FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN PASSAT POINTER ANO 1986

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Parabéns ao proprietário pelo belo Passat.

BOA SEMANA A TODOS!!!

 

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11 2014

ESPAÇO VOLKSWAGEN

TRÊS VOLTA AO MUNDO A BORDO DE UM FUSCA

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Em 1951, o jovem Wolfgang Paul Loofs foi um dos milhares de alemães que emigraram do país para escapar da ocupação russa, estabelecida em 1949. Com um irmão morto na guerra e uma irmã desaparecida em um campo de concentração, ele não pensou duas vezes quando viu que o Canadá precisava de mineradores na cidade de Trail, na fronteira com os EUA: se inscreveu para trabalhar no Novo Mundo.

Foi na Inglaterra, como intercambista (um dos primeiros estudantes de intercâmbio no país) que ele soube que os canadenses precisavam de mão de obra e, já que estava fora da Alemanha e não tinha muito a perder, ele acabou pegando um navio.

Em pouco tempo ele já não estava arrancando minérios, e sim os analisando em um laboratório. Dedicado, em 1957 Loofs já era um cidadão canadense e conseguiu comprar um Fusca 1955 — semi novo, muito bem conservado. Foi o carro que mudou sua vida — na verdade, as coisas mudavam sempre muito rápido na vida de Loofs, o que contrasta muito com sua personalidade calma, de fala lenta e tranquilizadora.

Naquele mesmo ano, Loofs descobriu que um de seus irmãos, que havia sobrevivido à guerra, foi trabalhar com uma equipe de filmagem na Terra do Fogo — o arquipélago no extremo sul do planeta. E então, ele decidiu que iria visitar seu irmão na América do Sul. Como ele faria isto? Dirigindo, claro!

Wolfgang Paul Loofs partiu no dia dois de 1957 e rumou ao sul. Atravessou os EUA, a América Central e a América do Sul — muitas vezes, por lugares que não tinham nem estradas. Contudo, o Fusca era — nas palavras dele — um carro relativamente barato de comprar e manter, e simples também, o que o fez colocar à prova seus dotes de mecânica e aperfeiçoá-lo. O fato de o motor ser refrigerado a ar ajudava, também, pois não foram poucas as vezes em que ele mal conseguia água para beber — imagine para colocar em um radiador!

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A primeira viagem durou 196 dias e consistiu em 61.000 km, dos quais 42.000 foram percorridos sobre terra e 19.000 pela água — ou a distância de uma volta ao mundo e meia. As viagens pela água foram em balsas, para atravessar rios e canais, e também pelo Atlântico, pois Loof decidiu visitar a família na Europa.

Em cada uma de suas aventuras, Loofs dava um nome ao Fusca 1955 — nesta primeira, sem saber direito como seriam as coisas e sabendo que viajaria por vários países que falavam espanhol, ele chamou o carro de Fe en Dios, ou “Fé em Deus”.

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A segunda viagem foi até a África e, novamente, Loofs fez questão de cumprir boa parte do trajeto por terra. Partindo em 1961, ele viajou por 183 dias e percorreu 60,8 mil km — velejando dos EUA, atravessando o continente africano de carro, velejando para a Austrália, atravessando o continente de carro (de novo) e velejando de volta à América do Norte. Desta vez o carro foi batizado de Malgré Tout, ou “Apesar de Tudo” em francês.

Paul pegou gosto pela coisa e decidiu viajar de novo em dezembro de 1966 — e, sabiamente, batizou o carro de Once More, ou “Mais uma Vez” em inglês. Ele saiu de São Francisco de barco e dirigiu por todo o sudeste da Ásia, atravessou o Oriente Médio e a Europa e velejou para Montreal, no Canadá. Foram 63,5 mil km em 172 dias.

As rotas das três viagens de Paul

Ele nunca foi um cara rico e, nas três viagens, decidiu gastar o mínimo possível. Os reparos no carro eram quase todos realizados por ele mesmo, o pouco dinheiro que tinha era usado para comer e, em vez de gastar com hospedagem, Loofs transformou o Fusca em sua casa sobre rodas. Agora, se o Fusca mal tem espaço para uma família de quatro pessoas, como alguém poderia morar nele por tanto tempo?

Não foi tão difícil: depois de se convencer que podia morar em um Volkswagen fabricado em 1955, Paul tirou o banco do carona e o banco traseiro para dar lugar a um colchonete, seus pertences e um fogão portátil. Ele não precisou de muito mais que isso para se tornar um dos homens mais viajados do mundo — e cheio de histórias para contar, como pode ser visto no vídeo abaixo, feito pela Volkswagen do Canadá e lançado em dezembro de 2013. É o tipo de coisa que você precisa assistir para entender.

Depois de viajar com o carro por tanto tempo, Paul vendeu o carro de volta para a Volkswagen por meros US$ 110, e os direitos de imagem por mais US$ 25. A marca levou o carro para diversas concessionárias pelos EUA até 1973, quando foi vendido a um novo dono, que o vendeu para um empreiteiro canadense chamado Emmanuel Thuillier, morador de Ontario, em 2010.

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A Volkswagen conseguiu rastrear Thuillier e, em junho do ano passado, promoveu o reencontro entre Paul e seu Fusca. Ao entrar no carro pela primeira vez em mais de quarenta anos e colocar as mãos sobre o volante, ele só disse “preciso sair daqui antes que comece a chorar” — e riu. É o tipo de coisa que se pode esperar de um cara que atravessou o mundo e morou em um Fusca por quase dez anos, não é?

*Créditos: Dalmo Hernandes

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11 2014

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA.

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11 2014

ENCONTROS DE VEICULOS ANTIGOS

6 º BGT EM ÁGUAS DE LINDÓIA – SP

Aconteceu entre os dias 14 à 16 de novembro de 2014

SUCESSO TOTAL, PARABÉNS AOS REALIZADORES

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*Crédito Fotos: Quadrados Perfeitos.

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11 2014

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET CARAVAN DIPLOMATA ANO 1986

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Parabéns ao proprietário pela bela Caravan.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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11 2014

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

 

Nome: George Zoe Toubas

Idade: 46

Naturalidade: Ouro Preto – MG

Onde Reside: Goiânia – GO

Profissão: Empresário

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1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Opala Cupê 6cc ano 1978

 2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Muito próxima pois sempre pegava o carro escondido ou lavava para dar a “voltinha”.

3- BGM - Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

Opala WAY -250-S Branco Modelo 1975 a 1979

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Aos 09 anos já peguei no volante em movimento e aos 13 guiei sozinho. Um Opala Especial amarelo 4 portas ano 1974 4cc de meu Nobre Pai.

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Meu primeiro carro foi justamente o Opala Especial amarelo 1974, ganhei ele quando tinha 17 anos e rebaixei ele e instalei cambio de 4 ,marchas no assoalho, instalei escapamento 4×2, tuchos mecânicos e aliviei o platô. Tinha calotas do Diplomata 1985, e fiquei com ele ate os 20 anos quando vendi com o intuito de comprar o carro dos sonhos…um Opala 2 portas Branco 250-S.

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Um dia triste, era no ano de outubro de 1991, e estava preparando o carro para a arrancada que aconteceria no final de semana no autódromo de Goiânia, passei na frente do Bar ALQUIMIA na Rua 09 Setor Oeste quando meu Opala Branco não sabendo o porque começou a pegar fogo no motor, e desesperadamente depois de muita ajuda de todos que passavam ali, consegui apagar o fogo que dominou toda a frente o veículo. Resultado, as duas mãos queimadas o carro inultilizado e muita tristeza não so minha mas de todos ali presentes. Anos se passaram e as pessoas chegavam a mim e perguntavam: Vc tem aquele Opala que pegou fogo na frente o Alquimia ainda??

Outro fato porém agora alegre é no ano de 1994 quando os Bólidos de Cuiabá –MT. Vieram arruncar aqui em Goiânia e um Maverick Branco de fibra de Vidro e motor com uma quadrijet gigante, ao saber que o Laércio Justino não estava presente, me desafiou no microfone e depois de muita insistência me colocaram lado a lado com ele na Bandeira de Largada, mesmo sendo categorias diferentes. Estava norvoso e o autódromo todo parou nesse dia. A arquibancada toda sentada, dada a largada…1° ….2° …3° marchas….estava no meio da reta….olhei para o lado ….cadê o Maverick??/ tinha ficado para trás, destracionou com Mickey tonpson e tudo…por um instante vi a arquibancada toda levantar e gritar…faltava 50mts…vou ganhar…haa o Maverick ainda me passou e ficou com um carro na frente. Este dia vieram pessoas inclusive o dono do Maverick me cumprimentar no meu Box…”Parabens…seu carro pelo pouco de coisas que tem é muito bom…”Fiquei sabendo depois que vários mecanicos apostaram na vitória do meu carro na quele dia.

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

 Honda Fit, uso no meu dia a dia, muito bom, porem gosto de utilitários pois carrego diversas coisas no trabalho e no meu dia a dia.

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

Um movimento que cresce a cada dia e com a atenção e cuidado de todos tem tudo para se tornar um hobby ou movimento profissional aqui no Brasil, podemos chegar a um nível como nos EUA. Mas ainda levará tempo e os custos serão altos. Temos apesar de poucas opções de carros potentes antigos, mas são poucos bem amados e valorizados.

9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Logo que meu carro voltou a circular em 2006 me inscrevi no Opala GYN, a pesar de achar que deveríamos juntar forças com outros Clubes pois a União faz a força, sempre tenho noticias dos encontros, porem não participo com freqüência, pois prefiro os bólidos de competição e arrancadas onde   tem a maior cavalaria possível.

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Amigos, esta é uma oportunidade de agradecer a todos, mecânicos, pilotos, torcedores fanáticos, e amantes da velocidade como eu, agradecer por toda a força que tive quando participava das competições ou rachas nas ruas, obrigado pelo apoio, nas alegrias e nas tristezas também, e se hoje tenho todas essas historias para contar e principalmente ao meu filho no futuro, é graças a ajuda e a amizade de todos vocês. Foi uma época Mágica de minha vida, que consegui realizar o sonho de criança, daquela criança que apenas sonhava em ter um Opala 250- S Branco.

Obrigado amigos

ABAIXO FOTOS DOS CARROS DO GEORGE

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11 2014

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

MANTENDO O LEGADO DO ANTIGOMOBILISTA. UMA TAREFA ÁRDUA.

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A pertinência deste assunto me faz refletir diariamente, principalmente pensando na maneira de fazer com que os meus filhos, netos, ou seja, meus descendentes tenham algum carinho pela história que procurei semear e manter ao longo destes anos. Devemos considerar que muitos antigomobilistas, além das histórias deixam seus espólios, peças importantes no acervo do antigomobilismo. Como fazer para que haja continuidade, priorizando o legado do histórico familiar de cada peça?

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Sempre digo que existem peças que nunca deveriam sair daquela família, pois, na maioria das vezes, se apagam quando vão para outras mãos, ou melhor, para outro DNA. Vou melhorar a questão exemplificando: Imaginemos o fusca que pertence a uma determinada família há 40 anos e, por infelicidade, após acontecimentos, seja vendido para outra família. Este fusca, até que crie nova história e raízes, não será o mesmo fusca.

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Tenho um Passat GL 88/89 que está comigo há 19 anos. Um carro que tem muitas histórias maravilhosas na minha família. Quando olho para ele tenho a sensação de que minha vida na fase adulta, principalmente como namorado, marido e pai, sempre esteve ligada ao “trovão azul”. Nunca este carro terá uma história tão interessante, caso vá para as mãos de outra família.

Sendo assim, existe uma preocupação latente de fazer com que os descendentes tomem gosto e apreço pelo antigomobilismo, pois, se Deus quiser, estes carros serão deixados e deverão permanecer nos acervos familiares. Vejo muitos casos em que a dificuldade de manter e o pouco entusiasmo dos descendentes fazem com que toda a história seja desfeita e os acervos diluídos, ou até mesmo, destruídos ao longo do tempo.

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Sei de alguns antigomobilistas que ao longo dos anos se preocupam em preparar algum descendente para que no futuro, assumam como curadores dos acervos. Muitos dizem que os filhos nasceram com “ferrugem nas veias” e, caso não tenham, necessitamos injetar, pois assim terão o “vírus”.

Particularmente, procuro mostrar aos meus filhos a história de cada carro, mas principalmente externo minha felicidade de poder estar junto à minha família, em momentos tão divertidos e maravilhosos, sendo proporcionados pelos carros antigos. Tento inseri-los no mundo fantasioso, porém muito especial, que vivemos quando estamos neste universo. Procuro alertá-los dos males, mas escancaro as benesses que existem. Existem desde que nossos olhos estejam afeitos.

A maior dificuldade de um antigomobilista é manter as relíquias, portanto, sem dúvida, fazer com que as pessoas (filhos, netos, genros, esposas, etc.) aceitem estes desafios é uma tarefa muito árdua. Por isto, fazer a balança pender para o lado da continuidade, é acima de tudo, mostrar que as emoções, as alegrias e o prazer indescritível, sempre serão maiores do que a bateria sem carga, as mãos sujas de graxa, os enguiços, a limpeza diária, enfim.

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Espero, sinceramente, que meus filhos tenham a tal ferrugem nas veias, pois gostaria muito de vê-los dando continuidade ao que falo, escrevo e faço, principalmente para que mantenham pelo menos o “TROVÃO AZUL” em nossa família. Lógico que carros não são pessoas, mas nós, pessoas, necessitamos almejar. Um dia almejei, fizemos história. Hoje mantenho. Amanhã daremos continuidade. Vida que segue. Segue em cima do carro antigo, riscando as estradas, ecoando os “roncos” nas montanhas, fazendo os olhos brilharem. Alegrando-nos. E, sendo assim, uma história que nunca termina, muito menos se apaga, pois vive em nossas recordações.

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

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11 2014

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN VOYAGE 4 PORTAS

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Parabéns ao proprietário pelo belo Voyage.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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11 2014

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

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Acontecerá dias 08 e 09 de novembro de 2014, na cidade de São Paulo – SP, o Encontro Nacional de Ônibus e Caminhões Antigos e Sua Evolução Tecnológica.

PARTICIPEM!!!

08

11 2014

PROPAGANDAS ANTIGAS

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11 2014

MEMORIAL AYRTON SENNA

SENNA SEMPRE SENNA

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11 2014

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET OPALA 1975

Opala 1975

Parabéns ao proprietário pelo belo Opala.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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11 2014

NOTÍCIAS ANTIGOMOBILISTAS

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festivalmotorama@gmail.com

 

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11 2014

NOTÍCIAS ANTIGOMOBILISTAS

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PNT-TT

Motul patrocinará corrida de motos históricas no Brasil

  • Evento Pé na Tábua vem se tornando tradicional na promoção da cultura e do resgate de nosso patrimônio histórico-cultural.
  • Espaço “Motul Classic” prestará homenagem aos 90 anos da marca inglesa H.R.D.

Barra Bonita-SP, 29 de outubro de 2014 – Muito tradicional no exterior as corridas de veículos antigos vem, aos poucos, conquistando o Brasil onde alguns eventos como o Pé na Tábua (www.penatabua.com) vai, a cada ano, se solidificando pela irreverência, simpatia e forte conteúdo histórico.

Famoso pelas corridas com carros até 1936 o PNT vem, pela primeira vez, reunir motocicletas com mais de 30 anos para uma histórica prova de entretenimento dinâmico onde, de quebra, o público poderá conhecer de perto a evolução tecnologia das motos pelo mundo.

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A Motul, mais antigo fabricante de lubrificantes do mundo, fará parte do Pé na Tábua com um estande de apresentação da sua linha “Classic”, um óleo desenvolvido junto com a FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos) para atender o mercado de colecionadores de veículos antigos.

O Pé na Tábua para motos, PNT-TT, acontece nos dias 29 e 30 de novembro na cidade paulista de Barra Bonita e já conta com mais de 100 motocicletas inscritas. Maiores informações no site do evento.

H.R.D. Vincent será a marca homenageada.

Uma das mais notáveis marcas de motocicletas já produzidas na história, a inglesa H.R.D., completa 90 anos em 2014 e para comemorar o aniversário da motocicleta que já foi “a mais veloz do mundo” o espaço “Motul Classic” será dedicado à marca expondo três modelos históricos.

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Criado para atender o mercado de veículos antigos, o lubrificante Motul Classic é importado para o Brasil em duas versões: SAE 50, para veículos fabricados até 1950; e 20W50, para veículos fabricados entre 1951 e 1980. No caso específico das motocicletas, a versão 20W50 atende até os modelos fabricados até 1970 que possuírem o motor e o câmbio fundidos no mesmo bloco.

O “Motul Classic” é indicado para veículos de coleção que funcionam esporadicamente e, pelo tempo parado, correm o risco de ter todo o óleo escorrido para o cárter prejudicando o motor numa eventual partida. O “Motul Classic” possui propriedades que criam uma camada de proteção nas partes móveis permitindo um maior cuidado no motor mesmo depois de longos períodos de hibernação. Pode ser encontrado no site exclusivo para o produto que atende direto aos colecionadores no www.motulclassic.com.br

Serviço:

Nome: PNT-TTCorrida de Motos Históricas

Local: Kartódromo Pedro Ometto – Barra Bonita / SP.

Data: 29 e 30 de novembro de 2014

Informações: www.penatabua.com

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11 2014

HOT RODS

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10 2014

FOTO DA SEMANA

BMW 325I ANO 1983

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Parabéns ao proprietário pelo belo BMW.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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10 2014

COLUNA DO CHRISTIAN MONTEIRO

          Olá, amigos antigomobilistas!

          Não revelo novo segredo para os amigos antigomobilistas e autoentusiastas quando apresento um forte viés de paixão nesse fascinante mundo dos automóveis inclinada pelas obras-de-arte europeias. Tendo lá as minhas origens de família, cresci vendo a Alemanha produzindo os melhores carros do mundo quando tratamos de avanços tecnológicos aliados à resistência e qualidade de projeto e insumos, e a Itália produzindo alguns do supercarros que permeiam a imaginação de qualquer um de nós que tem bom combustível de alta octanagem bombeado pelo coração. Enfim, razão, emoção, paixão…

          Mas… nasci, cresci e vivi as minhas descobertas automotivas em um Brasil em que os projetos americanizados tinham um apelo enorme! Ford Maverick 302 V8 GT, Ford Galaxie Landau, Dodge Charger R/T… como não se apaixonar por eles? Pra mim, humanamente impossível oferecer resistência! Então, sintetizamos o conceito Motorsport & Classics Collection!

          Assim, me apresento. Vamos falar aqui, nesta coluna, de carros! Carros apaixonantes! Carros que deixaram a nossa história mais densa, forte e brilhante, cheia de adrenalina! É o mote do que escrevo e do que coleciono. Se pudéssemos remodelar o termo, de Carros Antigos o levaríamos a Carros Empolgantes! Simples assim. Porque para cada um, uma história! E vamos acelerar!!!

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Mercedes-Benz 500K/540K Special Roadster

          Nesta primeira missão, para começar bem e em alto estilo, vamos de Mercedes-Benz 500K / 540K Special Roadster, um carro que nutre de forma surpreendente paixões e emoções por onde se apresenta!

          As histórias dos Mercedes-Benz 500K/540K (em todas as versões e não só os Special Roadster) se fundem com a própria guerra mundial. Sem apologias, é fato incontestável que ficaram famosos mundialmente também por serem utilizados por toda a hierarquia nazista. Foram desenvolvidas a pedido do Reich 12 unidades especiais em comprimento, com chassi estendido, tendo 3.880 milímetros de distância entre-eixos, conversíveis e com 06 lugares. Um especial era usado pelo poderoso Hermann Göring, chefe da Força Aérea alemã, Ministro e vice de Hitler em todas as funções, que encomendou em 1937 um 540K Special Roadster de cor azul e blindado, com o brasão da família nas portas, apelidado de Ganso Azul e que passou a ser o seu carro de uso diário, com várias passagens registradas pela história a bordo do exuberante e cultuado exemplar. Sim, algumas das decisões que mudaram os rumos do mundo foram provavelmente tomadas dentro de um Mercedes-Benz Special Roadster!

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          Colecionável Top Premium…

          Desejados por 10 entre cada 10 colecionadores do mundo, 58 unidades ao todo desta magnífica obra denominada antes de 1936 Mercedes-Benz 500K Special Roadster, e a partir deste ano 540K Special Roadster, foram produzidas entre 1934 e 1940 pela marca de Stuttgart Mercedes-Benz. Estão entre os mais reconhecíveis, valiosos e desejáveis de todos os automóveis construídos durante a era clássica, com status absoluto de bom gosto e prestígio para qualquer coleção. Isso porque o Special Roadster refletiu a busca incessante da perfeição pelos engenheiros, técnicos e artesãos da marca. Essa é a opinião unânime de experts do planeta no assunto! Raríssimos, quase em extinção, tem-se conhecimento de pouco mais de 10 sobreviventes no mundo na versão Special Roadster. Inclusive, para o nosso orgulho patriótico e estado de êxtase conjunto antigomobilista, um 540K no Brasil, Prata, mostrado no Encontro de Araxá em 2010 aos simples mortais que, como eu, tiveram a vontade de emoldurá-lo e levar para casa, ou cruzar as belas estradas do sul do país bem acompanhado e a bordo desse bólido, guiando o mito. Único, absolutamente maravilhoso!

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          Em Araxá 2010…

          Araxá é sempre um sonho. E um dos bons momentos é descobrir qual é o exemplar hors concours da exposição.

          Quando cheguei lá em 2010, me esperava o 540K Special Roadster Prata. Reluzente, radiante, exclusivo! Quem disse que carro não tem sex appel e poder imediato de sedução nunca viu um Special Roadster de perto! Poucos carros transmitem e provocam isso com essa intensidade, como esse provoca! Me lembro que a última vez que senti foi ao lado de um Ferrari F40, outro mito! Ostentando de forma imponente o seu título de automóvel de produção mais rápido de sua época, lá estava com seu motor de 5.401cc Kompressor OHV e oito cilindros em linha com 180cv declarados, carburadores duplos e correntes ascendentes de acionamento, além de um arrogante capô que separa o motorista da elegante frente do carro. O 540K Special Roadster parece que sabia soprar o nome de cada um dos admiradores conquistados ali, com os seus cromados suntuosos, e sua presença inspiradora e dominante que seria realçada em qualquer ambiente.

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          Exemplar raro? Então acrescente essa às suas análises… Iguais a esse, com o pneu sobressalente totalmente coberto, só seis foram construídos, isso entre os já raros 58 Special Roadster produzidos!

          Um carro singular, apresentado em um momento singular!

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          Sonho quase possível…

          Se você perdeu a chance de fazer uma oferta ao nobre e conhecido colecionador nesse nosso meio em Araxá – ainda que não estivesse à venda, claro! É só uma divagação para nutrir o ideal… – saiba que não foi a única. Perdeu novamente a segunda de ter na sua garagem um Special Roadster! Em Julho deste ano de 2014 aconteceu o primeiro leilão no Mercedes-Benz Museum em Stuttgart, na sede do fabricante na Alemanha, onde foram leiloados 48 clássicos da charmosa e envolvente marca da estrela, da qual sou um confesso admirador apaixonado, entusiasta e parco colecionador de poucas unidades e muitas histórias – de restauros, viagens e souvenirs!

          E entre esses clássicos lá estava um 500K Special Roadster!

          Fotografamos o ilustre automóvel em nossa visita ao museu. Depois de longos minutos em silêncio, admirando o seu tom vermelho contrastando com os cromos, claro!

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          O exemplar leiloado pelo museu foi arrematado por um comprador anônimo, e teve o seu valor doado para uma organização sueca de pesquisa de combate ao câncer e mal de Alzheimer. O espécime atingiu e foi vendido por nada mais nada menos que a cifra de €3.105.000 euros. Ou… exatos R$9.385.794,00 na conversão do dia da compra.

          Uma nova e impressionante marca para a Mercedes-Benz, e mais ainda neste caso, para a humanidade!

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          Curiosidades…

          Carros míticos são sempre cercados de histórias místicas! E o Special Roadster não poderia ser diferente!

          Além da Alemanha tê-lo visto no topo do reinado nazista, outro fato curioso é que o chassi do 500K deriva do SSK, que foi o ultimo carro projetado para a Mercedes-Benz pelo engenheiro Ferdinand Porsche antes de sair para fundar a sua própria empresa.

          Além disso, um 540K esteve até 2007 na coleção do nosso conhecido amigo da Fórmula 1, Sr. Bernie Ecclestone, quando foi leiloado. Por uma bagatela, claro!

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          Grande abraço, e até o próximo mês!

          Christian Monteiro

          _______________________________________________________

          Gostou? Se divertiu?

          Trânsito livre com o autor: christianmonteiro@yahoo.com.br

          Fontes de pesquisa: Mercedes-Benz Museum Stuttgart, livros oficiais da marca Mercedes-Benz e Internet.

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10 2014

ESPAÇO VOLKSWAGEN

BELO FILME SOBRE A PRODUÇÃO DO ÚLTIMO FUSCA NO MÉXICO
 

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10 2014

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET VERANEIO

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Parabéns ao proprietário pela bela Veraneio.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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10 2014

PROPAGANDAS ANTIGAS

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10 2014

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

 

Nome: Dailton Sério Silva

Idade: 42

Naturalidade: Araxá-MG

Onde Reside: Araçu-GO

Profissão: Cirurgião Dentista

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1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Opala Deluxo 1971 4 portas

2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Adorava carros e queria muito dirigí-los, meu vizinho que era filho de pessoas ricas, naquela época íamos para escola em Galaxie 500 branco.

3- BGM - Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

O Galaxie 500 branco, que eu ia de carona com meu vizinho para escola eu tinha 7 anos de idade!

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Eu tinha 16 anos aprendi sozinho pois já tinha moto, e pegava o Fusca azul calcinha do meu irmão mais velho!!

 5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Meu primeiro carro foi um Corcel I LDO 1977 branco com farol amarelo, eu tinha 18 anos e este carro me levava para fazermos vestibular pelo interior de Minas Gerais , eu e mais 4 amigos, o Corcel tinha o apelido de “TUBARÃO”, tenho muita saudade dele, e desejo ainda ter um do mesmo modelo mas minha companheira Fabiana que também aprecia carros antigos odeia o modelo Corcel I KKKKKKKK!!

 6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Estávamos indo para Uberlândia fazermos vestibular acho que foi em 1992, estávamos a bordo do poderoso tubarão CORCEL I 77, pegamos uma chuva muito forte , faltava uns 100 km para chegarmos a Uberlândia, quando chegamos lá o porta malas do Corcel é péssimo para vedar água , bom nossas bagagens estavam todas molhadas e não tínhamos roupas secas e limpas para trocarmos, moral da história tivemos que ficar dois dias com a mesma roupa e arrumar alguém para lavar e passar nossas roupas, despesas que vestibulandos pobres como éramos não estavam pensando em ter!

 7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

Tenho um Honda Civic 2011, gosto muito dele, mas uso muito meu Opala 71 e meu Galaxie LTD 79.

 8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

Muito tímido se compararmos aos americanos que são mais organizados e com isso influentes.

 9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Sim , Sou sócio do Opalagyn grupo de opaleiros que me identifiquei muito , gosto muito do grupo apesar de ser um apaixonado por carros antigos sem distinção e no grupo do Opalagyn são muito fixados em Opalas e principalmente 6 cil, eu já gosto de tudo.

 10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Olha o que eu tenho a dizer aos amigos antigomobilistas, é um sentimento de agradecimento, pois neste universo, eu tenho tido muita sorte pois fiz muitas amizades, muito conhecimento que vou adquirindo. De uma modo geral os antigomobilistas são pessoas generosas, e muito acessíveis , eu e minha família temos vivido momentos muito felizes participando de eventos de carros antigos, e eu sou de tamanha sorte que todos aqui em casa gostam!!

ABAIXO  FOTOS DOS CARROS DO DAILTON

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10 2014

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

ENVELHECIDOS E TRATADOS

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               Carro antigo, carro velho e carro envelhecido. Mais uma grande questão para o antigomolbilismo definir, refletir e solucionar. Todos sabem que tenho muito gosto pelos carros antigos, sendo carros originais ou pouco modificados, com excelente apresentação e conservação perfeita. Mas, devo render minhas sinceras homenagens aos carros denominados RAT RODS.

               Peço desculpas aos nobres amigos participantes deste conceito e das “tribos”, pois sinceramente não tenho conhecimento algum sobre o tema, mas minha intenção não é a de explicar ou conceituar, mas sim homenagear e mostrar um pouco do que enxergo.

             Segundo alguns depoimentos que tomei, além de algumas pesquisas, os carros precisam em sua essência ter uma lataria envelhecida, ou seja, um aspecto de velho, inacabado, com interior modificado, com pouco ou nenhum, luxo, porém, com mecânica perfeita, e, em alguns casos, com motorização “apimentada”. Geralmente os carros possuem bagageiros que carregam coisas exóticas, como pranchas de surf, malas antigas, bicicletas antigas, vasos sanitários, enfim, haja imaginação.

             Saindo da parte conceitual que, mais uma vez digo não conhecer, descreverei o que realmente tenho visto nos encontros de carros antigos que participo e, evidentemente, autorizam a entrada deste tipo de carro. Posso garantir que o sucesso é absoluto em qualquer lugar. Não adianta fechar os olhos e desmerecer este público, pois são extremamente bem aceitos pelos visitantes em geral. Acho que vale a pena olhar com carinho para este novo conceito, antigo no mundo, mas ainda incipiente no Brasil, pelo menos ganhando força neste momento.

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               Vejo que os grupos ou clubes de RAT são extremamente fortes, com seus associados ou participantes muito unidos. Geralmente andam em grupos e posso garantir que quando chegam e saem dos eventos causam alvoroço geral. Não há quem fique parado sem olhar para as customizações, pois são verdadeiras obras de arte. Uma harmonia entre lataria, acabamento, interior, mecânica, com detalhes na motorização e suspensão. Quando chegam arrebentam! Ou melhor, arrebatam os corações! Quando saem deixam suas presenças marcadas.

               No meu olhar curioso acredito que o pessoal do RAT tem a intenção de fazer um teatro. Acho que misturam radicalismo, conservadorismo, carros, nostalgia, camaradagem, humor e o que talvez seja o atrativo principal: ser diferente.

             Geralmente os clubes não se preocupam com a vaidade, apenas querem um espaço reservado para suas caravanas, independente de localização privilegiada. Ressalto que estamos falando de carros com aspectos envelhecidos, mas com suas devidas legalizações junto aos órgãos competentes. Jamais faria apologia a qualquer grupo ou conceito que não refletisse a legalidade. Este é um aspecto importante a ser levado em consideração, pois estes carros rodam pelas ruas e estradas. Acredito que legalizados.

             Tenho certeza de que os grupos de RAT não vieram para disputar com os tradicionais carros antigos. Se assim fosse, não precisaria ser diferente, bastaria ser igual. Se acaso eu produzisse e organizasse eventos de carros antigos, certamente, deixaria um espaço reservado para os RAT RODS. O Sucesso é garantido! O público adora estas máquinas.

               Aqui no Rio de Janeiro existe um grupo muito bacana que vem protagonizando sucesso absoluto em todos os eventos que participa: os Dukes, grupo da cidade de Duque de Caxias. Geralmente são carros Volkswagen, em sua maioria Kombi, Fusca e Brasilia, chamados por alguns de RAT VOLKS.

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               Caso algum membro ou conhecedor desta cultura queira se manifestar, fica o espaço de comentários à vontade, inclusive, será um grande prazer obtermos maiores informações sobre o assunto, que repito ser bastante desconhecido. Conheço um pouco do que participo. Acho leviano entrar em maiores detalhes com tão poucos argumentos. Mas, deixo aqui a minha homenagem e reconhecimento. Carros envelhecidos e personalizados não são carros acabados, mal tratados ou velhos. Estes últimos são unidades aguardando restauração, já mencionados anteriormente por mim.

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES 

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10 2014

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN SAVEIRO GL ANO 1987

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Parabéns ao proprietário pela bela Saveiro.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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10 2014

TÚNEL DO TEMPO

 AVENIDA PAULISTA ANOS 80

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10 2014

ENCONTROS DE VEICULOS ANTIGOS

ENCONTRO DO MÊS DE OUTUBRO DO ALFA ROMEO-BR DE CURITIBA NA PHOENIX STUDIO 

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10 2014

PLACA AMARELA

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10 2014

CONHEÇA A CIDADE DE GOIÂNIA

PARQUE VACA BRAVA

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10 2014

FOTO DA SEMANA

FORD GALAXIE 500 ANO 1976

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Parabéns ao proprietário pelo belo Galaxie.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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10 2014

PERDIDOS NO TEMPO

FORD MAVERICK

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10 2014

MEMORIAL AYRTON SENNA

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Ayrton Senna venceu sua segunda corrida na Fórmula 1, no dia 15 de setembro de 1985, sendo a vitória no GP da Bélgica, pilotando uma Lotus preta e dourada, em baixo de muita chuva, simplesmente marcou o mundo da Fórmula 1 com sua tocada arrojada e precisa!

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10 2014

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

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Acontecerá  dias 18 e 19 de outubro de 2014, na cidade de Pirenópolis – GO, o  Expovolks & Antigos com apoio do Volks Clube de Goiás e VW Boxer Clube de Brasília.

PARTICIPEM!!!

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10 2014

NOTÍCIAS ANTIGOMOBILISTAS

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No dia 26 de março de 2014, o único Alfa Romeo feito exclusivamente para o mercado brasileiro fez aniversário de 40 anos. O quarentão em questão é o 2300, que traz na grade o “cuore esportivo” da marca e ainda não dá sinais de cansaço. 

Derivado da Alfetta italiana, pode-se dizer que o 2300 é um FNM melhorado que, apesar de ser menor, chegava a rivalizar com o Ford Galaxie por ter um nível de acabamento excelente e uma lista recheada de equipamentos.

Como parte de seus festejos de 40 anos, o sedã ganhou uma carava de aficionados que partiu  do estacionamento do estádio do Pacaembu e passará por diversas cidades, como Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), Xerém (RJ) e Betim (MG). Inclusive, na data exata que fará aniversário, o 2300 terá uma festa especial na cidade fluminense em frente à antiga fábrica da FNM, que começou a fazer o primeiro Alfa brasileiro, o JK, em 1960.

Entre os modelos que vão seguir em caravana, há um Alfa 2000, que inspirou o JK, o próprio 2150, e um 156 Collezione em edição limitada. 

Marcelo Paollo, organizador da viagem de 2.300 quilômetros e dono do 2300 madrinha, disse que a intenção foi chamar a atenção para um carro muito importante para a história da indústria automobilística. “O 2300 é o único Alfa Romeo feito fora da Itália exclusivamente para algum país, por isso é muito legal ter uma na garagem”, afirma Paollo, que fará a viagem junto da filha Isabela, de 12 anos. Ela e Guilherme, seu outro filho, de 14 anos, jura o pai, já são apaixonados pela marca também. 

Segundo o diretor para a América Latina da Agência Nacional de Turismo da Itália, Salvatore Costanzo, apoiar um evento como esse, de uma marca tipicamente italiana, em um País tão ligado à Itália, reafirma a potência cultural de ambos e mata um pouco da saudade dos italianos que vivem no Brasil de sua terra natal.

Fonte: Internet

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10 2014

HOT RODS

HOT RODS

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09 2014

FOTO DA SEMANA

FORD ESCORT XR3 CONVERSÍVEL

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Parabéns ao proprietário pelo belo Escort.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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09 2014

PT CRUISER MANIA

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09 2014

NOTÍCIAS ANTIGOMOBILISTAS

JUSTIÇA LEILOA NOVE MUSCLE CARS NO EUA

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Uma belíssima coleção de “muscle cars” americanos apreendidos no início do ano, das décadas de 1960 e 1970, foi à leilão na última sexta-feira (12) por determinação do governo norte-americano.

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O antigo dono das relíquias David Nicoll, ex-presidente da rede de laboratórios Biodiagnostic Laboratory Services, foi condenado pelo envolvimento em um esquema de suborno de cerca de US$ 100 milhões. A coleção de carros faz parte dos bens que Nicoll acumulou enquanto subornava médicos nos EUA.

O modelo vendido por maior valor foi um Plymouth Superbird de 1970, que saiu por US$ 575 mil. Outras grandes vendas foram a de um Chevy Yenko Nova 1969, por US$ 400 mil, um Yenko Camaro, a US$ 315 mil e um Mustang Boss 429, também de 1970, por US$ 265 mil.

Além disso, um Barracuda Hemi 1971 em processo de restauração foi arrematado pela bolada de US$ 347.500. Ao todo, os nove veículos leiloados foram vendidos por US$ 2,535 milhões.

Fonte: Internet

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09 2014

DODGE NEWS

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09 2014

PLACA AMARELA

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09 2014

FOTO SHOW

BELA FOTO, BELOS CARROS!

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09 2014

ENCONTROS DE VEICULOS ANTIGOS

5º ENCONTRO DO FUSCA CLUBE DE JUNDIAI-SP

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Aconteceu no dia 21 de setembro de 2014, no Parque da Cidade em Jundiaí – SP, a comemoração do 5º aniversário do Fusca Clube de Jundiaí, parabéns ao clube que conseguiu a colocação de mais de 462 Fuscas e derivados neste maguinífico evento o qual contou até com a presença do Presidente da FBVA Roberto Suga.

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09 2014

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET KADETT

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Parabéns ao proprietário pelo belo Kadett.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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09 2014

ESPAÇO VOLKSWAGEN

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Em 1972, chegariam às concessionárias dois modelos que iriam revolucionar o mercado brasileiro: o SP1 e o SP2, que traziam design esportivo e ousado, sem abrir mão da funcionalidade. Eram modelos esportivos e com detalhes exclusivos para a época, como instrumentos integrados ao painel e bancos esportivos forrados com couro.

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Até hoje, o SP1 (motor 1.6l) e o SP2 (motor 1.7l) são reconhecidos por antigomobilistas como alguns dos modelos mais belos da história da Volkswagen.

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09 2014

PROPAGANDAS ANTIGAS

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09 2014

CONHEÇA A CIDADE DE GOIÂNIA

AVENIDA ASSIS CHATEAUBRIAND

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Foto Facebook: Eu Amo Goiânia

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09 2014

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

 

Nome: Christian Monteiro

Idade: 40 anos

Naturalidade: Goiânia – Goiás – Brasil.

Onde Reside: Goiânia – GO.

Profissão: Empresário/ Gestor Comercial & Marketing

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1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Essa é a pergunta mais difícil, pois são tantos! Mas a linha Mercedes-Benz, pela história toda que a marca traz consigo, me fascina de uma maneira especial. Os alemães são fantásticos na arte de produzir automóveis apaixonantes! Porsche, BMW, Merdedes-Benz, Opel… Qual desses não concorreria a esta resposta? Mas se tiver que eleger um, vou de Mercedes-Benz 540K Special Roadster, produzidos entre 1936 e 1940. Um dos desenhos mais belos que já vi, uma verdadeira obra de arte! Dentre os nacionais, gosto muito dos novos colecionáveis esportivos que marcaram a minha geração: VW Gol GTI/GTS, Ford Escort XR3 e GM Chevrolet Kadett GSi, e agora o Fiat Uno Turbo, que começa devagar a já figurar nessa lista. Incluo na lista dos nacionais desejáveis ainda, pela representatividade para a nossa indústria, o Ford Landau, GM Chevrolet Opala Diplomata, além dos exemplares que simbolizam a evolução tecnológica e de conforto dos anos 90, Santana Executivo e Monza 500 Emerson Fittipaldi.

 2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Muito próxima! E intensa! Meu pai era um apaixonado por eles, e me ensinou a aprimorar ainda mais esse código já trazido no DNA, o que sou muito grato! Ele foi pioneiro em Goiânia na comercialização de acessórios para veículos com a Gran Prix Acessórios, fundada em 1971 – famosa pela Brasília amarela na fachada, no Setor Campinas, e aquilo pra mim era como um parque de diversões! Na garagem teve Dodge Charger R/T, um legítimo Ford Maverick GT 302 V8, Chevrolet Caravan… Eu sentava para admirar cada um deles, e contava os minutos para ouvir o motor funcionando. E nunca mais me desliguei disso. Até hoje, com os carros, volto à infância, e o estresse da rotina diária simplesmente desaparece!

 3- BGM - Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

Cada um marcou uma fase. Na infância, o Maverick GT que citei acima era o meu preferido. Um show, um 302 Vermelho Cadmium 1974! E disputava esse posto na minha análise infantil Cupê esportivo x Sedan de luxo, com um Landau Cinza Executivo de um tio. Outros dois tios tinham Maverick GT 302, sendo um Amarelo e um Branco. Imagina! Logo veio para a garagem, como o primeiro souvenir, um raro Gurgel Xavante XT Amarelo 1973 que faz parte da minha vida desde 1977, por ter uma história de família muito intensa! E hoje está no meu pequeno acervo, pela importância e pelo o que representa. Na adolescência, um VW Santana GLS 2000 Bege Flash 1989 da minha mãe que sempre teve bom gosto pra carros, pela motorização que acabava de chegar e requinte que apresentava perante os concorrentes. O prazer e o aprendizado com os carros então não paravam de crescer. A brincadeira foi aumentando, e ainda com 15 anos comecei a trabalhar com acessórios – conciliando com os estudos, o trabalho prosperou ainda novo e logo vieram as oportunidades dos GTS, XR3, GTI, GSI e Diplomata na garagem. Não posso deixar de mencionar, entre outras raridades, um exótico expoente da indústria nacional que tive, um Aurora Berlinetta 122C que foi a proposta milionária de um supercarro produzido no Brasil e apresentado no Salão do Automóvel de 1990. Fui dono de uma das cinco unidades produzidas, o Vermelho Sport – sendo duas de rua somente. Com 214cv, trazia relativa semelhança com a Ferrari F40, apesar de ser um projeto independente e muitíssimo bem acertado!Considero que fui um privilegiado nesse quesito automóveis, e agradeço sempre por isso! Me divirto muito com os carros que tenho hoje, com os que tive oportunidade de ter e dirigir!

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Comecei aos 06 anos de idade (Isso mesmo!), e por incrível que pareça, nesse Gurgel Xavante que citei acima. Foi um presente do meu pai para que nós, eu e o meu irmão Frederico, aprendêssemos a dirigir nele – claro, no colo dele pra começar e seguindo todas as orientações com rigor! – e também aprender a cuidar a partir daí dessas máquinas que fazem os nossos dias mais divertidos. Tinha que mantê-lo limpo, funcionar com frequência para manter a bateria, carburador… Enfim, ele me fazia sentir o responsável por ele, e deu certo! Sou eu quem cuida do pequeno Xavante XT Amarelo até hoje, que é do ano do meu nascimento e tem também as placas do ano e com as iniciais da Gurgel.

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Tive o benefício de ter um bônus! Tive dois “primeiros” carros! Foi esse Gurgel que cito acima, que foi um presente indescritível que por um conjunto de razões acabamos vendendo no início da década de 80, e precisei de mais 15 anos para encontrá-lo de volta, e depois, mais uma vez para considerar assim, um VW Gol CL 1.6 AP Cinza Quartzo 1989 0Km na época que foi o meu “segundo” primeiro carro, e que pude com ele exercitar a escolha dos acessórios, o que era uma prática na época em razão dos poucos opcionais de fábrica que os carros de entrada tinham. Por esse ainda busco. Gostaria de trazê-lo de volta. Já estou rastreando!

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Na Itália, em uma viagem de roteiro automobilístico que elaborei com visitas interessantíssimas aos museus das grandes marcas italianas, alemãs e francesas, locamos duas Ferraris e um Lamborghini, e pudemos conhecer toda a região de Maranello e adjacências da Toscana assim. Foi marcante, não só pelos carros que guiávamos e por cruzar com impecáveis e reluzentes Ferraris Dino nas autoestradas italianas, mas por fazer isso onde eles nascem! Onde a história é parte da cultura da região e de um povo apaixonado por automóveis!

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

No dia-a-dia, para o trabalho, estou usando um Peugeot 307, que foi a última marca em que estive fazendo um trabalho de gestão e implantação de concessionária, ramo de atividades ao qual me dediquei 10 anos e talvez alguns ainda futuramente, por vir. E sempre tive por princípio ético usar um carro da marca. Assim me veio o 307, que surpreendeu. Ao que se propõe, acho um carro de uma relação custo-benefício (bem como o seu sucessor 308) ímpar. Em ocasiões especiais, escolho um dos que merecem estar sem poeira em um fim-de-semana de sol, geralmente o BMW 330i Motorsport 2001 ou o Mercedes-Benz CLK 320 1998. Um Omega CD Série Especial Fittipaldi 2011 com 292cv e injeção direta de combustível também está chegando na garagem.

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

Um movimento crescente que ganha adeptos a cada ano e a cada grande evento! Que bom! O preservacionismo, em minha opinião, é uma das etapas de evolução do ser humano. E nada mais justo e prazeroso para nós, autoentusiastas e antigomobilistas, ver isso acontecer com esses bólidos antes muitas vezes desprezados no canto de algumas garagens, sem o seu valor reconhecido. Estamos em um caminho saudável, onde cada um entende que a sua parcela de contribuição, do tamanho que lhe é permitido fazer, é fundamental! Seja preservando um Fusca 1969 que foi do avô, ou uma raríssima Ferrari 225 S V12 1952 como a que foi vista este ano no Encontro de Campos do Jordão e também de Araxá, com pouquíssimos exemplares sobreviventes ainda no mundo, é a sensação do dever histórico cumprido!

9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

O nosso clube em Goiás, CVA-GO – Clube do Veículo Antigo de Goiás, tem crescido no profissionalismo que encara os eventos e tem membros sempre bastante participativos, o que enobrece a sua existência, claro, se é esse o príncipio! Tem o meu respeito e admiração, nas pessoas que dirigem, e como conduzem com os participantes. E uma escala enorme como desafio para os anos futuros! Fazem parte do clube grandes colecionadores, que tem um acervo que muitos desconhecem ter no nosso estado, de Rolls-Royce a Thunderbird 1956, Corvette 1958 e inúmeros Cadillacs, carros premiados nos grandes eventos do certame nacional da federação. Orgulho para Goiás.

Além dele, formamos despretensiosamente um grupo de amigos que amadurece a cada dia e tende a ter futuramente status representativo, denominado Motorsport & Collection. Tem produzido frutos surpreendentes de experiências e network. Somos 40 amigos entusiastas, presidentes de outros clubes, ex e atuais pilotos de StockCar e outras categorias, além de empresários, colecionadores do CVA e concessionários, com encontros frequentes e através de um aplicativo falando de carros 24 horas por dia! E de todas as formas. Novos e antigos colecionáveis, clássicos e esportivos, autos exóticos, bizarrices divertidas e os supermotores! Histórias de ligação de cada um com cada modelo, fotos antigas e publicidades que marcaram época, fotos dos encontros e corridas, de Fórmula 1 e StockCar aos campeonatos regionais!

A intenção que era entretenimento e informação trouxe um nível técnico elevado, aprendemos todos, nos divertimos… Muito produtivo, um exercício da amizade via automóvel absolutamente descontraído e didático ao mesmo tempo! Gratificante.

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Preservem! Cuidem! Divirtam-se! E ensinem as pessoas ao seu redor a gostar – esposa, filhos, mãe… Não exija sem ter mostrado antes o entusiasmo que você tem com eles e o brilho que trazem à sua vida. Os carros são mais do que parecem ser quando damos a eles a atenção que merecem! Com eles fazem-se amigos. É um hobby, um esporte, um lazer saudável que une famílias e gerações, e para quem não conhece, pode ser o que você procurava! E espero ser mais um elo nessa fantástica corrente automotiva… A partir do próximo mês, com uma coluna neste Blog que já tem o respeito conquistado dos antigomobilistas! Boas-novas estão por vir!!! Agredeço o convite! Pra mim, diversão imensa e muita responsabilidade! Para os leitores, espero trazer leituras que não te deixarão desgrudar os olhos desse Blog!

Até lá!!!

Christian Monteiro

ABAIXO  FOTOS DOS CARROS DO CHRISTIAN

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Mercedes-Benz 500 SEC 02f

 

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09 2014

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

XXIV ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS DO RIO DE JANEIRO –VCCB-RJ

LOCAL E CARROS MARAVILHOSOS – INOVANDO POSITIVAMENTE

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        Neste último final de semana, 05 a 07 de setembro, estivemos presentes na exposição de carros antigos do Rio de Janeiro, neste ano, realizado em ITAIPAVA-RJ., organizado pelo Veteran Car Club do Brasil – RJ. Podemos afirmar que o evento foi um verdadeiro sucesso. Para os que não conhecem, Itaipava pertence ao município de Petrópolis, cidade de Pedro, famosa cidade Imperial. Os carros ficaram expostos para visitação pública em um gramado enorme, propriedade de um excelente hotel, rodeado de muito verde, característica das cidades serranas desta região. Um evento com excelente infraestrutura, digno dos mais sinceros elogios.

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        Tivemos a presença marcante de diversos carros antigos maravilhosos, um público muito seleto e conhecedor das raridades. Os eventos do Veteran Car sempre foram chancelados pela altíssima qualidade dos carros expostos. Uma vertente cujos associados não abrem mão. O Veteran Car do Rio de Janeiro foi fundado em 1968, “tendo como principais objetivos a restauração, manutenção e preservação da memória automobilística do Brasil”, segundo fonte do seu site (www.veteran.com.br).

        Devo render minhas homenagens à atual diretoria, extensiva aos organizadores e colaboradores, pois vimos alguns detalhes interessantes que, verdadeiramente, merecem nossos comentários pontuais.  Na equipe, existe o Sr. Roberto Ruschi, já citado anteriormente aqui neste espaço. Sem dúvida, uma das grandes pessoas do antigomobilismo. Democrático, simpático, simples, vibrante, amigo e acima de tudo, respeitoso em suas atitudes. Um excelente anfitrião, verdadeiramente um gentleman, ou melhor, um cavalheiro. Aquele que convida, recepciona e se despede com a certeza da missão cumprida com o rigor da excelência.

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        A premiação foi um ponto alto do evento. A qualidade dos carros é de excelente nível, vide fotos. Seguindo as características dos meus textos, relato um acontecimento que considero um marco para o Veteran Car e, quiçá, para muitos clubes de automóveis antigos do Brasil que organizam e promovem eventos relacionados. Tivemos um Gol Gti 1996, impecável, sendo premiado, numa categoria denominada Futuro Clássico. Inclusive na locução que acontece no ato da premiação, quando os carros premiados “desfilam” para o público, houve a citação do prêmio e a referida motivação para tal, ressaltando o grau de dificuldade de um colecionador manter um veículo durante longos anos. Não sei se este foi o primeiro ano que o Veteran Car premia esta categoria, mas de qualquer forma, achei louvável. Isto significa reconhecimento, humildade e justiça. Sempre disse e aqui escrevi que existem regras determinadas a serem seguidas, mas existem atitudes que transformam e estipulam novos conceitos. Conceitos que adicionam, agregam valor aos fatos e, consequentemente, aos homens. Resumindo: INOVAÇÃO, sem perda de foco. Parabéns!

        Caso os nobres amigos queiram se deliciar com a cobertura do evento, avalizando minhas palavras, acessem: www.maxicar.com.br ou www.autoclassic.com.br. Terão a cobertura completa, além de fotos detalhadas de tudo.

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        Se antes falávamos da brisa marinha, da princesinha do mar, de Vinicius de Moraes,Tom Jobim e tantos outros, desta vez, falamos de Ivan Lins, D. Pedro II, Benito di Paula, Mozart Catão, enfim, ressaltamos o cheiro do ar puro, das inalações saudáveis das folhas de eucalipto, das árvores nativas, fragrância composta da ressurreição de uma região. Região que tenta se recuperar do episódio de 2011. Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, dentre outras. Cidades afetadas que buscam o renascimento, como se Fênix fossem. Assim sendo, verificamos mais um serviço prestado pelos carros antigos, viabilizando o turismo, a entrada de divisas nestas cidades.

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        Sinceramente gostaria que o antigomobilismo saísse das garagens e encontrasse o coração das pessoas e, sendo assim, fosse um elo com tudo aquilo que perdemospelo caminho ao longo destes anos. Seria uma grande ilusão se não estivéssemos por aqui, tentando… tentando (…). Vamos inovar!

         Fotos: (Lucas e L. Henrique)

         SAUDAÇÕES A TODOS!

         HENRIQUE MORAES

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ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA.

1957  – CHOP  TOP BEETLE

 

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FOTO DA SEMANA

FORD ESCORT XR3 ANO 1993

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Parabéns ao proprietário pelo belo Escort.

BOA SEMANA A TODOS!!!

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TÚNEL DO TEMPO

FOTO DOS FUNCIONÁRIOS DA GM NA FÁBRICA COM O FUTURO KADETT GS

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MEMORIAL AYRTON SENNA

SENNA SEMPRE SENNA

 

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