ESPAÇO HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

RESTAURAÇÃO, UMA TRAJETÓRIA PARA POUCOS!

1 21

2 19

Haja coração!

Sim, haja coração para tamanha emoção. Haja coração para tantos percalços e desafios. Restaurar veículos antigos, um produto satisfatório, trafegando por caminhos espinhosos. Lógico que não podemos generalizar, pois existem muitos caminhos da excelência, mas em sua maioria… Poucos, muito poucos, possuem estrutura apropriada para tal serviço.

Restaurar, ato de recuperar, revigorar, trazer algo perdido. A grande maioria dos amigos que tenho e fizeram restauração em algum carro antigo, queixa-se dos mesmos problemas: componentes caros,demora na entrega, dificuldade de encontrar peças, mas principalmente, reclama da carência absurda de profissionais especializados que, realmente, queiram fazer o serviço. Primeiro, um grande profissional, caprichoso e conhecedor para desmontar cuidadosamente o carro, retirando cada peça, sem perder nenhuma, mesmo com risco acentuado, da maior a menor. Segundo, um lanterneiro capaz, organizado e afim. Terceiro, um grande pintor, rigoroso e estudioso. No meio destes, um grande profissional, amante da arte, que conheça e tenha paciência em procurar peças ou delegar a terceiros a restauração das mesmas. Por último um grande montador, geralmente o mesmo profissional do desmonte. Neste intervalo entre profissionais temos o capoteiro, o cromador, o eletricista, o mecânico de carros antigos, aquele que ainda lida com carburadores, por exemplo. Enfim, uma gama de profissionais dedicados.

unnamed 4

3 19

4 12

6 10

Nas cidades pequenas, os bons profissionais do mercado que trabalham com lanternagem e pintura,não conseguem trabalhar apenas com carros antigos, pois a demanda é baixa. Preferem fazer carros usados com pequenos reparos, que justificavelmente trazem mais lucro. As oficinas brigam diariamente por espaço e, neste caso específico, os carros antigos, em serviços de restauração acabam ocupando espaço por tempo muito maior, o que traz sérios problemas. Por isto, cada vez mais, fica escasso o profissional ou oficina que faça restauração de carros antigos. As restaurações ficam por conta das oficinas especializadas, nestes casos, então, se o colecionador não possui-las em sua cidade, certamente terá de enviar o seu automóvel para fora.

Quem já fez restauração sabe o quão penoso é fazer tal operação. A maioria diz que fez pela primeira vez e não fará mais. Ou seja, caso queiram carros impecáveis, preferem os já prontos, mesmo que com preços maiores, pois o custo/benefício é muito melhor. Lógico que existem os colecionadores que gostam das restaurações, pois além de tempo, capital e paciência, dispõem de profissionais certos para tal.

Estes e mais alguns fatores contribuem muito para o aumento, denominado estratosférico, dos preços dos carros. A valorização dos carros antigos aconteceu pelo crescimento do hobby no Brasil, mas principalmente pela valorização do trabalho de restauração. Tudo, além de escasso, se tornou caro. Hoje, os carros novos possuem peças descartáveis, ou seja, bateu coloca outra e pinta. Então, o profissional lanterneiro está perdendo campo e desaparecendo do mercado. O Brasil não se preparou para cultivar sua históriaantigomobilista.

Talvez seja mais fácil conseguir peças para carros antigos importados do que para os nacionais. Algumas montadoras não conseguiram, nem sequer, manter em seus arquivos os catálogos de peças, com seus respectivos códigos e aplicações. Restaurar dentro da originalidade torna-se, então, uma tremenda pesquisa, capaz de fazer do restaurador um az dos estudos e, consequentemente, do conhecimento.

Sendo assim, parabenizo os amigos que possuem além da ferrugem, o espírito da restauração fluindo em suas veias. O que seria do antigomobilismo sem os restauradores e seus profissionais?

Quer carro antigo barato? Tente tomar para si as nuances da restauração. Por fim, verás que tempo, trabalho e conhecimento custam dinheiro. Ou seja, carro antigo BBB (bom, bonito e barato), aguarde “sentado” a chegada de Papai Noel. Então, no final… Alegria, muita alegria!

Lembre-se: alegria não tem preço. Vamos restaurar!

5 9

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES

Sobre o autor

Márdel

Posts publicados por:Márdel

13

03 2015

1 Comments Add Yours ↓

The upper is the most recent comment

  1. Luciano #
    1

    Boa noite, por acaso vc conhece uma boa oficina de restauraçao de carros antigos aqui no estado do rio de janeiro?meu carro e um fusxa 1500 do ano 72



Seu Comentário