FOTO SHOW

BELA FOTO, BELOS CARROS.

10351103 972992566049752 1061091769522623773 n

27

05 2017

EQUIPAMENTOS DE ÉPOCA

jk

26

05 2017

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

15 E 16 JULHO

Acontecerá no dias 15 e 16 de julho de 2017, na cidade de São Bento do Sul – SC,  o 14º Encontro  de Veículos Antigos de São Bento do Sul.

PARTICIPEM!!!

24

05 2017

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN FUSCA

16426119 10206361388672183 1405296676126242125 n

Parabéns ao proprietário pelo belo Fusca.

BOA SEMANA A TODOS!!!

22

05 2017

PROPAGANDAS ANTIGAS

3413

20

05 2017

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN PASSAT GTS

passat gts 1983  656621 MLB20819982005 072016 F

Parabéns ao proprietário pelo belo Passat.

BOA SEMANA A TODOS!!!

14

05 2017

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

VALOR SENTIMENTAL! EXISTE ATRIBUIÇÃO?

6 27

Dizem que o carro antigo é valorizado por se tratar de relíquia. Peça rara que faz parte da história do automobilismo, seja nacional ou internacional. Estando em território brasileiro, pode ser nacional ou importado. Atribuir valor a uma relíquia é uma árdua tarefa. Valor de mercado, valor verdadeiro e valor sentimental. Qual ou quais usar? Se for para vender é uma coisa. Se for para achar que vale é outra. Esta última a melhor. Eu acho que vale, é meu!

5 28

Alguns antigomobilista usam a seguinte frase: meu carro tem um valor tal, pois atribuo um grande valor sentimental neste preço. Valor sentimental pode ser expresso por diversas maneiras. Exemplos: carro que pertenceu a alguém da família; carro que conquistou tal façanha; meu primeiro carro; carro que aprendi a dirigir; carro recuperado depois de anos, etc.. São tantos os apelos possíveis. Com o passar do tempo, qualquer carro que possuímos, começa a criar um elo, uma história, com o proprietário. Se considerarmos que pessoas se apegam a objetos como uma normalidade, sempre teremos vinculação ao valor sentimental. Aqui levamos sempre em conta que o público alvo deste espaço é o antigomobilista, seja colecionador ou admirador. De fato, são pessoas que gostam da preservação da história e, sendo assim, das suas relíquias.

2 41

O maior problema do valor sentimental é que ele só existe para você, no máximo estendendo-se para a família que, obviamente, participe deste enredo. Não adianta achar que qualquer observador ou propenso comprador fará “menção honrosa” a este sentimento, pois é seu. Tais exemplos acima citados, essencialmente, são importantes apenas para você. Qual importância terá para um terceiro, dizer que a sua referida relíquia tenha sido o seu primeiro carro na vida? Para ele será mais um carro antigo.

3 45

Não devemos confundir o valor sentimental, aqui abordado, com o valor histórico. Um carro antigo que pertenceu ao Ayrton Senna, por exemplo, terá um grande valor histórico atribuído. Este exemplo, talvez seja um dos poucos, que carrega também um enorme valor sentimental no seu preço de venda. Podemos dizer, neste caso, que o valor histórico se confunde com o valor sentimental. Uma junção de valores difícil de ser separada.

7 19

Muitas são as vezes que recebemos de terceiros o seguinte questionamento: Quanto vale o seu carro? Vou melhorar: Quanto vale esta joinha (diminutivo de jóia)? A resposta vem incisiva e “melada”, exatamente adoçada pelo valor sentimental: Não tem preço! E aí começam as explicações. Repetindo que são suas explicações – Este carro tem uma história… muito importante, portanto, um grande valor sentimental… No mercado vale xis, mas devido a tudo isto, vale três xis – Aí vem à réplica: Tá louco! E a tréplica: Tem alguma placa escrita vendo aqui? Compra outro então! É exatamente assim que acontece.

4 34

Eu sempre digo que sou apegado aos meus carros, pois todos tem alguma história importante comigo. Um exemplo muito claro é o meu Fusca 85, o Odisseu. Não é o exemplar mais lindo do Brasil, mas nenhum outro tem a sua história. Foi o meu primeiro carro na vida e exatamente ele, voltou a ser meu, vinte anos (por isto o nome Odisseu, vide mitologia grega) após eu tê-lo vendido. Não existe outro Fusca igual a este. Somente este Fusca, cadastrado sob este número de chassi poderia criar este valor sentimental.

1 44

Parece papo de louco, mas sabemos que não é. Os nobres amigos “loucos”, como eu, entenderão plenamente o significado de cada palavra escrita. Vamos seguindo, resgatando histórias, preservando o passado e, consequentemente, o futuro.

Aproveito a oportunidade para mais um ano desejar FELIZ DIA DAS MÃES para nossas queridas e importantes mulheres deste Brasil, em especial as nossas antigomobilistas, companheiras inseparáveis de sempre. PARABÉNS MAMÃES!

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

13

05 2017

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA

1954 – BARNDOOR KOMBI

1 30

2 32

3 38

4 33

5 31

6 30

7 24

9 15

10 14

8 18

11 16

12 12

13 7

14 6

15 4

11

05 2017

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

21 maio 17

Acontecerá no dia 21 de maio de 2017, na cidade de Araras – SP,  o 20º Encontro de Autos Antigos de Araras.

PARTICIPEM!!!

10

05 2017

FBVA – FEDERAÇÃO BRASILEIRA VEÍCULOS ANTIGOS

10580082 708023279234831 3307359481454675140 n 26

A FIVA está trabalhando mundialmente para preservar o direito do antigomobilista de circular com seus veículos de coleção de ontem nas ruas de amanhã.
E a FBVA como Autoridade Nacional FIVA – ANF no Brasil também!

13406964 1034105166626639 8058403673704645971 n

13445293 1034105163293306 502944575296100469 n

Fonte: FBVA

06

05 2017

MEMORIAL AYRTON SENNA

S E N N A   S E M P R E   S E N N A

JULHO 2017

04

05 2017

PLACA AMARELA

chevrolet veraneio ambulancia 1

03

05 2017

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN GOL GTS

16523347 1055134727966421 1069771393 o 1

Parabéns ao proprietário pelo belo Gol.

BOA SEMANA A TODOS!!!

01

05 2017

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

CRISE ECONÔMICA: BOM MOMENTO DE AQUISIÇÃO,

PARA AQUELES QUE PODEM.

7 22

Dizem os especialistas que o carro antigo teve uma valorização acima do esperado nos últimos anos, muito por conta do que vem acontecendo com o antigomobilismo. Realmente tivemos um número crescente e expressivo de entusiastas, que impulsionaram e mudaram o mercado. Sendo assim, financeiramente falando, foi muito bom para os antigomobilistas que já possuíam seu exemplar ou sua coleção. Já abordamos aqui o assunto precificação dos carros antigos, com alguns critérios, teorias e fatores que influenciam no seu memorial de cálculo.

6 28

Hoje, porém, temos um cenário muito diferente. Estamos atravessando uma das piores crises econômicas que o Brasil já teve. Levando-se em consideração que o antigomobilismo é um hobby e que os carros antigos são vistos também como investimentos financeiros, vale ressaltar que certamente houve uma queda nos valores destes carros, mesmo tornando-se mais raros a cada ano. Economicamente falando, são considerados como moedas de liquidez “imediata”, no momento da necessidade. Mas, neste caso, liquidez imediata pode não ser uma venda com um bom retorno do investimento. E, basicamente, é o que vem acontecendo. Começamos a ver muitos carros antigos à venda. Os preços ainda altos, mas abaixo do que já esteve. Famosa lei da oferta e procura. Basta olharmos os sites de anúncios de carros antigos.

8 16

2 30

O mercado é assim, alguém precisa perder para outros ganharem. Carro parado na garagem e necessidade financeira “batendo a porta” não combina com o correto.  Melhor vender o bem móvel, carro antigo, mesmo com muita dor no coração, do que colocar em risco a saúde financeira da família, do negócio ou de ambos. Neste caso, o valor sentimental termina quando a necessidade financeira adentra a garagem.

Considero o carro antigo com excelente investimento, pois além da valorização que sempre haverá, seja em maior ou menor proporção, temos o grande prazer de possuí-los e colocá-los a serviço das nossas pretensões de lazer e entretenimento. Eu, particularmente, tenho sérios problemas com a venda, pois erroneamente, sei lá, me apego aos carros. Todos os meus carros são ligados a mim por algumas histórias de vida. Odisseu, o Fusca, foi meu primeiro carro. Trovão Azul l, o Passat GL, está comigo há vinte um anos, sendo o carro que eu tinha quando conheci minha esposa e que carregou meus filhos para casa quando nasceram. E por aí vai… Significa dizer que tenho minhas paixões, que como todas, podem se tornar doloridas em momentos de perda.

3 36

Mas, como sempre utilizo este espaço humildemente tentando melhorar nossas pessoas, logicamente muito me incluindo, procurando trazer um pouco de informações simples e cotidianas de nós, pobres mortais, além do grande prazer e entusiasmo em homenagear nossos carros antigos, mas principalmente nossos homens de boa fé, deixo aqui minha mensagem de que o momento é muito complicado para o nosso País, mas como sempre foi e será, precisamos continuar nossos trabalhos de formigas, carregando, batalhando, sorrindo, ajudando, modificando, exercendo nossos deveres e direitos, enfim, continuarmos sendo brasileiros, isto é: “não desistirmos nunca”!

Infelizmente atravessamos e lutamos uma guerra denominada corrupção, onde me sinto um agente passivo em sua formação, mas extremamente ativo na sua abolição ou, na realidade, no seu aniquilamento. Sim, este mar de lamas muito tem atrapalhado o antigomobilismo, haja vista a queda de investimentos do poder público e da iniciativa privada nos eventos pertinentes. Está cada vez mais difícil realizar qualquer evento. Uma pena! Vamos vencer esta guerra, pois os verdadeiros guerreiros somos nós.

1 28

4 31

5 29

Não temos as conhecidas e infelizes guerras declaradas em nosso Brasil, mas não conseguimos mensurar, portanto contabilizar nossas baixas diárias, abatidas pelo mais alto calibre desta arma cruel e giratória, velada nos calabouços dos corruptos e seus corruptores. Calabouços, exatamente locais apropriados para ratos. Uma comparação ruim, pois o afamado animal tem suas serventias.  Aliás, não se enganem, pois muitos corruptos se utilizam do antigomobilismo e nas vaidades deste meio. Por isto, nunca me embriaguei com os vaidosos, pois a chance de decepção é imensa. O que há por trás de cada coisa sempre será um mistério.

Prezados amigos desejo-lhes uma grande batalha contra estes infelizes malfeitores, mas com muita fé nos homens e, principalmente em Deus, aproveito a ocasião para alegre e esperançosamente publicar meus votos de uma excelente Páscoa para todos.

Ferrugem nas veias e pé na tabua! Vamos ao trabalho.

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA

1961 – BEETLE CONVERTIBLE

1 29

2 31

3 37

6 29

5 30

4 32

7 23

8 17

11 15

9 14

12 11

10 13

13 6

14 5

15 3

11

04 2017

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN PASSAT POINTER

Passat pointer

Parabéns ao proprietário pelo belo Passat.

BOA SEMANA A TODOS!!!

10

04 2017

FBVA – FEDERAÇÃO BRASILEIRA VEÍCULOS ANTIGOS

10580082 708023279234831 3307359481454675140 n 25

17425931 1901863780089450 4411962278189119070 n

Presidente da FBVA, Roberto Suga com o Diretor Regional do Paraná, Roberto Biesemeyer e o Presidente Artur José Rodrigues Xavier (centro) no jantar de filiação do MP LAFER AUTO CLUBE DO PARANÁ na Praia de Caiobá em Matinhos, cidade do litoral paranaense.

17634616 1901863786756116 3534149767797829472 n

17626379 1902180263391135 6789816179284248654 n

Fonte: FBVA

08

04 2017

PLACA AMARELA

maxresdefault 3

06

04 2017

MEMORIAL AYRTON SENNA

S E N N A   S E M P R E   S E N N A

JUNHO 2017

04

04 2017

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN GOL GT

golgt

Parabéns ao proprietário pelo belo Gol.

BOA SEMANA A TODOS!!!

03

04 2017

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

5 6 7 maio 2017 1

Acontecerá no dias 05, 06, e 07 de maio de 2017, na cidade de Pomerode – SC,  o 3º Encontro Catarinense de Veículos Antigos.

PARTICIPEM!!!

01

04 2017

PT CRUISER MANIA

P T  C R U I S E R

S7 modele  chrysler pt cruiser cabrio

CHRYSLER PT Cruiser 2179 31

30

03 2017

EQUIPAMENTOS DE ÉPOCA

uoj

29

03 2017

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET ÔMEGA CD

16559175 1055134697966424 1066921142 n

Parabéns ao proprietário pelo belo Ômega.

BOA SEMANA A TODOS!!!

27

03 2017

PLACA AMARELA

placa 20velha

25

03 2017

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

jacarei 2 de abril 17

Acontecerá no dia 02 de abril de 2017, na cidade de Jacareí – SP,  o  XVI Encontro de Veículos Antigos de Jacareí.

PARTICIPEM!!!

23

03 2017

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

Nome: Fernando Pavani

Idade: 25 anos

Naturalidade: Brasileiro

Onde Reside: Pelotas-RS

Profissão: Comerciante

untitled 27

1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Sem dúvidas, a linha Chevrolet Opala. É um modelo que fez parte da minha vida, mas também de tantos outros brasileiros. Também tinha uma gama de versões que iam do popular ao luxuoso, passando pelo esportivo. Fora todas as virtudes (e máculas) que já são conhecidas.

2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Sempre foi uma relação muito próxima, íntima até. Aprendi a ler com menos de 4 anos de idade, em virtude das revistas automotivas. Sempre preferi miniaturas à bonecos de ação. Reconhecia todos os modelos de automóveis, bem como algumas características como siglas das versões ou cilindradas.

3- BGM - Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

O Opala sempre foi um carro que fez parte da minha história, mas só se tornou o preferido quando meu pai adquiriu um, quando eu tinha uns 4 anos de idade. Até então, meu pai havia tido dois Voyage, e esse era meu carro preferido.

No entanto, logo em seguida o Opala passou a fazer parte da minha vida. Quando a internet chegou lá em casa, em 2000, isso se tornou ainda mais evidente, pois podia colecionar fotos sem nenhum custo. E logo passei a movimentar campanhas pra que o carro da família fosse um Diplomata, o que só ocorreu mais tarde.

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Aos 9 anos de idade, meu avô confiou o volante de sua Omega Suprema pra que eu ensaiasse os primeiros passos. Foi ele quem me iniciou no mundo antigomobilista, onde o acompanhava em alguns encontros pequenos locais e ouvia suas histórias repletas de saudosismo.

Com 10 anos de idade, tive algumas lições mais completas ao volante de um Corsa Sedan, também sob a supervisão dele.

Embora meu pai sempre tenha sido um incentivador e parceiro pro mundo dos automóveis, as primeiras lições ao volante ficaram a cargo do meu avô. Se hoje dirijo bem, credito isso à ele. Se dirijo mal, credito ao CFC.

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Foi um Diplomata SE 1988, com motor 250-S de fábrica, na cor bege Arpoador com interior monocromático marrom. Esse carro chegou na família quando eu tinha 16 anos de idade, e quando aprovado na prova da habilitação, meu pai entregou as chaves dele.

Na ocasião, era o carro da família, mas passou a ser o meu carro. E logo ele foi pra restauração, onde ficou por um bom tempo, deixando toda família a pé.

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Junto com esse Opala, vivi muitas histórias politicamente incorretas. Mas me recordo de um dia onde ignorei um princípio de superaquecimento pra evitar ser ultrapassado por uma Marea Weekend.

No posto, enquanto um mecânico fazia um conserto provisório, pra que eu pudesse retornar pra casa, um amigo foi me socorrer com um Marea Sedan. Sabendo da história, com o Opala funcionando, resolvemos tirar a prova. Foi a vez de quebrar a caixa do Opala, um dente da engrenagem da segunda marcha.

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

Uso um Hyundai Azera V6 da família. O grande problema desse carro é encontrar um substituto: não vejo nenhuma alternativa com o mesmo nível de conforto, confiabilidade, desempenho e liquidez sem que precise investir 2 vezes ou 2 vezes e meia o valor dele.

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

Enxergo como um movimento amplo e abrangente, mas bastante segmentado. Como em qualquer ramo, há conflitos de interesses, mas que no caso em pauta, não se sobrepõe ao motivo maior, que é o automóvel antigo.

O antigomobilismo, de forma indireta, movimenta a economia e gera muitos empregos. Isso exige uma especialização cada vez maior dos profissionais. Pela união dos antigomobilistas, maus-profissionais ou golpistas, de forma geral, tem vida curta no ramo. Isso é sempre admirável.

9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Em 2005 fui convidado a participar do Veteran Car Club de Rio Grande-RS, cidade vizinha a que moro. É um clube que hoje está discreto, embora o cenário antigomobilista em Rio Grande seja bem movimentado.

Em 2008, junto com um amigo, idealizamos a Confraria do Opala, onde realizamos alguns encontros pra comemorar os 40 anos do Opala- o que, modestamente, fizemos com maestria.

Desde essa época, participo regularmente dos eventos da AVASUL, que promove eventos mensais em Pelotas e prestigia vários outros encontros pela região, proporcionando um ambiente familiar e muito interessante.

Depois, meu envolvimento com os bastidores dos clubes retornou em 2015, com a fundação do SinPic-RS, um grupo de amigos que participou das mais diversas fases do antigomobilismo aqui no estado. Cada qual de uma localidade distinta, nossas reuniões ocorrem sempre com um churrasco feito nos encontros tradicionais do Rio Grande do Sul (Expoclassic, Quinta Clássica, São Marcos).

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

O antigomobilismo é um dos poucos movimentos que conheço capaz de prover união e quebrar distâncias ao se fazer novos amigos.

Nesse sentido, digo que o blog Garagem do Márdel reflete com fidedigna precisão o espírito antigomobilista- muito pelo carisma de seu autor, é verdade.

Agradeço o convite para participação dessa entrevista, pelo qual fiquei verdadeiramente lisonjeado.

Um forte abraço a todos!

ABAIXO FOTOS DOS CARROS DO FERNANDO

1 27

6 27

3 35

4 30

5 28

2 29

21

03 2017

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET MONZA SR

monza

Parabéns ao proprietário pelo belo Monza.

BOA SEMANA A TODOS!!!

20

03 2017

FBVA – FEDERAÇÃO BRASILEIRA VEÍCULOS ANTIGOS

10580082 708023279234831 3307359481454675140 n 23

16830956 1881062685502893 9035473839332280544 n

O Presidente da FBVA, Roberto Suga e o Vice-Presidente Altair Manoel estiveram no DETRAN-SC e reuniram-se com a Dra. Alina Zimmermann Largura para um intercâmbio de informações e de apoio técnico nos licenciamentos dos veículos de coleção, na oportunidade, também fizeram a entrega dos selos comemorativos da FBVA.

17

03 2017

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

FAC/FCC/SPEED UNLIMITED 2017. ESPETACULAR!

1 26

Aconteceu em Curitiba mais uma edição deste magnífico e famoso evento, desta vez a de número nove. Concebido pelo nosso amigo Fernando Almeida, tendo sua primeira edição em 2009, apenas como FAC, iniciais de Fernando Almeida Collection. Hoje, conta com mais dois colaboradores, Fábio Costa e Roderjan Busato, que batizam como Fábio Costa Collection e Speed Unlimited, este último proprietário de uma equipe profissional de arrancadas. Um evento apenas para convidados escolhidos, vindos de toda parte do Brasil. Segundo Fernando, “um evento para amigos, onde nem mesmo o amigo do amigo será bem vindo. Precisamos ter um ambiente familiar e amistoso.”

Fernando Almeida é um grande apaixonado pela marca Volkswagen, especialmente os denominados quadrados, fabricados no final da década de 80, início da década de 90. Conhecido nacionalmente por ser proprietário de uma grande coleção de Gol GTI, impecáveis sobe todos os aspectos. Considerado hoje, o maior promotor de evento particular do Brasil, pois neste ano estiveram presentes aproximadamente 700 pessoas uniformizadas e cadastradas. Segundo informações dos organizadores há uma preocupação muito grande com este crescimento, pois a concepção é para um evento mais intimista, onde todos deverão receber sempre as devidas e merecidas atenções. Coisa de anfitriões!

14 4

8 15

3 34

Embora esta edição tenha sido a maior de todas, em número de presentes, considero que tenha sido uma das melhores, pois a organização se supera a cada ano. Grandes carros, boa comida e bebida, local maravilhoso, organização, limpeza, tudo impecável. Tudo pensado e feito para a excelência do evento. Desta vez uma presença maior das famílias, inclusive ressaltando a preocupação com as crianças, recebidas com a montagem de piscina e brinquedos afins.

4 29

12 10

Como todo encontro de carros antigos, embora sem a chancela de qualquer clube de carros, une-se o homem com as máquinas, perfazendo uma combinação magnífica. Vale ressaltar que a mostra de carros não se restringe apenas aos antigos, pois a coleção dos anfitriões é bastante sortida de carros atuais e impecáveis também. Aliás, debutaram neste ano alguns exemplares maravilhosos, modelos que chamamos de “Naves”, pois realmente são. Ferrari, Lamborghini, Porsche, Camaro, Audi, enfim, um plantel respeitável e admirável. Dentre os mais antigos, destaque para a linha Volkswagen, representada pelos modelos GT e GTI do Gol, EX e GlS do Santana, GTI do Golf, TS e GTS Pointer do Passat, GLS, Los Angeles e Sport do Voyage, dentre outros. Uma infinidade de Opalas, Maverick, Dodge Charger RT, Escort XR3, Kadett GSI, enfim, tantos outros antigos e clássicos automóveis que fizeram e fazem parte da vida do brasileiro. Como sobremesa a exposição de alguns exemplares de carros de arrancada. Infelizmente, não tenho conhecimento para dissertar sobre tal assunto, mas de certo que além de extremamente potentes, os “nervosos”, são impecáveis, parecendo brinquedos sem uso. Carros com investimentos altíssimos, pilotados por dois dos anfitriões. Um mundo a ser explorado e melhor entendido. Prometo fazer uma matéria apenas sobre este assunto, mais para frente.

17 2

18 3

19 3

20 1

Que venha a 10ª edição em 2018, certamente mais um momento inesquecível, de altíssimo nível, unindo amigos através dos carros especiais. Participar deste evento é motivo de orgulho, uma experiência única para os amantes dos carros. Um privilégio para poucos, embora seja marcante no calendário nacional.

Parabéns Fernando, Fábio e Roderjan! Uma grife denominada FAC/FCC/SPEED UNLIMITED.

Salve “Piá”, salve Curitiba!

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

2 28

5 27

6 26

7 21

10 12

9 13

11 14

16 3


13

03 2017