COLUNA DO CHRISTIAN MONTEIRO

          Olá, amigos antigomobilistas!

          Não revelo novo segredo para os amigos antigomobilistas e autoentusiastas quando apresento um forte viés de paixão nesse fascinante mundo dos automóveis inclinada pelas obras-de-arte europeias. Tendo lá as minhas origens de família, cresci vendo a Alemanha produzindo os melhores carros do mundo quando tratamos de avanços tecnológicos aliados à resistência e qualidade de projeto e insumos, e a Itália produzindo alguns do supercarros que permeiam a imaginação de qualquer um de nós que tem bom combustível de alta octanagem bombeado pelo coração. Enfim, razão, emoção, paixão…

          Mas… nasci, cresci e vivi as minhas descobertas automotivas em um Brasil em que os projetos americanizados tinham um apelo enorme! Ford Maverick 302 V8 GT, Ford Galaxie Landau, Dodge Charger R/T… como não se apaixonar por eles? Pra mim, humanamente impossível oferecer resistência! Então, sintetizamos o conceito Motorsport & Classics Collection!

          Assim, me apresento. Vamos falar aqui, nesta coluna, de carros! Carros apaixonantes! Carros que deixaram a nossa história mais densa, forte e brilhante, cheia de adrenalina! É o mote do que escrevo e do que coleciono. Se pudéssemos remodelar o termo, de Carros Antigos o levaríamos a Carros Empolgantes! Simples assim. Porque para cada um, uma história! E vamos acelerar!!!

unnamed (5)

Mercedes-Benz 500K/540K Special Roadster

          Nesta primeira missão, para começar bem e em alto estilo, vamos de Mercedes-Benz 500K / 540K Special Roadster, um carro que nutre de forma surpreendente paixões e emoções por onde se apresenta!

          As histórias dos Mercedes-Benz 500K/540K (em todas as versões e não só os Special Roadster) se fundem com a própria guerra mundial. Sem apologias, é fato incontestável que ficaram famosos mundialmente também por serem utilizados por toda a hierarquia nazista. Foram desenvolvidas a pedido do Reich 12 unidades especiais em comprimento, com chassi estendido, tendo 3.880 milímetros de distância entre-eixos, conversíveis e com 06 lugares. Um especial era usado pelo poderoso Hermann Göring, chefe da Força Aérea alemã, Ministro e vice de Hitler em todas as funções, que encomendou em 1937 um 540K Special Roadster de cor azul e blindado, com o brasão da família nas portas, apelidado de Ganso Azul e que passou a ser o seu carro de uso diário, com várias passagens registradas pela história a bordo do exuberante e cultuado exemplar. Sim, algumas das decisões que mudaram os rumos do mundo foram provavelmente tomadas dentro de um Mercedes-Benz Special Roadster!

unnamed (7)

          Colecionável Top Premium…

          Desejados por 10 entre cada 10 colecionadores do mundo, 58 unidades ao todo desta magnífica obra denominada antes de 1936 Mercedes-Benz 500K Special Roadster, e a partir deste ano 540K Special Roadster, foram produzidas entre 1934 e 1940 pela marca de Stuttgart Mercedes-Benz. Estão entre os mais reconhecíveis, valiosos e desejáveis de todos os automóveis construídos durante a era clássica, com status absoluto de bom gosto e prestígio para qualquer coleção. Isso porque o Special Roadster refletiu a busca incessante da perfeição pelos engenheiros, técnicos e artesãos da marca. Essa é a opinião unânime de experts do planeta no assunto! Raríssimos, quase em extinção, tem-se conhecimento de pouco mais de 10 sobreviventes no mundo na versão Special Roadster. Inclusive, para o nosso orgulho patriótico e estado de êxtase conjunto antigomobilista, um 540K no Brasil, Prata, mostrado no Encontro de Araxá em 2010 aos simples mortais que, como eu, tiveram a vontade de emoldurá-lo e levar para casa, ou cruzar as belas estradas do sul do país bem acompanhado e a bordo desse bólido, guiando o mito. Único, absolutamente maravilhoso!

unnamed (6)

          Em Araxá 2010…

          Araxá é sempre um sonho. E um dos bons momentos é descobrir qual é o exemplar hors concours da exposição.

          Quando cheguei lá em 2010, me esperava o 540K Special Roadster Prata. Reluzente, radiante, exclusivo! Quem disse que carro não tem sex appel e poder imediato de sedução nunca viu um Special Roadster de perto! Poucos carros transmitem e provocam isso com essa intensidade, como esse provoca! Me lembro que a última vez que senti foi ao lado de um Ferrari F40, outro mito! Ostentando de forma imponente o seu título de automóvel de produção mais rápido de sua época, lá estava com seu motor de 5.401cc Kompressor OHV e oito cilindros em linha com 180cv declarados, carburadores duplos e correntes ascendentes de acionamento, além de um arrogante capô que separa o motorista da elegante frente do carro. O 540K Special Roadster parece que sabia soprar o nome de cada um dos admiradores conquistados ali, com os seus cromados suntuosos, e sua presença inspiradora e dominante que seria realçada em qualquer ambiente.

unnamed (4)

          Exemplar raro? Então acrescente essa às suas análises… Iguais a esse, com o pneu sobressalente totalmente coberto, só seis foram construídos, isso entre os já raros 58 Special Roadster produzidos!

          Um carro singular, apresentado em um momento singular!

unnamed (8)

unnamed

a

          Sonho quase possível…

          Se você perdeu a chance de fazer uma oferta ao nobre e conhecido colecionador nesse nosso meio em Araxá – ainda que não estivesse à venda, claro! É só uma divagação para nutrir o ideal… – saiba que não foi a única. Perdeu novamente a segunda de ter na sua garagem um Special Roadster! Em Julho deste ano de 2014 aconteceu o primeiro leilão no Mercedes-Benz Museum em Stuttgart, na sede do fabricante na Alemanha, onde foram leiloados 48 clássicos da charmosa e envolvente marca da estrela, da qual sou um confesso admirador apaixonado, entusiasta e parco colecionador de poucas unidades e muitas histórias – de restauros, viagens e souvenirs!

          E entre esses clássicos lá estava um 500K Special Roadster!

          Fotografamos o ilustre automóvel em nossa visita ao museu. Depois de longos minutos em silêncio, admirando o seu tom vermelho contrastando com os cromos, claro!

unnamed (2)

          O exemplar leiloado pelo museu foi arrematado por um comprador anônimo, e teve o seu valor doado para uma organização sueca de pesquisa de combate ao câncer e mal de Alzheimer. O espécime atingiu e foi vendido por nada mais nada menos que a cifra de €3.105.000 euros. Ou… exatos R$9.385.794,00 na conversão do dia da compra.

          Uma nova e impressionante marca para a Mercedes-Benz, e mais ainda neste caso, para a humanidade!

unnamed (3)

unnamed (9)

unnamed (10)

          Curiosidades…

          Carros míticos são sempre cercados de histórias místicas! E o Special Roadster não poderia ser diferente!

          Além da Alemanha tê-lo visto no topo do reinado nazista, outro fato curioso é que o chassi do 500K deriva do SSK, que foi o ultimo carro projetado para a Mercedes-Benz pelo engenheiro Ferdinand Porsche antes de sair para fundar a sua própria empresa.

          Além disso, um 540K esteve até 2007 na coleção do nosso conhecido amigo da Fórmula 1, Sr. Bernie Ecclestone, quando foi leiloado. Por uma bagatela, claro!

unnamed (11)

          Grande abraço, e até o próximo mês!

          Christian Monteiro

          _______________________________________________________

          Gostou? Se divertiu?

          Trânsito livre com o autor: christianmonteiro@yahoo.com.br

          Fontes de pesquisa: Mercedes-Benz Museum Stuttgart, livros oficiais da marca Mercedes-Benz e Internet.

25

10 2014

ESPAÇO VOLKSWAGEN

BELO FILME SOBRE A PRODUÇÃO DO ÚLTIMO FUSCA NO MÉXICO
 

21

10 2014

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET VERANEIO

10603807_880391705305945_7221052230119887407_n

Parabéns ao proprietário pela bela Veraneio.

BOA SEMANA A TODOS!!!

20

10 2014

PROPAGANDAS ANTIGAS

17

10 2014

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

 

Nome: Dailton Sério Silva

Idade: 42

Naturalidade: Araxá-MG

Onde Reside: Araçu-GO

Profissão: Cirurgião Dentista

 DSC00720

1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Opala Deluxo 1971 4 portas 

2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Adorava carros e queria muito dirigí-los, meu vizinho que era filho de pessoas ricas, naquela época íamos para escola em Galaxie 500 branco.

3- BGM - Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

O Galaxie 500 branco, que eu ia de carona com meu vizinho para escola eu tinha 7 anos de idade!

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Eu tinha 16 anos aprendi sozinho pois já tinha moto, e pegava o Fusca azul calcinha do meu irmão mais velho!!

 5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Meu primeiro carro foi um Corcel I LDO 1977 branco com farol amarelo, eu tinha 18 anos e este carro me levava para fazermos vestibular pelo interior de Minas Gerais , eu e mais 4 amigos, o Corcel tinha o apelido de “TUBARÃO”, tenho muita saudade dele, e desejo ainda ter um do mesmo modelo mas minha companheira Fabiana que também aprecia carros antigos odeia o modelo Corcel I KKKKKKKK!!

 6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Estávamos indo para Uberlândia fazermos vestibular acho que foi em 1992, estávamos a bordo do poderoso tubarão CORCEL I 77, pegamos uma chuva muito forte , faltava uns 100 km para chegarmos a Uberlândia, quando chegamos lá o porta malas do Corcel é péssimo para vedar água , bom nossas bagagens estavam todas molhadas e não tínhamos roupas secas e limpas para trocarmos, moral da história tivemos que ficar dois dias com a mesma roupa e arrumar alguém para lavar e passar nossas roupas, despesas que vestibulandos pobres como éramos não estavam pensando em ter!

 7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

Tenho um Honda Civic 2011, gosto muito dele, mas uso muito meu Opala 71 e meu Galaxie LTD 79.

 8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

Muito tímido se compararmos aos americanos que são mais organizados e com isso influentes.

 9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Sim , Sou sócio do Opalagyn grupo de opaleiros que me identifiquei muito , gosto muito do grupo apesar de ser um apaixonado por carros antigos sem distinção e no grupo do Opalagyn são muito fixados em Opalas e principalmente 6 cil, eu já gosto de tudo.

 10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Olha o que eu tenho a dizer aos amigos antigomobilistas, é um sentimento de agradecimento, pois neste universo, eu tenho tido muita sorte pois fiz muitas amizades, muito conhecimento que vou adquirindo. De uma modo geral os antigomobilistas são pessoas generosas, e muito acessíveis , eu e minha família temos vivido momentos muito felizes participando de eventos de carros antigos, e eu sou de tamanha sorte que todos aqui em casa gostam!!

ABAIXO  FOTOS DOS CARROS DO DAILTON

DSC01172 A

DSC00852

untitled

llk,

DSC04994

15

10 2014

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

ENVELHECIDOS E TRATADOS

10.14 

               Carro antigo, carro velho e carro envelhecido. Mais uma grande questão para o antigomolbilismo definir, refletir e solucionar. Todos sabem que tenho muito gosto pelos carros antigos, sendo carros originais ou pouco modificados, com excelente apresentação e conservação perfeita. Mas, devo render minhas sinceras homenagens aos carros denominados RAT RODS.

               Peço desculpas aos nobres amigos participantes deste conceito e das “tribos”, pois sinceramente não tenho conhecimento algum sobre o tema, mas minha intenção não é a de explicar ou conceituar, mas sim homenagear e mostrar um pouco do que enxergo.

             Segundo alguns depoimentos que tomei, além de algumas pesquisas, os carros precisam em sua essência ter uma lataria envelhecida, ou seja, um aspecto de velho, inacabado, com interior modificado, com pouco ou nenhum, luxo, porém, com mecânica perfeita, e, em alguns casos, com motorização “apimentada”. Geralmente os carros possuem bagageiros que carregam coisas exóticas, como pranchas de surf, malas antigas, bicicletas antigas, vasos sanitários, enfim, haja imaginação.

             Saindo da parte conceitual que, mais uma vez digo não conhecer, descreverei o que realmente tenho visto nos encontros de carros antigos que participo e, evidentemente, autorizam a entrada deste tipo de carro. Posso garantir que o sucesso é absoluto em qualquer lugar. Não adianta fechar os olhos e desmerecer este público, pois são extremamente bem aceitos pelos visitantes em geral. Acho que vale a pena olhar com carinho para este novo conceito, antigo no mundo, mas ainda incipiente no Brasil, pelo menos ganhando força neste momento.

CIMG1331 10.14.4 10.14.5

               Vejo que os grupos ou clubes de RAT são extremamente fortes, com seus associados ou participantes muito unidos. Geralmente andam em grupos e posso garantir que quando chegam e saem dos eventos causam alvoroço geral. Não há quem fique parado sem olhar para as customizações, pois são verdadeiras obras de arte. Uma harmonia entre lataria, acabamento, interior, mecânica, com detalhes na motorização e suspensão. Quando chegam arrebentam! Ou melhor, arrebatam os corações! Quando saem deixam suas presenças marcadas.

               No meu olhar curioso acredito que o pessoal do RAT tem a intenção de fazer um teatro. Acho que misturam radicalismo, conservadorismo, carros, nostalgia, camaradagem, humor e o que talvez seja o atrativo principal: ser diferente.

             Geralmente os clubes não se preocupam com a vaidade, apenas querem um espaço reservado para suas caravanas, independente de localização privilegiada. Ressalto que estamos falando de carros com aspectos envelhecidos, mas com suas devidas legalizações junto aos órgãos competentes. Jamais faria apologia a qualquer grupo ou conceito que não refletisse a legalidade. Este é um aspecto importante a ser levado em consideração, pois estes carros rodam pelas ruas e estradas. Acredito que legalizados.

             Tenho certeza de que os grupos de RAT não vieram para disputar com os tradicionais carros antigos. Se assim fosse, não precisaria ser diferente, bastaria ser igual. Se acaso eu produzisse e organizasse eventos de carros antigos, certamente, deixaria um espaço reservado para os RAT RODS. O Sucesso é garantido! O público adora estas máquinas.

               Aqui no Rio de Janeiro existe um grupo muito bacana que vem protagonizando sucesso absoluto em todos os eventos que participa: os Dukes, grupo da cidade de Duque de Caxias. Geralmente são carros Volkswagen, em sua maioria Kombi, Fusca e Brasilia, chamados por alguns de RAT VOLKS.

10.14.3

CIMG1335             CIMG1338

               Caso algum membro ou conhecedor desta cultura queira se manifestar, fica o espaço de comentários à vontade, inclusive, será um grande prazer obtermos maiores informações sobre o assunto, que repito ser bastante desconhecido. Conheço um pouco do que participo. Acho leviano entrar em maiores detalhes com tão poucos argumentos. Mas, deixo aqui a minha homenagem e reconhecimento. Carros envelhecidos e personalizados não são carros acabados, mal tratados ou velhos. Estes últimos são unidades aguardando restauração, já mencionados anteriormente por mim.

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES 

13

10 2014

FOTO DA SEMANA

VOLKSWAGEN SAVEIRO GL ANO 1987

Saveiro GL 1987 _1_

Parabéns ao proprietário pela bela Saveiro.

BOA SEMANA A TODOS!!!

12

10 2014

TÚNEL DO TEMPO

 AVENIDA PAULISTA ANOS 80

.facebook_1412641924028

09

10 2014

ENCONTROS DE VEICULOS ANTIGOS

ENCONTRO DO MÊS DE OUTUBRO DO ALFA ROMEO-BR DE CURITIBA NA PHOENIX STUDIO 

unnamed

unnamed (1)

unnamed (12)

unnamed (10)

unnamed (2)

unnamed (11)

unnamed (8)

unnamed (7)

unnamed (6)

unnamed (5)

unnamed (4)

unnamed (3)

unnamed (9)

08

10 2014

PLACA AMARELA

felipe

08

10 2014

CONHEÇA A CIDADE DE GOIÂNIA

PARQUE VACA BRAVA

unnamed

07

10 2014

FOTO DA SEMANA

FORD GALAXIE 500 ANO 1976

.facebook_1411332318371

Parabéns ao proprietário pelo belo Galaxie.

BOA SEMANA A TODOS!!!

06

10 2014

PERDIDOS NO TEMPO

FORD MAVERICK

maverick-alegrete

05

10 2014

MEMORIAL AYRTON SENNA

SENNA SEMPRE SENNA

 

.facebook_1411345005949

Ayrton Senna venceu sua segunda corrida na Fórmula 1, no dia 15 de setembro de 1985, sendo a vitória no GP da Bélgica, pilotando uma Lotus preta e dourada, em baixo de muita chuva, simplesmente marcou o mundo da Fórmula 1 com sua tocada arrojada e precisa!

04

10 2014

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

_facebook_-2054497399

Acontecerá  dias 18 e 19 de outubro de 2014, na cidade de Pirenópolis – GO, o  Expovolks & Antigos com apoio do Volks Clube de Goiás e VW Boxer Clube de Brasília.

PARTICIPEM!!!

03

10 2014

NOTÍCIAS ANTIGOMOBILISTAS

alfa-romeo-2300-ti-02

No dia 26 de março de 2014, o único Alfa Romeo feito exclusivamente para o mercado brasileiro fez aniversário de 40 anos. O quarentão em questão é o 2300, que traz na grade o “cuore esportivo” da marca e ainda não dá sinais de cansaço. 

Derivado da Alfetta italiana, pode-se dizer que o 2300 é um FNM melhorado que, apesar de ser menor, chegava a rivalizar com o Ford Galaxie por ter um nível de acabamento excelente e uma lista recheada de equipamentos.

Como parte de seus festejos de 40 anos, o sedã ganhou uma carava de aficionados que partiu  do estacionamento do estádio do Pacaembu e passará por diversas cidades, como Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), Xerém (RJ) e Betim (MG). Inclusive, na data exata que fará aniversário, o 2300 terá uma festa especial na cidade fluminense em frente à antiga fábrica da FNM, que começou a fazer o primeiro Alfa brasileiro, o JK, em 1960.

Entre os modelos que vão seguir em caravana, há um Alfa 2000, que inspirou o JK, o próprio 2150, e um 156 Collezione em edição limitada. 

Marcelo Paollo, organizador da viagem de 2.300 quilômetros e dono do 2300 madrinha, disse que a intenção foi chamar a atenção para um carro muito importante para a história da indústria automobilística. “O 2300 é o único Alfa Romeo feito fora da Itália exclusivamente para algum país, por isso é muito legal ter uma na garagem”, afirma Paollo, que fará a viagem junto da filha Isabela, de 12 anos. Ela e Guilherme, seu outro filho, de 14 anos, jura o pai, já são apaixonados pela marca também. 

Segundo o diretor para a América Latina da Agência Nacional de Turismo da Itália, Salvatore Costanzo, apoiar um evento como esse, de uma marca tipicamente italiana, em um País tão ligado à Itália, reafirma a potência cultural de ambos e mata um pouco da saudade dos italianos que vivem no Brasil de sua terra natal.

Fonte: Internet

02

10 2014

HOT RODS

HOT RODS

1935-sinister-steel-june-2010-for-sale-015

434116

30

09 2014

FOTO DA SEMANA

FORD ESCORT XR3 CONVERSÍVEL

_facebook_1706305177

Parabéns ao proprietário pelo belo Escort.

BOA SEMANA A TODOS!!!

29

09 2014

PT CRUISER MANIA

PT CRUISER

Chrysler-PT-Cruiser

Black-Chrysler-PT-CruiserGT

28

09 2014

NOTÍCIAS ANTIGOMOBILISTAS

JUSTIÇA LEILOA NOVE MUSCLE CARS NO EUA

Plymouth-Superbird_670

Uma belíssima coleção de “muscle cars” americanos apreendidos no início do ano, das décadas de 1960 e 1970, foi à leilão na última sexta-feira (12) por determinação do governo norte-americano.

Chevelle-Conv_leilao_670

O antigo dono das relíquias David Nicoll, ex-presidente da rede de laboratórios Biodiagnostic Laboratory Services, foi condenado pelo envolvimento em um esquema de suborno de cerca de US$ 100 milhões. A coleção de carros faz parte dos bens que Nicoll acumulou enquanto subornava médicos nos EUA.

O modelo vendido por maior valor foi um Plymouth Superbird de 1970, que saiu por US$ 575 mil. Outras grandes vendas foram a de um Chevy Yenko Nova 1969, por US$ 400 mil, um Yenko Camaro, a US$ 315 mil e um Mustang Boss 429, também de 1970, por US$ 265 mil.

Além disso, um Barracuda Hemi 1971 em processo de restauração foi arrematado pela bolada de US$ 347.500. Ao todo, os nove veículos leiloados foram vendidos por US$ 2,535 milhões.

Fonte: Internet

27

09 2014

DODGE NEWS

395393_468679336528470_21332274_n

26

09 2014

PLACA AMARELA

 carroceria-da-kombi-diesel-ano-82-com-doc-placa-amarela_MLB-F-4485822090_062013

25

09 2014

FOTO SHOW

BELA FOTO, BELOS CARROS!

_facebook_-1072983888

24

09 2014

ENCONTROS DE VEICULOS ANTIGOS

5º ENCONTRO DO FUSCA CLUBE DE JUNDIAI-SP

.facebook_1411342556503

Aconteceu no dia 21 de setembro de 2014, no Parque da Cidade em Jundiaí – SP, a comemoração do 5º aniversário do Fusca Clube de Jundiaí, parabéns ao clube que conseguiu a colocação de mais de 462 Fuscas e derivados neste maguinífico evento o qual contou até com a presença do Presidente da FBVA Roberto Suga.

IMG-20140921-WA0023

IMG_18024133395316

IMG_18007919253470

IMG_18027809146047

IMG_17978485842825

IMG_17975574496390

IMG_17972607180716

IMG_17943964541555

IMG_17956148867727

 

IMG_17965643801810

IMG_17943964541555

IMG_17936722231986

IMG_17956148867727

IMG_18021496188285

IMG_18016951876762

IMG_18010211917044

IMG_18003353549124

IMG_18000603854299

IMG_17997621401907

IMG_17987537142874

IMG_17984107302786

IMG_17981709139944

IMG_17940356356740

23

09 2014

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET KADETT

tras_anuncio

Parabéns ao proprietário pelo belo Kadett.

BOA SEMANA A TODOS!!!

22

09 2014

ESPAÇO VOLKSWAGEN

sp272_01 

Em 1972, chegariam às concessionárias dois modelos que iriam revolucionar o mercado brasileiro: o SP1 e o SP2, que traziam design esportivo e ousado, sem abrir mão da funcionalidade. Eram modelos esportivos e com detalhes exclusivos para a época, como instrumentos integrados ao painel e bancos esportivos forrados com couro.

manual+vw+sp1+sp2+1972+sao+paulo+sp+brasil__370E3B_1

Até hoje, o SP1 (motor 1.6l) e o SP2 (motor 1.7l) são reconhecidos por antigomobilistas como alguns dos modelos mais belos da história da Volkswagen.

21

09 2014

PROPAGANDAS ANTIGAS

FORD DEL REY
 

20

09 2014

CONHEÇA A CIDADE DE GOIÂNIA

AVENIDA ASSIS CHATEAUBRIAND

.facebook_1411081475262

Foto Facebook: Eu Amo Goiânia

18

09 2014

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

 

Nome: Christian Monteiro

Idade: 40 anos

Naturalidade: Goiânia – Goiás – Brasil.

Onde Reside: Goiânia – GO.

Profissão: Empresário/ Gestor Comercial & Marketing

Foto entrada

1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

Essa é a pergunta mais difícil, pois são tantos! Mas a linha Mercedes-Benz, pela história toda que a marca traz consigo, me fascina de uma maneira especial. Os alemães são fantásticos na arte de produzir automóveis apaixonantes! Porsche, BMW, Merdedes-Benz, Opel… Qual desses não concorreria a esta resposta? Mas se tiver que eleger um, vou de Mercedes-Benz 540K Special Roadster, produzidos entre 1936 e 1940. Um dos desenhos mais belos que já vi, uma verdadeira obra de arte! Dentre os nacionais, gosto muito dos novos colecionáveis esportivos que marcaram a minha geração: VW Gol GTI/GTS, Ford Escort XR3 e GM Chevrolet Kadett GSi, e agora o Fiat Uno Turbo, que começa devagar a já figurar nessa lista. Incluo na lista dos nacionais desejáveis ainda, pela representatividade para a nossa indústria, o Ford Landau, GM Chevrolet Opala Diplomata, além dos exemplares que simbolizam a evolução tecnológica e de conforto dos anos 90, Santana Executivo e Monza 500 Emerson Fittipaldi.

 2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Muito próxima! E intensa! Meu pai era um apaixonado por eles, e me ensinou a aprimorar ainda mais esse código já trazido no DNA, o que sou muito grato! Ele foi pioneiro em Goiânia na comercialização de acessórios para veículos com a Gran Prix Acessórios, fundada em 1971 – famosa pela Brasília amarela na fachada, no Setor Campinas, e aquilo pra mim era como um parque de diversões! Na garagem teve Dodge Charger R/T, um legítimo Ford Maverick GT 302 V8, Chevrolet Caravan… Eu sentava para admirar cada um deles, e contava os minutos para ouvir o motor funcionando. E nunca mais me desliguei disso. Até hoje, com os carros, volto à infância, e o estresse da rotina diária simplesmente desaparece!

 3- BGM - Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

Cada um marcou uma fase. Na infância, o Maverick GT que citei acima era o meu preferido. Um show, um 302 Vermelho Cadmium 1974! E disputava esse posto na minha análise infantil Cupê esportivo x Sedan de luxo, com um Landau Cinza Executivo de um tio. Outros dois tios tinham Maverick GT 302, sendo um Amarelo e um Branco. Imagina! Logo veio para a garagem, como o primeiro souvenir, um raro Gurgel Xavante XT Amarelo 1973 que faz parte da minha vida desde 1977, por ter uma história de família muito intensa! E hoje está no meu pequeno acervo, pela importância e pelo o que representa. Na adolescência, um VW Santana GLS 2000 Bege Flash 1989 da minha mãe que sempre teve bom gosto pra carros, pela motorização que acabava de chegar e requinte que apresentava perante os concorrentes. O prazer e o aprendizado com os carros então não paravam de crescer. A brincadeira foi aumentando, e ainda com 15 anos comecei a trabalhar com acessórios – conciliando com os estudos, o trabalho prosperou ainda novo e logo vieram as oportunidades dos GTS, XR3, GTI, GSI e Diplomata na garagem. Não posso deixar de mencionar, entre outras raridades, um exótico expoente da indústria nacional que tive, um Aurora Berlinetta 122C que foi a proposta milionária de um supercarro produzido no Brasil e apresentado no Salão do Automóvel de 1990. Fui dono de uma das cinco unidades produzidas, o Vermelho Sport – sendo duas de rua somente. Com 214cv, trazia relativa semelhança com a Ferrari F40, apesar de ser um projeto independente e muitíssimo bem acertado!Considero que fui um privilegiado nesse quesito automóveis, e agradeço sempre por isso! Me divirto muito com os carros que tenho hoje, com os que tive oportunidade de ter e dirigir!

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Comecei aos 06 anos de idade (Isso mesmo!), e por incrível que pareça, nesse Gurgel Xavante que citei acima. Foi um presente do meu pai para que nós, eu e o meu irmão Frederico, aprendêssemos a dirigir nele – claro, no colo dele pra começar e seguindo todas as orientações com rigor! – e também aprender a cuidar a partir daí dessas máquinas que fazem os nossos dias mais divertidos. Tinha que mantê-lo limpo, funcionar com frequência para manter a bateria, carburador… Enfim, ele me fazia sentir o responsável por ele, e deu certo! Sou eu quem cuida do pequeno Xavante XT Amarelo até hoje, que é do ano do meu nascimento e tem também as placas do ano e com as iniciais da Gurgel.

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Tive o benefício de ter um bônus! Tive dois “primeiros” carros! Foi esse Gurgel que cito acima, que foi um presente indescritível que por um conjunto de razões acabamos vendendo no início da década de 80, e precisei de mais 15 anos para encontrá-lo de volta, e depois, mais uma vez para considerar assim, um VW Gol CL 1.6 AP Cinza Quartzo 1989 0Km na época que foi o meu “segundo” primeiro carro, e que pude com ele exercitar a escolha dos acessórios, o que era uma prática na época em razão dos poucos opcionais de fábrica que os carros de entrada tinham. Por esse ainda busco. Gostaria de trazê-lo de volta. Já estou rastreando!

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Na Itália, em uma viagem de roteiro automobilístico que elaborei com visitas interessantíssimas aos museus das grandes marcas italianas, alemãs e francesas, locamos duas Ferraris e um Lamborghini, e pudemos conhecer toda a região de Maranello e adjacências da Toscana assim. Foi marcante, não só pelos carros que guiávamos e por cruzar com impecáveis e reluzentes Ferraris Dino nas autoestradas italianas, mas por fazer isso onde eles nascem! Onde a história é parte da cultura da região e de um povo apaixonado por automóveis!

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

No dia-a-dia, para o trabalho, estou usando um Peugeot 307, que foi a última marca em que estive fazendo um trabalho de gestão e implantação de concessionária, ramo de atividades ao qual me dediquei 10 anos e talvez alguns ainda futuramente, por vir. E sempre tive por princípio ético usar um carro da marca. Assim me veio o 307, que surpreendeu. Ao que se propõe, acho um carro de uma relação custo-benefício (bem como o seu sucessor 308) ímpar. Em ocasiões especiais, escolho um dos que merecem estar sem poeira em um fim-de-semana de sol, geralmente o BMW 330i Motorsport 2001 ou o Mercedes-Benz CLK 320 1998. Um Omega CD Série Especial Fittipaldi 2011 com 292cv e injeção direta de combustível também está chegando na garagem.

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

Um movimento crescente que ganha adeptos a cada ano e a cada grande evento! Que bom! O preservacionismo, em minha opinião, é uma das etapas de evolução do ser humano. E nada mais justo e prazeroso para nós, autoentusiastas e antigomobilistas, ver isso acontecer com esses bólidos antes muitas vezes desprezados no canto de algumas garagens, sem o seu valor reconhecido. Estamos em um caminho saudável, onde cada um entende que a sua parcela de contribuição, do tamanho que lhe é permitido fazer, é fundamental! Seja preservando um Fusca 1969 que foi do avô, ou uma raríssima Ferrari 225 S V12 1952 como a que foi vista este ano no Encontro de Campos do Jordão e também de Araxá, com pouquíssimos exemplares sobreviventes ainda no mundo, é a sensação do dever histórico cumprido!

9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

O nosso clube em Goiás, CVA-GO – Clube do Veículo Antigo de Goiás, tem crescido no profissionalismo que encara os eventos e tem membros sempre bastante participativos, o que enobrece a sua existência, claro, se é esse o príncipio! Tem o meu respeito e admiração, nas pessoas que dirigem, e como conduzem com os participantes. E uma escala enorme como desafio para os anos futuros! Fazem parte do clube grandes colecionadores, que tem um acervo que muitos desconhecem ter no nosso estado, de Rolls-Royce a Thunderbird 1956, Corvette 1958 e inúmeros Cadillacs, carros premiados nos grandes eventos do certame nacional da federação. Orgulho para Goiás.

Além dele, formamos despretensiosamente um grupo de amigos que amadurece a cada dia e tende a ter futuramente status representativo, denominado Motorsport & Collection. Tem produzido frutos surpreendentes de experiências e network. Somos 40 amigos entusiastas, presidentes de outros clubes, ex e atuais pilotos de StockCar e outras categorias, além de empresários, colecionadores do CVA e concessionários, com encontros frequentes e através de um aplicativo falando de carros 24 horas por dia! E de todas as formas. Novos e antigos colecionáveis, clássicos e esportivos, autos exóticos, bizarrices divertidas e os supermotores! Histórias de ligação de cada um com cada modelo, fotos antigas e publicidades que marcaram época, fotos dos encontros e corridas, de Fórmula 1 e StockCar aos campeonatos regionais!

A intenção que era entretenimento e informação trouxe um nível técnico elevado, aprendemos todos, nos divertimos… Muito produtivo, um exercício da amizade via automóvel absolutamente descontraído e didático ao mesmo tempo! Gratificante.

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Preservem! Cuidem! Divirtam-se! E ensinem as pessoas ao seu redor a gostar – esposa, filhos, mãe… Não exija sem ter mostrado antes o entusiasmo que você tem com eles e o brilho que trazem à sua vida. Os carros são mais do que parecem ser quando damos a eles a atenção que merecem! Com eles fazem-se amigos. É um hobby, um esporte, um lazer saudável que une famílias e gerações, e para quem não conhece, pode ser o que você procurava! E espero ser mais um elo nessa fantástica corrente automotiva… A partir do próximo mês, com uma coluna neste Blog que já tem o respeito conquistado dos antigomobilistas! Boas-novas estão por vir!!! Agredeço o convite! Pra mim, diversão imensa e muita responsabilidade! Para os leitores, espero trazer leituras que não te deixarão desgrudar os olhos desse Blog!

Até lá!!!

Christian Monteiro

ABAIXO  FOTOS DOS CARROS DO CHRISTIAN

1  2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Mercedes-Benz 500 SEC 02f

 

15

09 2014

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

XXIV ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS DO RIO DE JANEIRO –VCCB-RJ

LOCAL E CARROS MARAVILHOSOS – INOVANDO POSITIVAMENTE

 CIMG1625

        Neste último final de semana, 05 a 07 de setembro, estivemos presentes na exposição de carros antigos do Rio de Janeiro, neste ano, realizado em ITAIPAVA-RJ., organizado pelo Veteran Car Club do Brasil – RJ. Podemos afirmar que o evento foi um verdadeiro sucesso. Para os que não conhecem, Itaipava pertence ao município de Petrópolis, cidade de Pedro, famosa cidade Imperial. Os carros ficaram expostos para visitação pública em um gramado enorme, propriedade de um excelente hotel, rodeado de muito verde, característica das cidades serranas desta região. Um evento com excelente infraestrutura, digno dos mais sinceros elogios.

CIMG1610

CIMG1612

        Tivemos a presença marcante de diversos carros antigos maravilhosos, um público muito seleto e conhecedor das raridades. Os eventos do Veteran Car sempre foram chancelados pela altíssima qualidade dos carros expostos. Uma vertente cujos associados não abrem mão. O Veteran Car do Rio de Janeiro foi fundado em 1968, “tendo como principais objetivos a restauração, manutenção e preservação da memória automobilística do Brasil”, segundo fonte do seu site (www.veteran.com.br).

        Devo render minhas homenagens à atual diretoria, extensiva aos organizadores e colaboradores, pois vimos alguns detalhes interessantes que, verdadeiramente, merecem nossos comentários pontuais.  Na equipe, existe o Sr. Roberto Ruschi, já citado anteriormente aqui neste espaço. Sem dúvida, uma das grandes pessoas do antigomobilismo. Democrático, simpático, simples, vibrante, amigo e acima de tudo, respeitoso em suas atitudes. Um excelente anfitrião, verdadeiramente um gentleman, ou melhor, um cavalheiro. Aquele que convida, recepciona e se despede com a certeza da missão cumprida com o rigor da excelência.

CIMG1609

CIMG1597

CIMG1599

CIMG1603

        A premiação foi um ponto alto do evento. A qualidade dos carros é de excelente nível, vide fotos. Seguindo as características dos meus textos, relato um acontecimento que considero um marco para o Veteran Car e, quiçá, para muitos clubes de automóveis antigos do Brasil que organizam e promovem eventos relacionados. Tivemos um Gol Gti 1996, impecável, sendo premiado, numa categoria denominada Futuro Clássico. Inclusive na locução que acontece no ato da premiação, quando os carros premiados “desfilam” para o público, houve a citação do prêmio e a referida motivação para tal, ressaltando o grau de dificuldade de um colecionador manter um veículo durante longos anos. Não sei se este foi o primeiro ano que o Veteran Car premia esta categoria, mas de qualquer forma, achei louvável. Isto significa reconhecimento, humildade e justiça. Sempre disse e aqui escrevi que existem regras determinadas a serem seguidas, mas existem atitudes que transformam e estipulam novos conceitos. Conceitos que adicionam, agregam valor aos fatos e, consequentemente, aos homens. Resumindo: INOVAÇÃO, sem perda de foco. Parabéns!

        Caso os nobres amigos queiram se deliciar com a cobertura do evento, avalizando minhas palavras, acessem: www.maxicar.com.br ou www.autoclassic.com.br. Terão a cobertura completa, além de fotos detalhadas de tudo.

CIMG1716

        Se antes falávamos da brisa marinha, da princesinha do mar, de Vinicius de Moraes,Tom Jobim e tantos outros, desta vez, falamos de Ivan Lins, D. Pedro II, Benito di Paula, Mozart Catão, enfim, ressaltamos o cheiro do ar puro, das inalações saudáveis das folhas de eucalipto, das árvores nativas, fragrância composta da ressurreição de uma região. Região que tenta se recuperar do episódio de 2011. Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, dentre outras. Cidades afetadas que buscam o renascimento, como se Fênix fossem. Assim sendo, verificamos mais um serviço prestado pelos carros antigos, viabilizando o turismo, a entrada de divisas nestas cidades.

CIMG1585

 

CIMG1577

CIMG1695

        Sinceramente gostaria que o antigomobilismo saísse das garagens e encontrasse o coração das pessoas e, sendo assim, fosse um elo com tudo aquilo que perdemospelo caminho ao longo destes anos. Seria uma grande ilusão se não estivéssemos por aqui, tentando… tentando (…). Vamos inovar!

         Fotos: (Lucas e L. Henrique)

         SAUDAÇÕES A TODOS!

         HENRIQUE MORAES

13

09 2014

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA.

1957  – CHOP  TOP BEETLE

 

crgchop01

crgchop30

crgchop18

crgchop16

crgchop26

crgchop22

crgchop19

crgchop49

crgchop32

crgchop48

crgchop11

crgchop54

crgchop56

crgchop50

crgchop51

 

11

09 2014

FOTO DA SEMANA

FORD ESCORT XR3 ANO 1993

1890976_615439548511217_1565821389_n

Parabéns ao proprietário pelo belo Escort.

BOA SEMANA A TODOS!!!

08

09 2014

TÚNEL DO TEMPO

FOTO DOS FUNCIONÁRIOS DA GM NA FÁBRICA COM O FUTURO KADETT GS

_facebook_1656279945

05

09 2014

MEMORIAL AYRTON SENNA

SENNA SEMPRE SENNA

 

_facebook_-1975747714

04

09 2014

FOTO DA SEMANA

 CHEVROLET CARAVAN SS 1980

_facebook_522229422

Parabéns ao proprietário pela bela Caravan.

BOA SEMANA A TODOS!!!

01

09 2014

PT CRUISER MANIA

 PT CRUISER 

pt-cruiser-chrysler-yellow 

pt-cruise

 

31

08 2014

PERDIDOS NO TEMPO

 FORD LANDAU

Landau

Parece ainda ser recuperável, mas da forma em que está será um final triste!

30

08 2014

PROPAGANDAS ANTIGAS

_facebook_406697485

29

08 2014

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

.facebook_1407262850800

Acontecerá  dias 05, 06 e 07 de setembro de 2014, na cidade de Goiânia – GO, o   XXVI  Encontro de Veícuos Antigos do Centro Oeste.

PARTICIPEM!!!

27

08 2014

FOTO DA SEMANA

CHEVROLET OPALA DIPLOMATA SE 1988

1375641_626060674115771_810390599_n

 

Parabéns ao proprietário pelo belo Opala.

BOA SEMANA A TODOS!!!

25

08 2014

FOTO SHOW

BELA FOTO, BELOS CARROS!

_facebook_-1861817258

23

08 2014

ESPAÇO VOLKSWAGEN

KOMBI EDIÇÃO 50 ANOS LANÇADA EM 2007

 

kombi1024

Em comemoração aos 50 anos de fabricação da Kombi completados em 2007 , a Volkswagen lançou uma série especial limitada em apenas 50 unidades de um modelo com pintura retrô, com aparência semelhante ao modelo vendido em 1957.

O principal destaque da linha retrô é pintura original, nas cores vermelho e branco e nas rodas em chapa com pintura branca, que já se tornou um referência das Kombis clássicas. O modelo também tem logos comemorativos desta versão na traseira e nas portas. Completando o visual, as luzes do farol possuem lentes claras e lanternas traseiras escurecidas.

No acabamento interno, a Kombi 50 traz novos revestimentos no interior, vidros verdes, os quais nas laterais são corrediços e térmico no vidro traseiro. O motor continua o mesmo 1.4 de 76 cavalos. Os cinqüenta compradores da edição comemorativa leva para casa uma outra perua, ou seja, uma réplica em miniatura da primeira Kombi produzida na país.

21

08 2014

Arte Digital – Vetorial por Klaus Teixeira

Untitled-1

Desenvolvimento de Pôsteres e Cartazes de veículos particulares ou de acordo com a solicitação do cliente. Produto decorativo, com ampliações sugeridas de: 50×75 cm / 60×90 cm / 60×120 cm. Totalmente exclusivo, com produção única por peça.

Informações e consultas, entre em contato:

Design Gráfico e Restaurações de Fotos – Klaus Teixeira

  Image1

Email: design_grafico@laureneparanhos.com.br

Fusca Sport para divulgacao

Pôster em Papel Fotográfico Fosco – 60/120 cm – Fusca Hot Rod – Exclusivo

Karmann para divulgacao

Pôster em Papel Fotográfico Fosco – 58/90 cm – Karmann Guia Extreme – Exclusivo

17

08 2014

O AUTO E VOCÊ

BLOG GARAGEM DO MÁRDEL PERGUNTA

AO AMIGO

 

Nome: Mario Ferretti

Idade: 68

Naturalidade: São Paulo

Onde Reside: Campinas-SP

Profissão: Empresário

verdecarro 

1- BGM – Qual é o seu carro antigo preferido?

 São todos da marca Studebaker e o preferido é aquele que estou no momento passeando, levando recordação aos participantes dos eventos e proporcionando momentos felizes, cada um com sua história.

2- BGM – Quando criança, qual era sua relação com o carro?

Meu pai tinha caminhões Studebaker e ficou marcado na minha infância. Tentando conhecer melhor os detalhes, e isso me trouxe anos de memória, lembranças e realização dessa experiência.

3- BGM - Qual carro mais marcou sua infância, adolescência e juventude?

Na infância Studebaker, na adolescência Shelby cobra e na juventude Karman-guia.

4- BGM – Com que idade aprendeu a dirigir, qual carro e de quem era?

Aprendi aos 14 anos, apenas manobrar, dirigir mesmo aos 18 anos, Na época era mais rígido dirigir sem habilitação. O carro foi Studebaker do meu pai.

5- BGM – Qual foi seu primeiro carro, que idade tinha? Fale um pouco dele.

Meu primeiro carro foi Ford 1951 coupê verde, mas o que marcou foi a Karman-guia 1964, vermelho, devido a própria idade que tinha, era jovem e combinava mais com meu perfil. Na década de 70/80 frequentava a Rua Augusta no bairro Nova Europa-São Paulo. (Point de São Paulo).

6- BGM – Conte algum fato a bordo de um carro que marcou sua vida.

Namorando minha esposa e abordado por um policial! Logicamente estávamos parados em via pública “namorando”, isso à noite (Na época era normal) foi um susto! Não tinha dinheiro para ir a um Drive.

7- BGM – Que carro atual de uso diário você tem e o que acha dele?

Santa fé (Hyundai), troco anualmente pela mesma marca por apresentar sua motorização com bom torque, veículo instável, confortável e seguro.

8- BGM – Como vê o movimento do Antigomobilismo no Brasil?

O Antigomobilismo no Brasil nos últimos 10 anos houve crescimento fantástico, como pode observar que todos os finais de semana tem eventos em todo território nacional, em cidade pequenas, médias e encontros nacionais.

Com esse crescimento de maior número de participantes, vem acontecendo pela divulgação através de revistas divulgando os eventos e mesmo oferecendo veículo para venda. Temos também a divulgação eletrônica que cresce o relacionamento entre pessoas que até então não se relacionavam. Nota – se que o próprio facebook divulga fotos que incentivam quem nunca se atentou para esse fato, como também, Blog, que colaboram para que isso venha acontecer.

Destaco que os Hot(s) estão tendo grande participação nesse movimento.

Nos últimos 10 anos surgiram grande quantidade de veículos modificados que colaboram para esse crescimento e também incentivam os jovens a ter esse tipo de carros, inclusive dando beleza aos eventos.  Não posso deixar de mencionar a participação de caminhões e ônibus que agregam nesse movimento. Se fosse somente os antigos originais, não tinha como crescer, pelo simples motivo que não são mais produzidos, enquanto os Hot(s) apresentam a nível nacional profissionais especializados em fazer projetos.

A abertura pelo governo, através de trabalho realizado pela Federação Brasileira de veículos antigos. Para importação de veículos com 30 anos contribuem para esse crescimento, chegando praticamente todos os dias aqui no Brasil, e abrindo espaço para empresas importadoras.

O mercado de peças usadas e novas que estão presentes nos eventos tem participação muito especial, ajudando o proprietário que tem seu carro antigo encontrar o que está precisando. É um mundo de peças que não dá para acreditar. Tem de tudo, é só procurar. Existe as barracas que estão nos eventos que você pode obter algo do passado que marcou e faz lembrar algum momento. Tem até camisetas personalizadas do seu carro! Esse movimento do Antigomobilismo todos tem participação e não podemos ser desigual. Se você analisar que surgiram nesses últimos anos grandes importadores de carros antigos e de peças para montar Hot(s), é incrível, abre um mercado novo de atividades.

Quantas oficinas especializadas foram abertas para fazer carros modificados? Quantos empregos gerados?

O Antigomobilismo abriu portas para todos os segmentos, inclusive hoteleiros.

Temos que dar continuidade e preservar os antigos, sem dúvidas alguma, eles fizeram a história do mundo!

Fazer Hot? Concordo! Desde que não venha transformar o original. Montei alguns aproveitando peças de veículos que não tinham como salva-los.

O Antigomobilismo nunca vai acabar!

O que é novo hoje, amanhã será um antigo!

9- BGM – Participa de algum clube de veiculo antigo? Fale um pouco dele.

Sou sócio de diversos clubes, como colaborador, e frequento o V/8 & Companhia por ser da minha cidade. Todos os clubes esperam que seus sócios participam com seus veículos, não deixando em casa. O show são os carros!

10- BGM – Deixe uma mensagem aos amigos antigomobilistas e leitores deste Blog!

Deixo uma mensagem a todos, independentemente de ser Antigomobilistico atual, ou não! Um dia você será um antigomobilista também. O que você tem hoje, daqui a 20, 30 e 40 anos, você vai ter vontade de possui- ló novamente.

Vivemos de passado e de lembranças. Quando isso acabar, morremos!

Quando você ver um carro antigo na rua, ou no evento, tenha certeza que ali tem muitas histórias que a memória não apaga!

Adote um “antigo”!

ABAIXO  FOTOS  DOS CARROS DO FERRETTI

stude verde 02-07-14

azul frente

__guas_de_Lind__ia_2014_234

__guas_de_Lind__ia_2014_232

__guas_de_Lind__ia_2014_239

15

08 2014

ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

AGOSTO

MÊS DOS PAIS, MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO, MÊS DE HOMENAGEAR O MÁRDEL

 295

           Bem, desde que comecei a escrever neste blog tenho tentado homenagear as pessoas que realmente chamam minha atenção por alguns motivos. Todos sabem que sou uma pessoa em busca da camaradagem e da boa educação. Sei que cometemos muitos deslizes, mas acho que este espaço me fez uma pessoa mais conhecida e meus textos são lidos em todo o Brasil, o que me traz felicidade. Felicidade por saber que faço uma pequenina coisa em favor da família, do antigomobilismo, da amizade, enfim, consigo através deste espaço mostrar um pouco dos bastidores dos carros antigos, sobretudo numa ótica diferente daquela que realmente chama atenção, pois a maioria busca a beleza dos carros, muitas das vezes sem ver a beleza das pessoas envolvidas.

            Quem é o Márdel Paranhos? Confesso que realmente não sei dizer, pois só estive com este camarada uma vez, exatamente quando nos conhecemos, em Águas de Lindóia, no ano de 2011. Meu carro, um Passat GTS 1983 estava expostoe fui procurado pelo nobre amigo, que neste dia, estava acompanhado do também amigo, Cláudio Lugón. Apresentamo-nos e assim começamos nossa amizade e aqui estamos escrevendo mensalmente algumas palavras para o público do seu blog.

          Dizem as más línguas que o Márdel é um sujeito extremamente trabalhador, preocupado com o futuro de sua família, que, aliás, é a razão da sua labuta diária. Sei, por intermédio deste blog e de alguns comentários, que sua coleção de carros é muito bonita, mas isto nunca foi o mais importante. Digo que a vaidade se vende e que o homem se faz. A vaidade derrota enquanto a boa conduta ergue o homem e sua sociedade.

          O Márdel sempre foi uma pessoa muito gentil e polida. Apaixonado por carros antigos, desde menino, segundo relato da sua irmã, idealizou e concretizou a existência deste blog.

          Fico imaginando como deve ser difícil manter um blog ativo, principalmente se levarmos em consideração que sua atualização é preceito de boa saúde. Buscar parceiros dispostos, estar presente em muitos eventos, postar matérias, enfim. O visitante se interessa primeiro pelo que os olhos veem depois pelo que está escrito, pelo conteúdo. Então, fazer com que estes aspectos sejam realmente fonte para leitura e busca diária é, sem dúvida, um exercício prazeroso, porém de muita dificuldade. Escrevo minhas poucas palavras mensalmente neste blog e, confesso, preciso estar sempre com inspiração para tal, pois considero um exercício de muita responsabilidade. Colocar porcarias na rede é muito fácil, basta clicar copiar e colar. Porém, quando pensamos em algo que realmente faça a diferença, a coisa fica um pouco mais difícil. Digo isto, com muita propriedade, pois não preciso agradar ninguém, principalmente se pensarmos e levarmos em consideração que nossos sustentos provêm do trabalho diário, que é totalmente alheio ao hobby. Aliás, antigomobilismo é hobby e não maneira de angariar fundos. Muitos se dizem antigomobilistas e vivem sugando a seiva, exatamente se apropriando do que este hobby tem de melhor. Fazem dos eventos maneira ardilosa de ganhar dinheiro, evidentemente, contando com a boa vontade dos inocentes. Este é o grande motivo da minha escrita. Não concordo e tento abrir os olhos dos menos avisados. Temos de dar valor aos que fazem e dão continuidade a este meio. Muito já falei aqui sobre todos estes assuntos, basta que os leitores procurem em meus textos anteriores. Família, pai, mãe, filhos, esposa (o), amizade, companheirismo, educação, valorização do homem de bem, valorização dos bons costumes, carros maravilhosos, enfim. Logicamente que não me refiro aos vendedores de peça, famoso mercado de “pulgas”, nem tão pouco aqueles que comercializam raridades. Falo daqueles que se vestem de antigomobilistas e usufruem do meio para alavancarem seus intuitos, em detrimento a tudo.

         Não quero homenagear o Márdel pelos seus carros. Pelo seu sucesso como empresário. Lógico que o trabalho dignifica o homem. Sou reconhecido na minha cidade pelo meu trabalho e seria leviano dizer que não é gratificante. Não pedi ao Márdel sua biografia para fazer esta homenagem. Não preciso saber detalhes, quantos anos, onde nasceu, onde cresceu,quantos filhos, etc. Estamos falando de antigomobilismo e, neste caso, a homenagem ao homem Márdel, que muito faz por este hobby em todo o Brasil. Quantos blogs como este existem? Para nos mantermos informados necessitamos estar presentes aos diversos eventos, mas ainda temos a chance de recebermos  informações gratuitamente, exatamente pelos blogs e sites. Respondendo, são muito poucos.

         Acho que prestigiar os que merecem é uma forma singela de darmos continuidade ao que queremos e gostamos. O Márdel merece nossos agradecimentos pelo pouco, mas que muito significa no meio dos carros antigos, clássicos e colecionáveis. Aqueles que não concordarem com esta homenagem, por favor, idealizem o seu blog, mas não contem comigo para nada. Ou melhor, seja vidraça e não pedra, mas faça. Quem sabe eu não lhe rendo uma homenagem também.

Parabéns Márdel! Continue firme.

SAUDAÇÕES A TODOS!

AH! PARABÉNS PELO DIA DOS PAIS.

DIA 13 DE AGOSTO É MEU ANIVERSÁRIO, SÓALEGRIA!

 

HENRIQUE MORAES

13

08 2014

ESTILO VOLKSWAGEN

ESTA COLUNA APRESENTA BELÍSSIMOS MODELOS VOLKSWAGEN, NOS QUAIS, OS DETALHES E ESMERO NO ACABAMENTO FAZEM TODA A DIFERENÇA.

1967 – PADRÃO MICROBUS

rodn29

rodn10

rodn07

rodn05

rodn02

rodn01

kingbus36

kingbus28

rodn27

rodn21

rodn22

rodn23

rodn24

rodn25

rodn26

kingbus28

rodn18

11

08 2014

FOTO DA SEMANA

FIAT TEMPRA OURO

 facebook 1406328710598

Parabéns ao proprietário pelo belo Tempra.

BOA SEMANA A TODOS!!!

10

08 2014

PLACA AMARELA

08

08 2014

CONVITE ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS

 facebook  1960882492

Acontecerá  dias 22, 23 e 24 de agosto de 2014, na cidade de Àguas de Lindóia – SP, o   XI Grande Encontro Chrysler Clube do Brasil.

PARTICIPEM!!!

06

08 2014

MEMORIAL AYRTON SENNA

SENNA SEMPRE SENNA

 

IMG 20140725 WA0011

Uma moeda especial de 5 euros presta homenagem a Ayrton Senna na Europa, a série limitada com a imagem do nosso grande ídolo terá 8 mil unidades produzidas. 

As homenagens  pelos 20 anos da morte de Ayrton Senna continuam na Europa.  A moeda foi lançada pela Agência Autônoma de Filatelia e Numismática do governo de San Marino.

Cada moeda custa 49,90 euros, o equivalente a 150,00 reais, seu peso é de 18 gramas e tem 32 milímetros de diâmetro.

Interessados podem fazer contato com a agência pelo email info.unf@pa.sm.

04

08 2014