ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

SETEMBRO VIOLETA

ALZHEIMER

“SE EU ME ESQUECER DE VOCÊ LEMBRE-SE DE MIM.”

1 46

Em 21/09 de 1994 foi instituído o Dia Mundial do Alzheimer pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Já escrevi por aqui um pouquinho sobre algumas campanhas mundiais para conscientização e prevenção de graves doenças, que nos acometem de forma sistemática e avassaladora.

4 35

Felizmente, temos alcançado expectativas de vida bastante elevadas, aumentando muito o número de idosos sobre a superfície da terra. Mas, infelizmente, nos deparamos também com quantidades maiores de pessoas portadoras de diversas doenças. Quanto mais idosos tivermos mais enfermos de Alzheimer teremos, uma óbvia e triste constatação do momento. Pode ser que lá na frente não seja assim.

2 42

O antigomobilismo é um hobby geralmente para saudosistas, muito frequentado por pessoas da melhor idade, os idosos. Portanto, acho muito pertinente colocar mais este alerta para os que nos leem.

Este ano a campanha tem o tema “Lembre-se de Mim” (Remember Me, original em Inglês). O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro, com sintomas decorrentes da dificuldade de comunicação nas redes cerebrais, com características de demência, que se manifesta pela perda das funções cognitivas como memória e linguagem.

3 46

Segundo autoridades médicas o diagnóstico precoce não é a de cura, mas grande chance da não progressão, ou um avanço acompanhado e desacelerado, muito importante para a vida da pessoa. Hoje temos mais de 1,3 milhões de pessoas acometidas pela doença no Brasil e cerca de 45 milhões espalhados pelo mundo. São números elevados, levando-se em consideração que geralmente acomete pessoas idosas. Segundo estudos o Alzheimer incide sobre 4 a 5% das pessoas aos sessenta e cinco anos e 50% aos noventa anos.

Importante salientar que a doença de Alzheimer, assim como tantas outras, afeta muito as atividades diárias do doente e, consequentemente, por este e vários outros motivos, atinge muito as pessoas próximas ao doente. Portanto, vai à dica de que se você tem idosos na sua família, ou até mesmo conhecidos, vale a pena estar alerta para qualquer sintoma que minimamente possa lembrar os da doença de Alzheimer. Procure logo o médico, isto significa DIAGNÓSTICO PRECOCE.

Ressalto mais uma vez que os meus textos não são fontes fidedignas para estas tratativas, pois acho muito perigoso a colocação de dados técnicos errados, muito embora eu os use minimamente, até pelo motivo de não ser técnico de muito assunto que escrevo. A essência da minha escrita sempre será alertar e, portanto, servir como ajuda para alavancar tais campanhas. Provavelmente existam maiores facilidades de exames e diagnósticos precoces durante estes períodos.

5 29

Antigomobilistas, queridos amigos, vamos em frente, pois o antigomobilismo depende de nós.

Vamos olhar a Próstata, a Mama, o Alzheimer, a Diabetes, a pressão arterial, enfim vamos cuidar da saúde. Diagnosticar pode ser uma notícia ruim, mas pode ser a salvação da sua vida e, consequentemente, a alegria dos seus.

VIVA O ANTIGOMOBILISMO, VIVA O IDOSO, VIVA A SAÚDE, VIVA A VIDA!

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

Sobre o autor

Márdel

Posts publicados por:Márdel

13

09 2017

Seu Comentário