ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

JUNHO VERMELHO. CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE SANGUE.

UMA CAUSA NOBRE!

1 32

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu em 2004 a data de 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Há alguns anos adotou-se então junho como mês vermelho, simbolizando o sangue.

5 33

Nesta segunda-feira, como de costume, acordei muito cedo e liguei a televisão, exatamente no momento em que um jornal diário noticiava a questão do baixo estoque de sangue nos diversos bancos, hemocentros, do Brasil. Acontece que exatamente nos meses frios há uma baixa procura pela doação de sangue. Neste período as doações chegam a cair cerca de 30%, deixando todos os hemocentros em alerta máximo. Alguns fatores contribuem muito para esta queda. É um período onde muitas pessoas encontram-se resfriadas (fator temporariamente restritivo). Em junho o governo disponibiliza a vacina da gripe, que impede os que tomaram de doar sangue por um pequeno período de dois a três dias. As férias escolares também atrapalham muito as doações, pois além de retirar os doadores dos seus domicílios, contribuem para o aumento da demanda de sangue, devido à elevação do número de acidentes diários.

Segundo informações, os sangues com fatores RH negativos são os mais escassos, exatamente por serem os mais raros, sendo o O negativo, doador universal, o que mais contribui para esta queda de 30% nos estoques.

6 32

7 26

A população ainda tem uma falta de informação muito grande sobre o assunto. Existe a famosa cultura do deixar para depois, infelizmente. A doação de sangue é extremamente segura. Os homens podem repetir a doação a cada três meses e as mulheres a cada quatro meses, pois as mulheres precisam de mais tempo para repor a perda de ferro, já que também ocorre perda durante o ciclo menstrual. O plasma é reposto em algumas horas, as plaquetas em alguns dias e as hemácias em alguns poucos meses, segundo fonte da internet.

2 34

Os especialistas alertam que nada substitui o sangue. “Somente o sangue pode ser usado no lugar do sangue”. Não existe medicamento que o substitua, diferente do que pensa grande parte da população. O sangue é a vida.

Sendo assim, meus nobres amigos antigomobilistas, conclamo através deste mural, que compareçamos aos hemocentros. Vale ressaltar, logicamente, que existem procedimentos e corretas instruções para a doação de sangue. Devemos salientar que não basta apenas a boa vontade para praticar a doação. Existe uma pequena lista de itens regulatórios e impeditivos para a doação. Itens fáceis de serem conhecidos e observados. Restrições permanentes e temporárias.  Ver critérios para doação.

3 40

Acho que podemos fazer algumas campanhas, utilizando os clubes, os grupos, as exposições, os encontros, enfim. Já vi muitos grupos fazendo gincanas, caravanas de pessoas para doação. Já vi em algumas exposições, carros de determinados hemocentros fazendo campanha e arrebatando doadores.

4 35

É assim que vejo o antigomobilista, pessoas que se organizam para prestar serviços para nossa população, através das suas relíquias. Um ser engajado com as necessidades e paixões do ser humano. O antigomobilismo não é frio. Tem sangue e ferrugem nas veias!

untitled 29

DOAR SANGUE É UM ATO SOLIDÁRIO E VOLUNTÁRIO. DOE SANGUE, DOE VIDA!

MÊS DO VERMELHO DO SANGUE, DAS ROSAS. FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

Sobre o autor

Márdel

Posts publicados por:Márdel

13

06 2017

Seu Comentário