FOTO DA SEMANA

FIAT UNO 1.6 R

Uno 1 6 R MPI 1994  1

Parabéns ao proprietário pelo belo Uno.

BOA SEMANA A TODOS!!!

20

11 2016

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

Nome: Wanderley Marques

Idade: 66 anos

Naturalidade :Rio de Janeiro - RJ

Onde Reside: Goiânia – GO

Profissão: Empresário

4 25

1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

O meu carro antigo preferido é o meu velho e bonito Oldsmobile, vermelho cereja, conversível, 1962.

2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Nenhuma, via só de longe, família pobre, que tinha somente uma bicicleta para meu pai ir para o trabalho.

3- BGM – Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

Na minha infância, ficava a observar os carros de longe, e sonhando em um dia ter um, e pensava que a única chance que eu tinha de um dia ter meu carro, seria estudando e formando em uma universidade.

4-BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Comecei a dirigir com 20 anos de idade, em uma Rural Willis, com câmbio na coluna.

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Meu primeiro carro foi um Fusca, ano 1967, na cor branco lótus. Em 1970, havia acabado de me formar como técnico mecânico, pela Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro, arrumei um estágio numa grande empresa de mineração no Amapá, terminado o estágio, fui contratado e com o primeiro salário, realizei um sonho de menino pobre. Comprei meu primeiro carro.

Botei sonsão no fusquinha, rodas tala larga, bancos reclináveis, escapamento Kadron, pintei faixas pretas no capô e portas e faturava as namoradas de montão . Transformei o fusquinha em boate móvel e motel, era pau pra toda obra.

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Vim do Rio de Janeiro pra Goiânia em agosto de 1975, dirigindo meu SP2, azul metálico, 1974, com motor 1800.

Rapaz nessa época a praça Tamandaré era o Point dos Jovens e o SP2, fez muito sucesso com a mulherada e eu fui me aproveitando do momento maravilhoso que o carro me proporcionava.

Em 1976, paquerando, por Goiânia, abordo do meu carrão, conheci a Vera que hoje é minha esposa, que logo ao entrar no SP2, e sentar,  que na verdade era deitar no banco do carona, observou que ali não tinha escapatória, havia ali uma grande oportunidade daquela paquera terminar em casamento. “não deu outra” estamos casados há 34 anos!

Adiei o casamento o quanto pude até  1982, porque eu fui logo falando que casamento, só depois que eu terminar a faculdade a qual eu ainda ia fazer o Vestibular. Fiz o vestibular para o curso de Administração de Empresas e comecei a faculdade em 1977, e formei em 1981.

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

O carro que uso  no meu dia a dia é um Jaguar X Type, 2004.

Sempre gostei dos carros diferentes, aqueles carros que só poucos possuem, mas o meu Jaguar faz sucesso por onde passa.

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

O antigomobilismo, cresce exponencialmente, no mundo inteiro e em Goiás a coisa tá crescendo muito, basta dizer que atualmente , até as cidades do interior  já tem Clubes de Carros Antigos e Fazem encontros mensais.

9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele

Participo da diretoria do CVAGO (Clube do Veículo Antigo de Goiás), e procuro ajudar com meu trabalho e também com patrocínio de eventos, através de minha empresa Locamáquinas.

Costumo ir com minha esposa nos encontros de São Paulo e, lá nos divertimos muito nas festas, nos bailes, nos bares e nos encontros sociais.

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Acho que todos deveriam ter um Carro Antigo pois além de preservação da história do automóvel este mesmo automóvel,  É UMA MÁQUINA DE FAZER AMIGOS” Venham descobrir este mundo maravilhoso do ANTIGOMOBILSMO ou AMIGOMOBILISMO!!!

ABAIXO  FOTOS DOS CARROS DO WANDERLEY

1 22

2 23

3 27

15

11 2016

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

PERÍCIA, TALENTO, TREINAMENTO, INACREDITÁVEL NA ÉPOCA.

6 22

Show Volkswagen. Equipe Steves. Quem se lembra? Lembro-me de ter assistido pelo menos umas quatro vezes aqui na minha cidade. Anos 80, eu ainda era uma criança e, na época, a nossa Av. J.J. de Araújo Regadas, parque Regadas, era palco de quase todos os acontecimentos importantes da cidade. Desfile cívico, desfile de carnaval, shows gratuitos, enfim, quase todo entretenimento que era para o povo acontecia neste local.

A famosa Equipe Steves é antiga, acredito que em ação desde a década de 70, reconhecida ao longo destes anos por suas manobras radicais, pelos serviços prestados para televisão e cinema brasileiro. Naquela época, as cenas de capotamento, “pegas”, eram muito difíceis, pois não tínhamos a atual tecnologia para os efeitos especiais que temos hoje. Então, entrava em cena a Equipe Steves com toda sua destreza. Muitas cenas de filmes, novelas, seriados, dentre outros, foram criadas e executadas pelos Steves.

5 22

A Volkswagen com seus nacionais tinha uma apresentação que percorria todo o Brasil. Show Volkswagen! Vejam nos detalhes das fotos que, inclusive, não tínhamos estrutura, nem preocupação e conhecimento sobre os aspectos da segurança. O público ficava vulnerável. Estes eventos jamais aconteceriam desta forma nos dias de hoje. Eram outros tempos e, certamente, eram tomadas todas as medidas e precauções das legislações vigentes. Era a Volkswagen, a maior fabricante e vendedora de carros no Brasil. Voltando ao assunto do show, tínhamos apresentação com diversos modelos da marca, Passat, Gol, Santana, Parati, Voyage, enfim. Os carros eram posicionados no início da Avenida. Começavam com arrancadas e “cavalos de pau” no final da reta e, incrivelmente, já terminavam a manobra com a primeira engatada, fritando pneus dianteiros, e continuavam pela reta. Os pneus riscavam o asfalto. Muita fumaça, barulho e adrenalina. Olhos vidrados! De repente uma pequena rampa, apenas de um lado e, magicamente, o carro estava sobre apenas duas rodas,com uma superfície de contato de apenas, sei lá, dois centímetros por roda. Pior, faziam voltas e curvas deste modo. Depois, não satisfeitos, o carona da equipe saia pela janela, e ficava de pé com os pés entre porta e teto, ora com a bandeira do Brasil, ora com a da Volkswagen. Paravam, pegavam algum espectador e levavam de carona, para os “cavalos de pau” e para andar sobre duas rodas. Era engraçado ver a fisionomia tensa e a tentativa de permanecer ereto sobre o banco do carona. Pobres coitados, felizes pela aventura. Gostaria de ter ido! Logo depois começavam com mais carros rodando e radicalizando na “pista”. Carros que rodavam simultaneamente de forma muito sincronizada, parando um de frente para o outro. Parecia o ápice, mas nunca era. Cada manobra era superior a anterior. Não satisfeitos, colocavam um louco membro da equipe, me perdoem o termo, afivelado paralelamente ao para-choque dianteiro de um dos carros. Saíam com dois carros, sendo um deles com o tal louco que de repente tomava a frente e fazia o “cavalo de pau”, aguardando o outro carro que se aproximava em alta velocidade, parando frente a frente, centímetros do esmagamento do corajoso. Manobra homem para-choque. Por fim, faziam as manobras com os saltos sobre rampas, finalizando com um salto incrível, rasgando uma cortina de fogo. Eu não acreditava! Como carros de tonelada, tantas peças e equipamentos, ditos originais, feitos para rodar “naturalmente”, suportavam aqueles percalços que eram submetidos? Era o marketing da venda em ação, hoje eu entendo. Carros normais, pessoas “normais”, ruas normais, motivando e aguçando sonhos. “Embora não deva, seu carro pode fazer”.

1 21

2 22

3 26

4 24

untitled 25

Pelo que sei, ainda temos a Equipe Steves, agora com uma nova geração, hoje sob o comando do João Paulo Steves, filho do idealizador, senhor Steves. Infelizmente não temos muita coisa atualizada na internet sobre a equipe e o endereço eletrônico informado não abriu. Portanto, maiores informações sobre esta equipe e prováveis trabalhos, somente através de competentes pesquisas ou demais fontes.

Assim, mais uma vez, tento através de poucas palavras e de outro saudoso exemplo, explicar a formação desta paixão que nos percorre e motiva. São estas lembranças amáveis e cristalinas que nos fazem amantes do antigomobilismo. O antigomobilista procura preservar a memória dos automóveis através da sua própria história. Era simples, mas muito puro e latente. Tínhamos pouco, mas dávamos muito valor. Vamos valorizar o que somos, temos e fazemos! Principalmente o bem que fazemos.

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

13

11 2016

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA

1963 – 23 WINDOW DELUXE

mrrocky001

mrrocky010

mrrocky005

mrrocky018

mrrocky022

mrrocky023

mrrocky083

mrrocky085

mrrocky087

mrrocky089

mrrocky025

mrrocky048

mrrocky051

mrrocky052

mrrocky054

mrrocky041

mrrocky081

mrrocky076

mrrocky056

11

11 2016

FBVA – FEDERAÇÃO BRASILEIRA VEÍCULOS ANTIGOS

10580082 708023279234831 3307359481454675140 n 17

14956451 1146083035428851 7405698041764264527 n

Espaço dos Sonhos do passado  no 29º Salão Internacional do Automóvel em São Paulo, visite este espaço criado pela FBVA especialmente para os amantes do Antigomobilismo!

09

11 2016

FOTO DA SEMANA

FIAT 147

L

Parabéns ao proprietário pelo belo Fiat 147.

BOA SEMANA A TODOS!!!

07

11 2016

MEMORIAL AYRTON SENNA

S E N N A   S E M P R E   S E N N A

297730 654460 ias release

Ficou curioso para saber o que tem dentro do Ayrton Senna Concept Box, né? Aqui vai um gostinho, em primeira mão, do que você poderá conferir de perto no Salão do Automóvel! Não deixe de passar pelo nosso espaço, produzido pela Truckvan, que ficará no evento de 10 a 20/11. Para saber mais, visite: http://www.salaodoautomovel.com.br/ #SennaSempre

04

11 2016

EQUIPAMENTOS DE ÉPOCA

ljnj

03

11 2016

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

14263978 1090888937614928 5515730008170454397 n

Acontecerá entre os  dias  02, 03 e 04 de dezembro de 2016, na Cidade de Águas de Lindóia – SP,  o Confraternização de Final de Ano, 2016,  do Clube do Chevrolet.

PARTICIPEM!!!

01

11 2016

PT CRUISER MANIA

P T   C R U I S E R

c7f9d7680649d7bcc44c8c2bf22baed9

super cruiser

30

10 2016

FOTO SHOW

opa

29

10 2016

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

25 novembro 16

Acontecerá entre os  dias  25, 26 e 27 de novembro de 2016, na cidade de Feira de Santana – BA,  o 6º Encontro de  Veículos Antigos da Princesa do Sertão.

PARTICIPEM!!!

26

10 2016

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN GOL GTS

maxresdefault 2

Parabéns ao proprietário pelo belo Gol.

BOA SEMANA A TODOS!!!

24

10 2016

ESPAÇO VOLKSWAGEN

Reportagem do Fusca do Dr Reinaldo Abrahão, exemplar com volante do lado direito!

21

10 2016

PLACA AMARELA

bmpg15inserra01

19

10 2016

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN SANTANA GLS

1656275 617863341602171 301655824 n

Parabéns ao proprietário pelo belo Santana.

BOA SEMANA A TODOS!!!

17

10 2016

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

OUTUBRO DAS CRIANÇAS, UM MÊS ROSA, DOS PROFESSORES.

2 21

Crianças! Juventude, esperança, futuro, ensinamento, pureza, renovação.

6 20

Rosa da mulher e do homem, sem preconceitos, mas a cor que sempre simbolizou a mulher, neste contexto de outubro, fazendo campanha para o mês mundial da prevenção do câncer de mama. Desta vez, apenas citarei rapidamente estes dois temas, pois em momentos anteriores já decorri sobre.

Estive no mês de outubro em Guarapari-ES, participando de um excelente evento de carros antigos. Tudo muito bom, regado a famosa moqueca Capixaba, inclusive com os acompanhamentos da lagosta e da “moquequinha de banana da terra”, especialidades deste estado brasileiro. Uma delícia que vale a pena experimentar! Chega dar água na boca! Bem, lá conhecemos e fizemos amizade com um professor de história, antigomobilista amante do Puma, que segundo palavras do mesmo, chega a receber dinheiro para contar história, brincando com a labuta de dar aulas de história. E realmente, passou praticamente os três dias contando algumas, inclusive com peripécias “pantaleônicas”. Para os menos experientes, pantaleão era um personagem criado pelo saudoso Chico Anysio, que sentado numa cadeira de balanço, tapa-olho em um dos olhos, barbudo, contava suas prosas, mas sempre com uma lente de aumento, digamos que um “tantão” mentirosas. O referido e alegre professor lembrou um pouco o personagem. Não tinha barba, não tinha tapa-olho, tampouco esteve sentado, mas era contador de história. Cada uma! O engraçado é que contei para ele a seguinte história verídica: Estava no Rio de Janeiro em certa ocasião, quando o calor era muito forte e, especificamente neste dia, estava insuportável. Resolvi então, ficar sob a sombra de um coqueiro, na tentativa de amenizar aquela sensação térmica. De repente, ouvi um barulho estranho, um chiado, zumbido, muito forte. Ao olhar para cima, descobri que vinha de dentro do coco. Pasmem e acreditem, era sua água que estava fervendo. “É MENTIRA, TERTA”? Perguntava Pantaleão no seu famoso bordão. “VERDADE!”. Respondia Terta, sua esposa, cúmplice dos seus causos.  O professor, meu ouvinte, garantiu-me que neste momento passou a ser o aprendiz, pois a minha história havia sido a melhor e mais significativa de todas, contadas durante o período, digamos assim.

Então, resolvi que este seria um grande momento para homenagear os amigos antigomobilistas professores. Felizes, realizados, sonhadores, estudiosos, amados, importantes, mal tratados, vibrantes, respeitados, educadores, empobrecidos, marginalizados, queridos. Pobres professores! O futuro está nas crianças, mas a regência, nas mãos dos educadores, nossos professores e gestores educacionais.

5 20

Quando que nossos governantes voltarão seus olhares para esta classe de profissionais? Quando os pais, envoltos da responsabilidade de criar e, principalmente, educar seus filhos, terão a sensatez e humildade de respeitar e garantir aos seus fiéis parceiros o direito de exercerem fidedignamente os seus propósitos educacionais? Professores não são tutores, nomeados e apossados dos filhos alheios, das crianças do Brasil. Quando deixaremos de empurrar para debaixo do tapete, neste caso, as escolas, as asas dos nossos professores, a escória das nossas performances educativas como pais? Professor e escola são e devem ser água que regam nossas plantas, pois o plantio e a colocação das estacas norteadoras são nossas falas, atitudes, designações e cobranças.

Respeitar, chegando ao ponto de idolatrar é nossa obrigação perante os professores. Eles não calçam chuteiras, não entoam cantos da moda, não são estereótipos da beleza, não são imagens cinematográficas, nunca procuraram ser midiáticos, enfim, são apenas pessoas comuns, porém, com capacidade e treinamento, muito treinamento, para alavancar e promover o avanço de uma nação séria e justamente reconhecida.

Sinceramente, não podemos reconhecer qualquer outro modelo de crescimento que não passe pela escola. Que não passe pela vista dos professores. Uma Nação vitoriosa, que cria seu modelo de gestão arraigado, só e somente consegue tal façanha, quando suas bases estão fincadas sobre o solo firme, quando as cargas sobrepostas são seguras nas resistências do conhecimento adquirido através do estudo. Não se faz um País com promessas. Não podemos aceitar apenas um pernoite sob o teto estruturado. Não é este falso crescimento, que denomino inchaço que almejamos e merecemos. Só realmente aceitaremos a alcunha de País desenvolvido quando nossas escolas estiverem próximas do real saber. Quando nossos professores forem respeitados e se respeitarem, principalmente reconhecendo-se como importantes e glamorosos que são. Professores justamente pagos são sinônimos de seriedade. São profissionais bem vestidos. Tem seus dentes tratados. Tem seus currículos reciclados e respeitados.

1 20

Neste próximo dia 15 desejo felicidades e justiça aos amigos antigomobilistas professores, pesquisadores, educadores, pedagogos, diretores, enfim, a toda a classe educacional deste Brasil. Aguardo esperançoso que este quadro de falência múltipla, que há muito se instalou no sistema, seja banido das nossas escolas. Espero também, que o País tome um choque de moralidade, dando força as coisas e pessoas corretas. Chega de analfabetismo adulto. Chega de escolas fechadas ou sucateadas. Chega de escolas boas apenas para os abonados. Chega de professores maltrapilhos, pois nunca mereceram esta pecha. Chega de pais insensatos, que retiram a moral dos professores, ou seja, matam a galinha dos ovos de ouro.

3 25

Parabéns queridos professores, verdadeiros semeadores da inclusão social do homem como indivíduo na sociedade. Sem eles somos alguém, mas com eles somos melhores, o que sonhamos ser, ou que um dia nossos pais sonharam em sermos.

Parabenize seus professores. Relembre e homenageie seus antigos professores. Torça para que um dia você e seus entes estejam sobre a batuta mágica deste maestro.

4 21

Se um dia você estiver sob as palavras de um professor, agradeça muito a Deus. Certamente você estará rumando no caminho da sabedoria. Se achar que o professor é fraco, mal preparado, tome o lugar dele. O caminho é este. Seja um bom ouvinte e reverta! Seja um bom e respeitado professor, um ser admirável.

Feliz dia dos professores!

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

13

10 2016

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA

1964 – BEETLE CONVERTIBLE

cecil27

cecil20 1

cecil22

cecil06

cecil15

cecil08 1

cecil09

cecil07

cecil13

cecil14

cecil05

cecil17 1

cecil18 1

cecil19 1

cecil02

cecil21 1

11

10 2016

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET OPALA SS

opala ss6 75

Parabéns ao proprietário pelo belo Opala.

BOA SEMANA A TODOS!!!

10

10 2016

EQUIPAMENTOS DE ÉPOCA

lkl

08

10 2016

FBVA – FEDERAÇÃO BRASILEIRA VEÍCULOS ANTIGOS

10580082 708023279234831 3307359481454675140 n 16

14440662 1802432413365921 83831080076512611 n

Presidente da FBVA, Roberto Suga esteve na inauguração da nova sede social do Veteran Car Club do Brasil – Rio de Janeiro e levou os cumprimentos de toda sua diretoria ao anfitrião, Presidente Gustavo Tostes e aos seus diretores e associados.

14520618 1802432436699252 1949480246695270839 n

14449921 1802432496699246 2475800373577175167 n

06

10 2016

MEMORIAL AYRTON SENNA

S E N N A    S E M P R E    S E N N A

14650257 672499006260188 5619564116386401040 n

04

10 2016

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN NEW BEETLE

vw new beetle hd spinout aro20

Parabéns ao proprietário pelo belo New Beetle.

BOA SEMANA A TODOS!!!

03

10 2016

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

18 nov 16 1

Acontecerá entre os  dias  18, 19 e 20 de novembro de 2016, na Cidade de Criciúma – SC,  o 25º Encontro Sul Brasileiro de  Veículos Antigos.

PARTICIPEM!!!

01

10 2016

PT CRUISER MANIA

P T    C R U I S E R

01101341990005

wp3908fdd1 06

30

09 2016

FICHA TÉCNICA

brasilia 2w

VOLKSWAGEN BRASÍLIA

Aceleração de 0 a 100 km/h: 24,4s

Velocidade Máxima: 128,6 Km/h

Frenagem 80 Km/h a 0: 27,5 m

Consumo: 12,5 km/L  (médio)


Motor:

Traseiro, 4 cilindros contrapostos, 1584 cm3, Diâmetro x curso: 85,5 x 69 mm, Taxa de compressão: 7,2:1, Potência: 60 cv a 4600 rpm, Torque: 12 mkgf a 2600 rpm.

Câmbio:

4 marchas, tração traseira.

Suspensão:

dianteira, independente, traseira, eixo de torção.

Dimensões:

Comprimento 4,01 cm, Largura 1,60 cm,  Altura 1,43 cm, Entre-eixos 2,40 cm, Peso 894 kg.

Preço:

Junho de 1973 Cr$ 20.741,00

Atualizado R$ 59.400,00 (IGP-DI/FGV)

28

09 2016

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN PASSAT LS

lklask 1

Parabéns ao proprietário pelo belo Passat.

BOA SEMANA A TODOS!!!

26

09 2016

PLACA AMARELA

1389120 232549570410116 1529167471 n

23

09 2016

ESPAÇO VOLKSWAGEN

O fim de um ícone da industria automobilistica mundial, o último Fusca produzido no mundo, VW Sedan Ultima Edição – México – Julho 2003.

21

09 2016

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN GOL GT

LKalA

Parabéns ao proprietário pela belo Gol.

BOA SEMANA A TODOS!!!

19

09 2016