa. Não dou valor em carros novos. Não gosto de gastar dinheiro com carrões. Já que não tenho dinheiro sobrando, não desperdiço com a desvalorização que é muito grande. Perde-se muito dinheiro em 2 anos de um carro novo. Não é julgando ninguém, apenas compreendi que o dinheiro que se perde nesses 2 anos, posso gastar em outras coisas que me dão mais prazer. Errei financeiramente uma vez na vida. Não quero errar mais.

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

Muito forte e em crescimento. Mas tem uma coisa que me deixa muito chateado que são os clubes liberando veículo Placa Preta de qualquer maneira. Muitos clubes liberam por dinheiro, não fiscalizam, e o que se vê nas ruas, é veículo Placa Preta, totalmente adulterado, com rodas, cor e interior diferentes, rebaixados e tudo o mais. Desvaloriza a gente que fez tudo certinho e tenta manter o mais original possível. Eu mesmo gastei 1 ano e meio para fazer o meu Bege, e uma grana preta. Aí vem esses clubes atrás de dinheiro e liberam de qualquer maneira. É um descaso.

9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Participo do VolksClube de Goiás. É um clube com 7 anos, que está crescendo muito, administrado por pessoas sérias e comprometidas com a causa. Como todo clube que mexe com “pessoas” e suas diversidades, passa por suas dificuldades, mas tudo acaba se ajustando. O melhor de tudo, são os encontros. O que mais me motiva no colecionismo em geral, é a troca de experiências. Quando você está ali, esquece os problemas e tudo se resume a aquilo que te dá prazer. Gosto muito de viajar, conhecer novas pessoas e trocar novas ideias, e nada melhor do que o colecionismo para proporcionar isso.

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Primeiro Márdel, obrigado pelo convite e parabéns pelo seu Blog. Tudo relacionado ao antigomobilismo é muito difícil. “Fazer” um carro antigo é muito difícil, pois os profissionais especializados estão acabando e poucas pessoas do meio são dispostas a ajudar. Hoje é muito mais fácil reformar um carro do que restaurar um carro. Mas como disse acima, o prazer está em trocar novas experiências e conhecer novos amigos. Eu tenho o maior prazer em ajudar alguém quando está em dificuldade em relação ao antigomobilismo e ao colecionismo. Então o que tento fazer, é deixar um pouco o “negócio” de lado e aproveitar mais o lado humano. Espero que as pessoas compreendam o quanto o antigomobilismo e o colecionismo ajudam a acabar com essa “doença” que assola muitas pessoas que é o Stress.

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ABAIXO  FOTOS  DOS CARROS  DO GLAUCO

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ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

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MÃE! ANTIGOMOBILISTA? MÃE!

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                   Meu espaço é publicado todos os dias 13 de cada mês e verificando no calendário percebi que no próximo mês, o texto será publicado após a data do dia das mães (11/05). Então, resolvi fazer uma homenagem a todas as mães antigomobilistas deste Brasil através do pagamento de uma dívida com a minha mãe que, diga-se de passagem, é uma verdadeira antigomobilista. Sem a sua presença não seríamos ninguém. Muitos amigos se recordam do texto que fiz para o meu pai, texto que gerou muita emoção, pois o meu filho fez a leitura do mesmo em voz alta em pleno jantar de aniversário do patriarca. A matriarca vibrante me cobrou. Desta forma, vamos tentar fazer com o mesmo tom poético.

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 Dizem que mãe é uma só. Embora não seja, penso que é só minha.

Um ser único, capaz de amar sem aparecer.

A minha chama-se Rosilene, Rosa, verdadeiramente Dona Rosinha.

Mulher pequena. Mãe gigante, ela tudo tem a oferecer.

Um olhar carente, com a força e comando de uma rainha.

Rainha do lar, seus quitutes fazem qualquer um amolecer.

Forno, fogão, “faz miséria” do camarão à farinha.

Sentados à mesa somos feras famintas sem nada a perder.

Frango com quiabo, tutu a mineira, bacalhau da Dona Rosinha.

Graças a Deus somos educados, senão até os pratos íamos lamber.

Embora seja muito boa, coitada da Palmirinha.

O seu programa é diário, só provando para crer.

Foi doméstica, arrumadeira, caseira, até chegar à rainha.

Sua Majestade, ou melhor, minha Majestade tem o saber.

O saber da idade, embora não seja uma velhinha.

Divide-se em muitas, gosta de aparecer.

Tem muitos admiradores, para eles eu deixo uma pontinha.

A pontinha de uma montanha, um enorme ser.

Ciúmes? Besteira! Mas eu queria que ela fosse só minha.

Deus me perdoe pelo egoísmo, mas este defeito quero ter,

Pai, irmão, filhos, esposa, minha Rosinha.

Prometo nunca, jamais te esquecer.

Os anos passam e com eles envelhecem as mães, até mesmo a minha.

O amor é eterno, este com certeza eu nunca vou perder.

Falando a verdade, pode ser um pouco dos outros, pois é “muita” Dona Rosinha.

Porém, não se preocupe. No meu coração estar será um dever.

Neste mundo todos têm mãe, mas perdoem-me, só existe uma Dona Rosinha.

Na saúde, na doença, na riqueza, na pobreza, seu amor sempre há de permanecer.

Parabéns a todas as mães, parabéns especial para a nossa Vózinha 

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                   O que seriam dos antigomobilistas se não existissem as nossas mães, as mães dos nossos filhos. Seríamos os homens mais tristes do mundo, fazendo do antigomobilismo um jardim sem flores, sem as rosas. Vamos regar as rosas. Eu, por exemplo, procuro regar a minha Rosa, Dona Rosinha.

 PARABÉNS MAMÃES!

 SAUDAÇÕES A TODOS!

 HENRIQUE MORAES

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ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA.

1956 – VOLKSWAGEN BEETLE EURO OVAL RAGTOP


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FOTO DA SEMANA

ALFA ROMEO 164 24V  ANO 1995

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Parabéns ao proprietário pelo belo Alfa.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

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Evento: Grande encontro de veículos antigos e amigos de Luziânia e entorno
Data: 12 e 13 de abril
Horário: A partir das 10:00hrs
Local: Em frente a Prefeitura de Luziânia-GO

PARTICIPEM!!!

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MEMORIAL AYRTON SENNA

SENNA SEMPRE SENNA

 

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PLACA AMARELA

Placa amarela

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NOTÍCIAS ANTIGOMOBILISTAS

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II Raid Solidário Alfa-AMECampos movimenta Campos do Jordão

Será realizado no dia 17 de maio, o II Raid Solidário Alfa-AMECampos em Campos do Jordão/SP. O evento é organizado pelo Alfa Romeo Clube e pela AMECampos, que se uniram em prol da melhoria da qualidade de vida em Campos do Jordão e região.

Inspirado nos “classic cars charity drive”, realizados sobretudo na Europa, o Raid Solidário será um belo passeio de carros antigos e raros, que terá por objetivo arrecadar donativos para a AMECampos e para o Movimento Vivências, que é um grupo de voluntários que suporta diversas instituições de idosos carentes.

O Raid partirá do Shopping Center Iguatemi de São Paulo, onde a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Shopping oferecerá um café da manhã para os participantes. Logo após o grupo partirá para Campos do Jordão e a primeira parada será na Casa da Divina Providência, uma instituição de longa permanência para idosos. Os donativos destinados àquela entidade serão entregues e as pessoas assistidas poderão apreciar veículos que devem estar nas suas memórias.

Em seguida, os carros seguirão para o Haras Polana, um centro hípico de padrão internacional situado em um vale de natureza preservada de mata atlântica, onde os apreciadores de automóveis clássicos serão recepcionados com almoço e poderão desfrutar das belíssimas instalações e paisagens.    

O almoço no Haras Polana será servido por um Buffet contratado, com feijoada, diversos tipos de saladas, água e refrigerantes. O investimento é de R$ 160 por pessoa, a ser pago no ato da inscrição. Crianças de até 12 anos pagam R$ 80,00 e crianças de até 6 anos não pagam. Do valor arrecadado no almoço, R$ 85 de cada participante será destinado automaticamente para as entidades beneficiadas no evento.

No sábado à noite, os organizadores oferecem ainda um jantar no premiado restaurante Charpentier do Hotel Frontenac, destinado a hóspedes e visitantes. O valor por pessoa é de R$ 110, sem inclusão das bebidas alcoólicas. O Hotel Frontenac repassará 30% do valor recebido no jantar como doação à Ame Campos.

As doações pedidas para a Casa Divina Providência são exclusivamente latas de leite em pó e fraldas geriátricas e devem ser levadas no seu carro para entrega em Campos do Jordão.

Inscrições devem ser realizadas pelo site www.amecampos.org.br/raidsolidario.

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FOTO DA SEMANA

CHEVROLET OPALA DIPLOMATA SE ANO 1988

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Parabéns ao proprietário pelo belo Opala.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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03 2014

HOT RODS

HOT RODS

 

Hot rods são tipicamente, carros americanos antigos clássicos com  grandes motores alterados para grandes velocidades.  A origem do termo “hot rod” não é clara. Roadsters eram  carros escolhidos por serem fáceis de modificar e  pelo  baixo valor para ser adquirido. O termo tornou-se comum na década de 1930 ou 1940 como o nome de um carro que tinha sido modificado o motor em várias maneiras para se conseguir um melhor desempenho.

 

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PT CRUISER MANIA

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XIX ENCONTRO PAULISTA DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS

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Encontro Paulista de Autos tem programação definida

 

A organização do XIX Encontro Paulista de Autos Antigos fechou a programação da edição 2014 do evento.

Realizado este ano em Campos do Jordão/SP de 1º a 4 de maio em Capivari, local central da cidade, o evento já recebe inscrições. Os detalhes podem ser encontrados aqui. A visitação é aberta ao público.

Confira a programação completa:

Quinta-feira, 1º de maio

8h – abertura da secretaria – Estação Ferroviária

12h – Abertura da VII Exposição de Pequenos Objetos – interessados devem entrar em contato com Marcelo (expoobjetos@yahoo.com.br) ou Ana Laura (alauraribeiro@uol.com.br)

17h – Abertura oficial do evento na Concha Acústica em Capivari, com apresentação da Banda Marcial da Fundação Lia Maria Aguiar (Bamflima). As sócias da SFAA deverão comparecer uniformizadas

22h30 – Noite da Fantasia – vamos rever amigos em um clima de confraternização
    Local: Convention Center – Espaço Doria em Capivari
    Traje: Esporte Fino ou Fantasia
    Banda Clip

Sexta-feira, 02 de maio

8h – abertura da secretaria – Estação Ferroviária

10h – Reunião FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) – nas dependências do Hotel Serra da Estrela, ao lado do Tênis Clube. Estão convidados presidentes e representantes de clubes filiados.

11h – As sócias da SFAA e senhoras inscritas no evento estão convidadas a participar do brunch no Convention Center, em Capivari – servido pelo Gourmet Campos do Jordão.

13h às 17h – avaliação dos veículos clássicos e nacionais

20h30 – Baile em Homenagem aos 20 anos da SFAA – Bodas de Porcelana – homenagem justa a um clube que fez do Antigomobilismo uma grande família (as sócias deverão estar presentes, se possível, de branco).
    Local: Convention Center – Espaço Doria
    Traje: Social Completo
    Orquestra Zago

Sábado, 03 de maio

18h – Premiação – chegamos ao ponto culminante do evento, quando os 100 veículos mais representativos do evento irão desfilar em um espaço privilegiado.
    Local: Convention Center – Espaço Doria

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03 2014

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN VARIANT II

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Parabéns ao proprietário pela bela Variant II.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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ESPAÇO VOLKSWAGEN

GARAGEM DOS SONHOS

 

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Marco Antonio Pereira Alonso nunca imaginou que pudesse se apaixonar por Fusca. Freqüentador assíduo de encontros de carros antigos, ele percebeu que em todos os eventos havia sempre uma epidemia do modelo. O fato acabou chamando sua atenção e acabou também despertando nele uma compulsão por comprar o sedan alemão.  

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Empolgado, Alonso lembra no começo que seu primeiro Fusca, ano 1954, foi adquirido após efetuar a troca por um Karmann Guia. “O Fusca ficou preso na alfândega durante 30 anos. Adquirido em um leilão, o carro foi entregue a um pedreiro como forma de pagamento por um serviço. Como o automóvel não funcionava, ele resolveu vendê-lo para um amigo, que por fim negociou comigo”, comenta Alonso.

Adquirido como um carro comum e não uma raridade, o veículo com apenas 3.000 km rodados era praticamente zero, entretanto, devido à falta de uso, o motor não funcionava. Isso não foi motivo para que Alonso desistisse.
Dez anos se passaram desde a primeira compra. Atualmente, ele possui 22 besouros. Nove encontram-se abrigados em uma garagem. Os outros ainda não foram restaurados, mas logo estarão disputando espaço ao lado dos demais.
No local é possível encontrar modelos variados, principalmente dos anos 50. Raridades suficientes para transformar a garagem no sonho  de muito “fuscamaníaco”.

Relíquias
Logo na entrada nos deparamos com o apelidado “esfria saco”. O modelo 1951, fabricado por um pequeno período, vem com uma entrada de ar localizada à frente da coluna dianteira, que é responsável por fazer a refrigeração interna do veículo. Com o forte frio da Europa, o acessório não teve muito sucesso e foi retirado da linha de produção.
Em seguida avistamos o Zwitter, ano 1953. Na tonalidade verde, o “carro” apresenta vidro traseiro bipartido e sinaleiras laterais intituladas de bananinhas, que acompanharam os modelos até 1960. Seu irmão, desenvolvido logo em seguida, também faz parte da coleção. O grande diferencial entre os dois fica por conta do vidro traseiro, que nessa versão se apresenta no formato oval.

O 1954, primeiro habitante da garagem, apresenta vidro traseiro oval, teto solar de três dobras e uma curiosidade: o carro desembarcou no Brasil pintado de marrom metálico, uma cor exclusiva e que não fazia parte das disponíveis pela montadora na época. Quem o importou fez um pedido especial de pintura, tornando-o ainda mais exclusivo.

Entre todos os Fuscas, existe um que nunca é lavado. Coisa de colecionador. Apelidado de sujinho, o Sedan 1955 na cor azul e vidro oval foi adquirido em Santos. O veículo, dado de presente aos filhos de seu antigo dono, não agradou e foi colocado à venda. Logo, Alonso não perdeu tempo e comprou o carro, arrumando-lhe um espaço na garagem.

Vindo de Anápolis, um outro sedan, este de 1966, possui vidros com medidas maiores que o nosso nacional. Além disso, o pára-brisa dianteiro é abaulado, ou seja, foi confeccionado com uma ligeira curva, diferente dos nacionais fabricados com vidros retos. Abandonado, servia de abrigo a roedores e, ao contrário do Fusca anterior, sempre passa por boas lavadas.

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Já um conversível 1959, totalmente original alemão, antes de chegar ao seu novo endereço demorou três anos para ser restaurado. Sua grande característica é que ele disponibiliza as bananinhas, localizadas em sua coluna, item que na época não foi autorizado pelo nosso país para veículos do mesmo modelo que chegaram via exportação.         

Fechando a apresentação, daqueles que já estão prontos, existe ainda o 1986, cuja empresa Sulan, sob licença da Volkswagen, transformou em um belo conversível.

No aguardo para fazer parte desse lugar cheio de histórias estão alguns modelos dos anos 50, 51, 53, 56, 59, 63 e 64.

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Originalidade
Durante todo esse tempo, Alonso aprendeu a respeitar cada detalhe da vida de seus carros e hoje é grande admirador da aparência desgastada que alguns apresentam. Segundo ele, existem traços que devem ser mantidos para que o veículo não perca o encanto.
Na garagem os estilos dividem o espaço e proporcionam nostalgia ao lugar. Para completar sua coleção faltam apenas dois exemplares: o modelo 57 e o 58. Mas, segundo Alonso, logo eles aparecem.

Respeitado e conhecido no meio dos amantes do Fusca, o colecionador compartilha idéias, informações e faz questão de passar referências dos carros para quem necessita. Coisa que não teve quando começou.
Em julho deste ano o fanático colecionador resolveu conhecer o país onde tudo teve início. Participou, como visitante, do Encontro de Bad Camberg, na Alemanha, considerado um dos melhores eventos de Fusca do mundo. Deslumbrado, não sabia o que olhar primeiro. “Quando me deparei com toda aquela fartura de peças e carros, eu me senti na própria Fuscalândia”, brinca.

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Para o futuro, a idéia é montar um museu onde exista rotatividade. Além de receber seus próprios carros, também daria oportunidade de exposição a outros aficionados pelo sedan alemão. Assim todos contribuirão para que essa história nunca termine. Agora é só esperar.  

*Matéria publicada no site www.streetcustoms.com.br

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FOTO DA SEMANA

CHEVROLET CARAVAN COMODORO ANO 1989

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Parabéns ao proprietário pela bela Caravan.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

 

Nome: Aluizio Proença de LEMOS

Idade: 51 anos

Naturalidade: São Paulo

Onde Reside: São Paulo

Profissão: Técnico em Geoprocessamento

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1-      BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Sempre Volkswagen

2-      BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Minha paixão pelo Fusca começou desde criança, com o primeiro carro de minha mãe, um Pé de Boi 1965, sempre gostei da cara do fusca, é uma paixão que não dá pra explicar.

3-      BGM - Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

Sempre o FUSCA, mas meu pai teve dois carros que tenho um carinho especial até hoje . . . Um Ford 1937 coupe e um Oldsmobile 1940 coupe . . .

4-      BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Devia ter uns 11 anos, meu pai me ensinou em um Aero Willys 1963, sofria com aquele cambio na mão, sempre encavalando da primeira pra segunda

5-      BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Meu primeiro carro foi um Fusca 1968 Bege Nilo, era de minha mãe, eu tinha 18 anos e estava no Exercito, como ele disse que venderia, consegui convence-la a vender pra mim, aquela coisa de pai pra filho, pagando como puder e etc . . fiquei muitos anos com ele, e nunca me deixou na mao . . .

6-      BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Tudo na minha vida esta relacionado a fuscas . . . Uma vez eu estava com este 68 e alguns amigos e eu iriamos jogar bola, na época era fácil achar campos de futebol, muitos jogavam, no meu bairro tinha vários e sempre haviam jogos, nao que jogasse bem, mas valia a diversão . . . bom, resumindo, na volta do jogo o outro carro quebrou, então tivemos de vir todos no fusca, 10 pessoas . . . imaginem a situação . . .  Com fusca sempre existem muitas historias . . . historias de correias quebradas resolvidas com cadarços de tênis, de cabos de acelerador quebrado resolvido com barbantes e etc. . .

7-      BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

Tive vários fuscas  . . . 68, 67, 64, 68, 55, 72, 65, 55 . . . sempre tive fuscas e era meu carro de uso diário, hoje possuo um fusca 1955 e um Voyage 1986, este Voyage foi o primeiro que nao era fusca, era pra ser carro de uso, mas aqui em São Paulo, pra quem trabalha no centro não compensa ir de carro, primeiro pelo transito e segundo pelo preço dos estacionamentos . . . quando eu trabalhava na empresa mas em um bairro que nao era o centro, ia de fusca sempre, pois o estacionamento era dentro da empresa e facilitava muito.

8-      BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

Sempre digo que em matéria de CULTURA AUTOMOBILISTICA ainda estamos engatinhando, claro que evoluímos bastante de uns anos pra ca, mas ainda tem muito a ser feito . . . Hoje existe a consciência de preservar que antes não existia . Atualmente existem diversos eventos, no caso dos VWs Aircooleds praticamente todos os domingos tem eventos . . . Mas creio que nós que somos antigomobilistas temos alguns problemas para podermos usar tranquilamente nossos carros, por conta da legislação e etc . . .  A alguns anos, nós aqui de São Paulo (capital) sofremos com a Inspeção Veicular, onde era visto somente a emissão de gases e nada mais . . . Pra quem tem um veiculo antigo que não tenha Placa Preta (isenta da inspeção por lei) era um martírio passar por esta inspeção, pois os critérios adotados não eram como deveriam ser no caso dos antigos, e também os procedimentos dos técnicos que faziam a inspeção, onde o que eles dissessem era lei e nao adiantava argumentar . .  Eu mesmo sofri 2 anos pra poder passar meu fusca 1955, com motor 1.200 e carburador .28 e pelos critérios teria de emitir o mesmo de um fusca 1980, com outro motor e outra carburação. Não era fácil. Tambem temos a legislação da Placa Preta que na minha opinião é bem ruim . . . Pois aqui em São Paulo, um clube que emita o Certificado de originalidade não consegue cancela-lo, somente o proprietário consegue . . . Talvez algum dia mude, mas sou igual a São Tomé, só acredito vendo.

9-      BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Sou Vice-Presidente do Fusca Clube do Brasil, o clube é o mais antigo clube oficial de fuscas no Brasil, fundado em 28/5/1987 . . . Estou no clube desde 2001 . . . Tambem sou vistoriador do clube para emissão do Certificado de originalidade (Placa Preta). Sou fundador de um grupo de Aircooleds chamado BRAZILIAN FOLKS, onde além dos VWs a ar gostamos do mesmo estilo em nossos carros, o Cal-Style, nosso grupo ja tem 5 anos e gostamos de ir a eventos de outros estados, ja fomos para Curitiba, Blumenau, Pomerode e agora em abril iremos para Minas Gerais prestigiar um evento de Karmann Ghias. Gostamos de estrada. Fiz parte da Adminstração do Forum Fusca Brasil por muito tempo, desde 2003 . . . creio que seja o maior fórum de Fuscas da América Latina sem demagogias.

10-    BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Como disse estamos melhorando muito no antigomobilismo, claro que muito tem de ser feito, mas aos poucos vamos conseguindo melhorar a cena. Sou fuscamaníaco de carteirinha, desde pequeno. Sei que muitos gostam da marca tal ou do modelo tal, e pra isso a paixão sempre fala mais forte, independente do modelo ou marca. Gostaria muito que todos aqueles que frequentam eventos soubessem o quanto é complicado realiza-los, de todo o trabalho que dá e etc . . . Seria legal que os participantes tivessem esta consciência, que respeitassem a organização . . . Pois o evento não é feito para os organizadores e sim para os participantes, são eles que levam o bolo pra festa, suas raridades . . . Ja vi muitos eventos legais acabarem por causa da postura de alguns participantes que infelizmente “não estão nem aí pro evento“ . . . Acho que com o tempo o pessoal vai se conscientizando e com isso os eventos sejam melhores para todos . . . E que o pessoal continuem preservando suas raridades . . .

Nê Lemos.

FUSCA CLUBE DO BRASIL – www.fuscaclube.com.br

BRAZILIAN FOLKS – www.brazilianfolks.com

FORUM FUSCA BRASIL – www.forumfuscabrasil.com

ABAIXO  FOTOS  DO CARRO DO NÊ LEMOS

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03 2014

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

FAC/FCC 2014

MAIS UMA EDIÇÃO ESPETACULAR!

Mais uma vez estivemos presentes no FAC/FCC, sendo esta a sexta edição. O evento que acontece em Curitiba ocorreu no mesmo local da edição anterior, no dia 15 de fevereiro. Fernando Almeida e Fábio Costa, os anfitriões, mais uma vez se superaram. Fizeram um belíssimo evento, carros sensacionais, lugar agradabilíssimo e pessoas especiais.

Confesso aos nobres amigos que fazer um evento deste porte, trazendo pessoas de todos os lugares do Brasil é uma tremenda responsabilidade. O encaminhamento natural é que cada vez mais, seja um evento apenas para pessoas amantes dos carros especiais, mas além de tudo, pessoas amantes da amizade. Ou seja, um evento fabuloso, mas somente para amigos. Segundo palavras do próprio Fernando, o FAC/FCC vem buscando refinar a qualidade das pessoas envolvidas no processo. A frota de carros expostas continua maravilhosa. A cada ano novas unidades juntam-se as anteriores, trazendo uma nova roupagem e, podemos dizer, que literalmente uma nova fotografia.

Mais uma vez contamos com a presença de muitos carros clássicos nacionais e importados. Carros impecáveis! Dificilmente veremos reunidos em um único evento tantos carros neste nível, principalmente se levarmos em consideração que quase a totalidade dos carros pertence a apenas dois colecionadores.

Infelizmente, pelos motivos expostos acima, o evento não é aberto para o público. Desta forma, me sinto na obrigação de postar neste espaço o que acontece todos os anos. As fotos traduzem a qualidade do evento.

Aproveito este espaço para parabenizar o amigo Fernando Almeida pelo nascimento do seu filho, o já conhecido “FACzinho”, assim nomeado pelo próprio pai. Dizem as más línguas que o pequenino nasceu com o GTI tatuado. Será? É possível!

Espero que gostem das fotos, que por si só, representam as palavras. Resolvi escrever pouco, dando lugar aos sentimentos dos olhos.

Ferrari, Porsche,Camaro, Ômega, Gol Gti e GT, Maverick GT, Dodge Charge, Opala SS, Passat Pointer e TS, Audi, Nissan, Toyota, Escort XR3, Santana GLSI, Monza,enfim, estes e outros tantos, presentes em diversas unidades, com cores e modelos variados, totalizando talvez uns 100 carros. Haja coração!

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

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03 2014

XIX ENCONTRO PAULISTA DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS

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INSCRIÇÕES PARA XIX ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS COMEÇAM SEGUNDA-FEIRA

 

O maior encontro de automóveis antigos da América Latina está cada vez mais próximo e para criar ainda mais expectativa entre os antigomobilistas os organizadores divulgaram que as inscrições para o XIX Encontro Paulista de Autos Antigos estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 10 de março.

Além dos tradicionais jantares e da imensa exposição dos veículos antigos mais raros, o Encontro Paulista vai contar também com o mercado de peças, que reúne stands de peças, miniaturas e artigos variados relacionados à esta paixão que move amantes e curiosos de todo o país. 

Para movimentar ainda mais o sangue dos aficionados pelos clássicos, em 2014 o encontro acontecerá em novo local, resgatando a ideia inicial do evento ser um museu itinerante a céu aberto. A cidade que recebe o evento este ano é Campos do Jordão/SP, entre os dias 1º e 4 de maio.

A visitação ao evento acontece em Capivari, local central da cidade, e é aberta ao público. Os interessados em participarem do encontro expondo seus veículos, seguindo a programação ou fazendo parte do mercado de peças deverão fazer suas inscrições pelo site www.encontropaulistadeautos.com.br. A programação do XIX Encontro Paulista de Autos Antigos será divulgada em breve.

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03 2014

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA.

  1963 -  VOLKSWAGEN BEETLE SEDAN (EUA)

 

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FOTO DA SEMANA

FIAT UNO TURBO  ANO 1996

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Parabéns ao proprietário pelo belo Uno.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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03 2014

ENCONTROS DE VEICULOS ANTIGOS

AMELIA ISLAND CONCOURS D`ELEGANCE 2014

 

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A Ilha Amélia (em inglês : Amelia Island) – é a mais meridional de uma cadeia de ilhas de barreira que se estende ao longo da costa leste dos Estados Unidos  da Carolina do Sul, Geórgia e extremo-nordeste da Flórida , sendo a única ilha desta cadeia que se situa no litoral da Flórida.

Tem cerca de 21 km de comprimento e 6 km de largura em seu ponto mais largo.

Está localizada ao norte de Jacksonville  e sul da Ilha Cumberland (Cumberland Island – Geórgia), no Condado de Nassau.

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FOTOS GENTILMENTE ENVIADOS PELO AMIGO RAFAEL CIMA DE BRASÍLIA – DF, QUE SE ENCONTRA NO EVENTO LEVANDO SEU PRETIGIO E CONHECIMENTO COMO GRANDE COLECIONADOR DA MARCA MERCEDES-BENZ.

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MAPA DA ORGANIZAÇÃO E COLOCAÇÃO DOS CARROS NO CLUB DE GOLF

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03 2014

ÁGUAS DE LINDÓIA 2014

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ÁGUAS DE LINDÓIA – A CIDADE QUE RESPIRA CARRO ANTIGO.

 

Por quase 20 anos, Águas de Lindoia realizou o Encontro Paulista de Autos Antigos, brilhantemente organizado pela SFAA (Sociedade Feminina de Autos Antigos). Com a transferência do Encontro Paulista para a cidade de Campos do Jordão, tanto a Prefeitura de Águas de Lindoia quanto vários colecionadores que estavam habituados com a presença de carros antigos na cidade, se manifestaram na continuidade de um evento de carros antigos.

Não foi difícil a própria cidade começar a procurar novas opções de organizadores de eventos de carros antigos buscando manter o antigomobilista na condição de continuar a “se sentir em casa”.

Assim, os mesmos organizadores do tradicional evento mensal “Encontro da Estação da Luz”, em São Paulo, que já acontece há mais de 10 anos em parceria com a prefeitura da capital paulista, foram convidados a dar continuidade no trabalho de manter Águas de Lindoia como a cidade mãe dos antigomobilistas.

Sejam todos, mais uma vez, bem vindos e este evento, que deixa de ser paulista, para ser BRASILEIRO.

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03 2014

VÍDEOS LEGAIS DA INTERNET

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MEMORIAL AYRTON SENNA

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FOTO DA SEMANA

CHEVROLET OMEGA CD ANO 1997

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Parabéns ao proprietário pelo belo Omega.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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03 2014

PERDIDOS NO TEMPO

CHEVROLET OPALA

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Mais um final triste para linha Opala, olhem o local que a árvore cresceu!

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02 2014

NOTÍCIAS ANTIGOMOBILISTAS

BURACO ‘ENGOLE’ CORVETTES EM MUSEU NOS ESTADOS UNIDOS

 

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O piso da instituição, em uma área denominada Skydome, desabou na madrugada do dia 12 de fevereiro de 2014.

Ás 5:44 os funcionários do local, que ainda estavam em casa, foram alertados, por uma empresa de segurança, que detectores de movimento haviam denunciado anormalidades no imóvel, localizado em Bowling Green, Kentucky.

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Um buraco se abriu e vários carros foram danificados. Com 40 metros de diâmetro e 30 metros de profundidade, a abertura “engoliu” oito Corvette: 1962 (Black Corvette), 1984 (PPG Pace Car), 1992 (White 1 Millionth Corvette) 1993 (Ruby Red 40th Anniversary Corvette), 2001 (Mallett Hammer Z06 Corvette), 2009 (White 1.5 Millionth Corvette), 1993 (ZR-1 Spyder) e 2009 (ZR1 “Blue Devil” ). Felizmente ninguém estava no National Corvette Museum.

 Fonte: Internet.

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02 2014

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN VOYAGE LOS ANGELES ANO 1984

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Parabéns ao proprietário pelo belo Voyage.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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